quinta-feira, 21 de abril de 2011

PUC-Rio seleciona professor de Comunicação

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio está recebendo propostas de candidatos a professor, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva. Os candidatos, que atuarão obrigatoriamente nos campos de ensino e pesquisa, na graduação e pós-graduação, devem preencher os seguintes requisitos:

1- Possuir título de doutor em Comunicação ou áreas afins há, pelo menos, dois anos;

2- Estar a, pelo menos, 15 anos da aposentadoria (Creio que este critério é excludente,pirncipalmente daqueles que têm mais de 45 anos e me parece inconstitucional);

3- Não ter outro vínculo empregatício, no momento da assinatura do contrato de trabalho com a PUC-Rio;

4- Ter o perfil para assumir funções de administração acadêmica;

5- Ter comprovada experiência docente, produção acadêmica e atuação profissional na área de comunicação social.

Documentos indispensáveis, em duas vias, para a candidatura:

1- Projeto de pesquisa na sua área de atuação, coerente com uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio:
(a) Cultura de massa e representações sociais;
(b) Cultura de massa e práticas sociais (ver a descrição dessas linhas, no final deste documento);

2- Curriculum Lattes do CNPq;

3- Dois exemplares de três publicações dos últimos três anos, que o candidato considere de maior relevância em seu CV.

Prazo de entrega da proposta: até 16 de maio de 2011, no Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio (Rua Marquês de S. Vicente, 225, 6º andar, Ala Kennedy, Gávea, CEP 22 543-900, Rio de Janeiro - RJ).

Os candidatos pré-selecionados poderão ser, eventualmente, convidados para entrevista com uma Comissão de Professores do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Área de Concentração: Comunicação Social

Linhas de pesquisa

Linha 1: Cultura de massa e representações sociais

Estudo das representações sociais tais como se materializam nas linguagens, nos processos e nos produtos da Comunicação e da cultura midiática. Privilegiam-se, em relação aos produtos midiáticos, as imagens e os significados construídos pelos meios e compartilhados na sociedade.

Linha 2: Cultura de massa e práticas sociais

Estudo das relações entre os produtos midiáticos e as práticas sociais, isto é, estudo que privilegia as mediações. O foco de atenção recai sobre o campo da recepção e das referências culturais que marcam nosso lugar no mundo e filtram nossa leitura e interpretação dos produtos midiáticos e das situações concretas do cotidiano.

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