domingo, 16 de maio de 2010

Revista Quaderni analisa propaganda política em tempos de democracia

Em tempos de sucessão, campanhas e propaganda eleitoral, vale à pena dar uma olhadela no último número da revista científica francesa Quaderni. A edição de primavera (do hemisfério norte), que leva o título de "Propaganda na democracia", é toda dedicada à propaganda eleitoral. Ela analisa, por exemplo, a eficácia da propaganda em regimes pluralistas, a oposição entre propaganda e comunicaçãopública e a situação dos jornalistas diante das novas tecnologias.
É bom lembrar, que no conceito europeu, propaganda é sempre a denominação para as campanhas altamente ideologizadas, como as realizadas por Hitler.
Para entrar no portal da Quaderni, clique aqui. Veja abaixo, em francês, o sumário desta edição.


Quaderni - N°72, Printemps 2010 - Propagandes en démocratie


Emmanuel Taïeb - La propagande revisitée

Clara Lamireau - "Haro sur l'affichage !" Agir par écrit contre la publicité dans l'espace public parisien

Benjamin Berut - Storytelling : une nouvelle propagande par le récit ?

Geoffrey Geuens - Les médiamorphoses du (néo)libéralisme. Propagande, idéologie dominante, pensée unique

Aurélie Olivesi - L'interrogation sur la compétence politique en 2007 : une question de genre ?

Fabrice d'Almeida - Des usages de la vie privée dans la (dé)légitimation politique

Caroline Ollivier-Yaniv - De l'opposition entre "propagande" et "communication politique" à la définition de la politique du discours : proposition d'une catégorie analytique

Dominique Pagès - Les territoires numériques : au-delà de l'information localisée, l'hospitalité au fil des écrans ?

Michel Mathien - "Tous journalistes" ! Les professionnels de l'information face à un mythe des nouvelles technologies

Nenhum comentário:

Postar um comentário