sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jornalismo: ultra-localismo na pauta

Por Greta Paz
Na segunda-feira, 16/11, professores e alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, representantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e jornalistas do Grupo RBS reuniram-se para dar início ao projeto denominado Locast. O objetivo da pesquisa é fazer uma forma de cobertura jornalística que trabalhe com o ultra-localismo.
Os pesquisadores do MIT David Boardman e Steve Pomeroy ministraram o workshop que detalhou o projeto e explicou o funcionamento do aplicativo que será utilizado. "O primeiro contato com os participantes foi muito bom pela acolhedora recepção que fizeram. Estou gostando muito de estar aqui", empolga-se David.

Notícias serão produzidas em vídeos não para as massas, mas focadas em públicos menores com interesses em comum. A primeira etapa da pesquisa, que se dará pela produção dos conteúdos acontece até o dia 23/11. “Esta é uma pesquisa histórica para a Famecos", vibra o professor da PUCRS e coordenador do projeto Eduardo Pellanda pelo pioneirismo da faculdade no estudo sobre mudanças na forma de encarar a dinâmica do jornalismo.

Essa nova utilização proposta pela parceria entre Famecos, MIT e RBS fará com que as pessoas construam uma nova perspectiva não só da capital gaúcha, mas também da disseminação da informação. "Este projeto é visto por nós como mais uma forma de fazer jornalismo. Enxergamos isso como algo suficientemente maduro para ir além de um experimento", esclarece o coordenador de projeto online do Grupo RBS, Thiago Medeiros.

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, repórteres e editores do Grupo RBS já estão envolvidos na construção e manutenção do portal com a tecnologia Android.

As matérias, feitas pelos repórteres, estarão ligadas a um mapa via GPS, marcando assim a localização exata do acontecimento. Todo o conteúdo é feito com celular e a edição acontece na hora. A postagem é automática, mas pode passar pelo crivo de editores, se assim for necessário. A pesquisa é inédita no Brasil e a única oficial entre o MIT e uma Faculdade de Comunicação.
Aqui você pode acessar as imagens do projeto.

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