Da Tela Viva news
No fim deste ano haverá 54 milhões de usuários de TV analógica em celulares. Em 2013, essa base de clientes alcançará 300 milhões no mundo inteiro. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela In-Stat sob encomenda da fabricante Telegent, que fabrica chips que servem a esse tipo de serviço. O estudo entrevistou consumidores em quatro países emergentes: Brasil, Colômbia, Turquia e Indonésia. Mais da metade dos entrevistados que têm celular com TV analógica informaram que usam o serviço pelo menos três vezes por semana e 20% disseram que usam diariamente.
Outro dado interessante: dois terços dos usuários entrevistados assistem à TV analógica no celular por pelo menos 30 minutos quando acessam o serviço, o que desmistifica a idéia de que se trata de algo usado por períodos curtos de menos de 10 minutos. Na opinião da In-Stat, o serviço de TV analógica no celular deve se popularizar especialmente em países onde ainda não há TV digital ou onde o custo do equipamento é caro para o nível de renda da população.Essa é uma das primeiras pesquisas mundiais sobre TV analógica no celular.
A maioria dos fabricantes tradicionais de terminais simplesmente ignorou essa funcionalidade, priorizando padrões de TV móvel digital, como o europeu DVB-H ou o 1Seg, "porção móvel" do padrão japonês ISDB-T (utilizado no Brasil). Seguindo o caminho contrário, a Telegent apostou nesse mercado e criou chips para recepção de TV analógica em celulares. Recentemente, a distribuidora EUTV anunciou a importação para o Brasil de um celular com TV analógica. E vale lembrar que existe também no País a venda de terminais móveis com essa funcionalidade contrabandeados da China: apelidados de MP8 ou MP9, eles são vendidos a preços baixos em lojas pequenas nos centros das principais capitais do país
Nenhum comentário:
Postar um comentário