domingo, 26 de dezembro de 2010

Receita publicitária cresce + de 20% no Brasil

Os meios de comunicação do Brasil não tem o que reclamar, nem desculpas para não remunerar melhor seus jornalistas, radialistas e gráficos. Nos primeiros dez meses do ano, a mídia nacional arrecadou R$ 21,1 bilhões, de acordo com os últimos números do Projeto Inter-Meios. O faturamento publicitário dos veículos cresceu 20,6% entre janeiro e outubro de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. E tudo tende a ser ainda maior com as estatísticas de novembro e dezembro. Papai Noel, como todos sabem, é um ótimo cliente publicitário. A internet já é o quarto veículo em volume de arrecadação, desbancando o rádio.


A TV aberta mantém a maior fatia do bolo (63,2%), tendo faturado R$ 13,4 bilhões até outubro, valor 25,7% superior a 2009. O maior índice de crescimento é o da internet (28,8%), que abocanhou R$ 933,7 milhões no período e já tem 4,4% do total das verbas publicitárias. A TV por assinatura também se saiu bem, com faturamento 26% maior que o do ano passado, chegando a R$ 804 milhões e share de 3,8%.

Cinema, revistas e rádio tiveram bom desempenho, embora menor que a média geral do mercado. A publicidade em tela grande cresceu 14,3% (faturamento de R$ 72,6 milhões entre janeiro e outubro de 2010); em revistas, 15,8% (R$ 1,5 bilhão); e no dial, 11,8% (R$ 879 milhões).

A mídia exterior, em seu conjunto, faturou R$ 615 milhões, ou 15,6% mais que em 2009. Os jornais patinaram mais uma vez, com meros 5,3% de crescimento (R$ 2,7 bilhões). O único meio que registrou queda foi guias e listas (-10,1%), que faturou R$ 272,1 milhões no período.


Campeões de Receita Publicitária

1º TV Aberta - R$ 13,4 bilhões

2º Jornais - R$ 2,7 bilhões

3º Revistas - R$ 1,5 bilhão

4º Internet - R$ 933,7 milhões

5º Rádio - R$ 879 milhões

6º TV Paga - R$ 804 milhões

7º Out-doors - R$ 615 milhões

8º Listas telefônicas - R$ 272,1 milhões

9º Cinema - R$ 72,6 milhões

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