quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Jornalistas de Brasília promovem "pacotão" de solidariedade ao Haiti

Do Sindicato dos Jornalistas do DF

Domingo, dia 7/2, a partir do meio dia, no Clube da Imprensa, recebimento das doações para o Haiti e para São Luiz de Paraitinga (SP).

Um Pacotão para o Haiti. Esse é o tema do enredo que o Clube da Imprensa, a TV Comunitária de Brasília e o Bloco carnavalesco Pacotão promovem nesta semana, com encerramento domingo, a partir do meio-dia, no clube.
A iniciativa conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas, da Associação Brasileira de TVs Comunitárias-DF e adesão de diversas entidades civis do Distrito Federal.
Não somente os jornalistas, toda a comunidade de Brasília está convidada a participar do esforço, que incentiva depósitos na conta do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (HSBC) ou da Arquidiocese de Belo Horizonte (Banco do Brasil), recolhimento de donativos e roupas para a população vítima do terremoto no Haiti e conclama a doação de radinhos de pilha portáteis, com objetivo de fortalecer os laços das comunidades organizadas haitianas.
Além de pretender ajudar os órfãos, os demais familiares dos mortos e os sobreviventes com as doações financeiras e demais donativos, o evento favorece a criação de condições de instalação de rádios comunitárias, na defesa da nacionalidade, da soberania, da independência e da auto-organização do povo haitiano.
Os donativos serão encaminhados também às comunidades brasileiras atingidas por enchentes e desabamentos, como a cidade de São Luiz do Paraitinga (SP), entre outras. As cidades receberão ainda todas as doações de roupas que não puderem ser enviadas pelos meios oficiais brasileiros ao Haiti.
Os materiais deverão ser levados para o Clube da Imprensa no domingo, quando o Pacotão lançará as camisetas do bloco e o CD com as músicas do carnaval 2010. A TV Comunitária montará um pequeno estande onde recolherá os radinhos de pilha e gravará declarações de solidariedade a serem encaminhadas ao Haiti e veiculadas na programação.
A ética não se exige somente na política, a ética é exigida na utilização do meio ambiente, no respeito aos direitos humanos e nas ações de solidariedade entre os povos. Essa é a linha da campanha comunitária de apoio ao Haiti e às cidades brasileiras que sofrem com enchentes e desabamentos. De modos distintos, o bloco carnavalesco Pacotão, o Clube da Imprensa e a TV Comunitária têm tradição em Brasília na defesa de ideais humanitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário