Por Eliane Pereira, do M&M Online
Com exceção da internet, veículos permaneceram estáveis nos primeiros oito meses do ano passado
O faturamento publicitário dos veículos de comunicação permaneceu praticamente estável nos oito primeiros meses de 2009 em relação ao mesmo período de 2008, registrando discreto crescimento nominal de 0,67%. Fechados os números do Projeto Inter-Meios até outubro, o mercado faturou R$ 17,54 bilhões, contra os R$ 17,42 bilhões anteriores. O destaque foi a internet, que cresceu 21,5%, faturando R$ 724,7 milhões com publicidade no período e ampliando sua participação no total do bolo para 4,1%. Em sentido inverso, a TV por assinatura caiu 0,6% (chegando a R$ 637,7 milhões), e sua fatia é agora de 3,6%.
O faturamento da TV aberta (R$ 10,6 bilhões) cresceu 4,2% no período, colaborando para o alavancamento da média geral - o meio responde por 60,6% das verbas investidas em mídia. Também tiveram desempenho positivo mídia exterior (11,1%, com R$ 523,3 milhões) e rádio (7,2%, com R$ 786 milhões).
A mídia impressa ficou no vermelho, com jornais caindo 10,7% (faturamento de R$ 2,5 bilhões); revistas, 10% (R$ 1,3 bilhão); e guias e listas, 22,2% (R$ 302,8 milhões). Com faturamento de R$ 63,6 milhões, o cinema também caiu (9,4%).
Os resultados completos estão no site do Projeto Inter-Meios (clique aqui para acessar ).
A informação é da coluna Em Pauta, publicada na edição 1391 de Meio & Mensagem, que circula com data de 11 de Janeiro de 2010.
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