domingo, 15 de novembro de 2009

Rede americana NBC à venda

De O Globo online

NOVA YORK - Oito décadas depois de entrar em atividade, a rede americana NBC, pioneira na radiodifusão americana, está prestes ser vendida para a empresa de TV a cabo, telefonia e internet Comcast, num movimento que mostra o declínio da televisão no país, onde todas a redes enfrentam queda de público.
A Comcast Corp., que tem cerca de 25% do mercado de TVs pagas dos EUA e é uma das maiores no setor de internet, espera para comprar o controle da NBC Universal ainda nesta semana. A rede pode elevar a audiência dos programas, com a distribuição de vídeos na internet e em telefones celulares.
- Isso é altamente simbólico - disse Tim Brooks, que trabalhou na NBC durante 20 anos e agora escreve livros sobre a história da televisão.
Para o fechamento da operação, o grupo francês Vivendi deve vender os 20% que detém da NBC para General Electric, que já controla 80% da NBC. Assim, a GE repassaria 51% à Comcast e manteria uma participação de 49% na rede.
Na última sexta-feira, a Vivendi surpreendeu e comprou a operadora de telefonia brasileira GVT, um negócio que deve chegar a R$ 7,2 bilhões.
A NBC foi criada da partir de uma rede de rádio em 1926. A empresa-mãe foi a Radio Corporation of America. As transmissões de televisão começaram em 1939, com a cobertura da abertura da Feira Mundial de Nova York.
- Sem NBC, não haveria de radiodifusão como nós o conhecemos - disse Walter J. Podrazik, curador do Museu da Comunicação dos Estados Unidos.
A NBC já chegou a ter duas redes: NBC-Vermelho e Azul. No início dos anos 40 foi forçada pela Comissão Federal de Comunicações a se desfazer de uma delas. Vendeu a NBC-azul, que acabou por se tornar ABC. Na verdade, todas as três redes de TV do país tem sua origem na NBC.Um dos seus proprietários originais, a Westinghouse Electric Co., comprou a CBS em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário