Do M&M Online
Os portais de notícias dos grupos de comunicação regional têm assumido, cada vez mais, o desafio de ampliar sua relevância no faturamento das empresas. O pernambucano JC Online, por exemplo, participa com cerca de 5% dos ganhos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC). Mas, segundo o gerente de marketing e vendas, Felipe Menezes, a expectativa é que esse percentual possa chegar a 10% em médio prazo. Entre os segmentos que mais anunciam no site, ele cita a Construção Civil, Telecomunicações, Educação, Shoppings, Automóveis, entre outros. "Hoje 70% da receita é gerada por anunciantes locais. Os outros 30% são nacionais", dimensiona o executivo.
Ele esclarece que atualmente a operação do site está no azul. "Nos últimos anos de reformulação comercial, o crescimento foi acima de 100% ao ano e para 2010 estimamos crescimento acima dos 30%", prevê.
Embora esteja apresentando altas relevantes, o faturamento do ClicRBS ainda não acompanha o ritmo acelerado de expansão da audiência, segundo informa Marta Gleich, diretora de internet do Grupo RBS. "Mas se compararmos com o mercado brasileiro, estamos crescendo em percentuais acima da média nacional. Neste ano, estimamos alta próxima a 50% em relação a 2009", indica. No primeiro ano de operação, os ganhos com o ClicRBS representavam menos de 0,2% do faturamento do grupo. "Esta participação vem se ampliando e hoje está próxima da participação geral da internet no bolo publicitário e tudo indica que devemos fechar o ano de 2010 com um share perto de 5% dos investimentos no Grupo RBS. Estamos otimistas em relação à mídia digital", arremata.
Mário Neves, Diretor de Comercialização e Marketing dos Diários Associados, lembra que em 2007 a internet representava 2,9% do faturamento dos Diários Associados/MG. Em 2010, esse percentual já é de 4,4% e até o fim do ano projeta incremento de 40% desse percentual. O executivo afirma que desde 2001 as operações de internet dos Diários Associados são superavitárias. "Só para ilustrar os últimos anos, em 2008 crescemos 43% e, em 2009, 32%. Já neste ano estamos com crescimento de 17%", dimensiona.
Segundo Neves, os setores que mais anunciam no portal Uai são o Automotivo, com 26% de participação, Imobiliário, com 22%, e o de Educação, com 5%. "Os anúncios locais são os principais geradores de receita, porém, em uma proporção que vem, cada vez mais, diminuindo: 55% locais, 45% nacionais", frisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário