O governo da presidente Cristina Kirchner e a Associação de Futebol Argentino (AFA) anunciaram um acordo de dez anos para a comercialização do futebol e transmissão das partidas em emissoras de canal aberto, informa a BBC Mundo. Os termos do polêmico contrato, publicados no Boletim Oficial, marcam uma nova etapa na transmissão televisiva do futebol no país, acrescenta o Clarín.
Até o momento, as partidas eram transmitidas pelo canal a cabo Torneos y Competencias e os telespectadores tinham que pagar pelo serviço ou comprar um equipamento decodificador para assistir as partidas. Agora, os jogos serão televisionados pela TV aberta.
Entre outros pontos, o acordo estabelece os dias da semana em que chamados "super-clássicos", partidas entre os dois maiores clubes do país o Boca Juniors e o River Plate, devem acontecer.
A resolução também detalha a criação do programa "Futebol para Todos", que terá o objetivo de "permitir o acesso livre e gratuito da televisão aberta em todo o território da República Argentina" aos torneios organizados pela AFA.
Segundo o jornal La Nación, a medida não ajudou o governo a melhorar a sua imagem. Um pesquisa mostrou que a popularidade do governo de Cristina Kirchner foi ao seu mais baixo nível depois das eleições legislativas de 28 de junho.
Políticos de oposição criticaram a iniciativa, argumentando que a Argentina deve ter outras prioridades, acrescenta outra reportagem do La Nación
Um espaço para os campos da Informação e da Comunicação e sobre eles abrir um debate com os leitores. Análises, artigos, avisos, concursos, publicações... Aqui você encontrará de tudo um pouco. Os textos poderão ser em português, espanhol, inglês ou francês.
sábado, 12 de setembro de 2009
Melhor do que a Timemania! Governo da Argentina fecha acordo para transmissão gratuita de partidas de futebol
Por Carolina Peredo do blog de notícias Jornalismo nas Américas
Nenhum comentário:
Postar um comentário