sábado, 14 de novembro de 2009

Índia: empresa telefônica explora cinemas em banda larga

Por Samuel Possebon, do Tela Viva nEws, de Nova Deli, Índia

Bharti Airtel, maior operadora de telecom da Índia, lançará conteúdo em telas de cinema

Convergência entre serviços de TV, banda larga e celular já é uma estratégia comum e seguida por muitas operadoras de telecomunicações. Mas a maior operadora de telecomunicações da Índia, a Bharti Airtel, adicionou mais um elemento a essa estratégia: o cinema. A operadora deve lançar, nos próximos meses, a sua "quarta tela" de distribuição de conteúdos. Serão salas de cinema e telas digitais instaladas em locais estratégicos que complementarão a distribuição de conteúdo no celular, na banda larga e na operadora de DTH do grupo. A Airtel aposta no gigantesco mercado indiano de cinema, que hoje é a principal opção de entretenimento do país. Segundo Manoj Kohli, CEO do grupo Bharti, que fez a palestra de enceramento do Accenture Global Convergence Forum, realizado esta semana em Nova Deli, Índia, essa estratégia serve para assegurar que a distribuição de conteúdos de forma ubíqua em todas as telas. "A primeira tela de LCD de muitos indianos é a tela do celular. Queremos usar essa tela para levar entretenimento e depois conquistar esse cliente para o serviço de banda larga, para nossa operação de TV paga e, por fim, para garantir que as pessoas tenham o conteúdo em cinemas e locais públicos".

A estratégia da Bharti também é uma tentativa de fugir da guerra de preços que está se instalando na Índia em função do grande número de operadoras, sobretudo operadoras móveis. A Airtel tem mais de 110 milhões de clientes móveis e é a maior operadora de celular da Índia. O país tem quase 500 milhões de clientes, mas deverá ter 1 bilhão em 2015, além de 215 milhões de assinantes banda larga em 2014.

A Bharti lançou há menos de um ano sua plataforma de DTH, que já chega a 2 milhões de assinantes e vende 10 mil unidades por dia. "Nossa estratégia para 2010 a 2015 é levar mais entretenimento e mais comércio eletrônico a nossos clientes", explica Manoj Kohli.

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