terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Quanto vale um ponto de audiência no Ibope?

Do M&M Online

Com a atualização anual dos dados do IBGE sobre o número de domicílios das cidades brasileiras, em 2011 um ponto de audiência de TV aferido pelo Ibope Mídia passa a significar menos domicílios na Grande São Paulo e na Grande Rio de Janeiro. Isto porque o IBGE apontou uma pequena redução do número de residências em ambas as praças. Um ponto de audiência em São Paulo equivalia, em 2010, a 59.863 domicílios. Hoje representa 58.236 lares. No Rio de Janeiro, a mudança foi de 36.832 para 35.194.

Nas duas regiões metropolitanas, há, no entanto, um ligeiro aumento do número de pessoas por domicílio — o que significa mais telespectadores. Vale lembrar que o número total de domicílios em São Paulo é hoje quase 20% superior ao de 2004, quando, por exemplo, cada ponto de audiência equivalia a 44.953 residências. Hoje, cada domicílio tem em média 3,3 habitantes, segundo o IBGE.

O Ibope Mídia expande neste semestre as praças nas quais faz medição de audiência de TV em tempo real. Além de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, onde já é oferecido ao mercado, o instituto inaugura o serviço em Curitiba e no Distrito Federal, em abril, e em Recife, em maio. Assim, a capital pernambucana será a primeira capital do Nordeste a contar com a medição de audiência de TV em tempo real do Ibope.

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