quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Publicações segmentadas faturam mais e contratam

É com um tom otimista que a mídia segmentada, formada por publicações que abrangem setores tão variados quanto o varejo, a contabilidade ou energia elétrica, encara este ano. Com a expectativa de repetir os resultados do ano passado, e alavancada pela expansão de ramos como a indústria e a área de serviços, as publicações especializadas cresceram e também contrataram. Os dados constam da pesquisa anual realizada pela Associação Nacional de Editores de Publicações (Anatec).

O presidente da Anatec, Pedro Renato Eckersdorff, afirma que tal desempenho deve-se, sobretudo, à expansão generalizada de alguns setores da economia e que a mídia segmentada apenas acompanha esse crescimento. Segundo o estudo da Anatec, as previsões feitas em 2009 para 2010 foram plenamente confirmadas: 42% das editoras de nicho registraram aumento médio de receita de 17%, mesmo patamar apontado por gigantes como a Editora Abril. Ainda que outros 42% dos pesquisados afirmem ter mantido o faturamento, Eckersdorff diz que, no geral, o setor foi muito bem e deve repetir o feito este ano.

Ainda conforme a pesquisa, 74% dos participantes preveem aumento da receita publicitária, o que é um ótimo indicador de crescimento. Outro dado que confirma a performance das pequenas editoras é o item de empregabilidade: 25% das editoras geraram novas vagas e aumentaram os quadros em até 15%. Para este ano, 20% dos entrevistados esperam elevar as contratações em 19%.

A convergência entre o meio impresso e a internet continuará a se acelerar: as receitas geradas pela internet deverão crescer, em média, 26% este ano sobre 2010, conforme apostam 68% dos entrevistados. E até mesmo a tiragem aumentou: 25% afirmaram que s publicações aumentaram os números impressos em 13%, em média.

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