domingo, 26 de abril de 2009

Argentina e Brasil com hábitos diferentes na net

Pesquisa de universidade argentina aponta que a grande distinção está no hábito de se utilizar redes sociais, que é muito mais forte no Brasil

Do M&M Online 24/04/2009

Um estudo realizado dentro da Universidade Austral concluiu que argentinos e brasileiros adotam diferentes hábitos na hora de se divertir com a internet. A pesquisa contou com 2 mil entrevista nas cidades de Buenos Aires, Rosário, Córdoba, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte.
A distinção fundamental se dá na participação nas redes sociais, onde 50% dos brasileiros têm participação, contra somente 5% dos argentinos, como apontou a professora María Celina Cantú, em entrevista ao diário La Nación. O estudo presume que a grande diferença reside no desenvolvimento precoce no País de sites como o Orkut.
Além disso, concluiu-se que 60% dos argentinos utilizam o computador para entretenimento, contra apenas 40% dos brasileiros. Um contraponto a isso é o dado de que 29% dos argentinos e 40% dos brasileiros declararam não saber utilizar o PC. E mesmo entre os que sabem utilizar, 40% (nos dois países) declararam não usar nunca ou esporadicamente, e 30% utilizam todos os dias. Outro dado interessante sobre hábitos é que 46% dos argentinos utilizam PC porque aprenderam enquanto utilizavam, ou seja, de modo intuitivo. Dentre os brasileiros, a maior parte, 43%, aprenderam com cursos. E a média de utilização nos dois países é equivalente, com 3,3 dias por semana e 2,5 horas por dia.
A grande semelhança entre os dois é quanto às ferramentas utilizadas no mundo online: e-mail, navegação na web e chat. Por fim, 52% dos argentinos usam os chats para relacionar-se contra apenas 44% dos brasileiros.Celulares e TV.
O estudo enveredou também para a utilização do celular. Cerca de 87% dos argentinos e 75% dos brasileiros utilizam o aparelho para entretenimento e somente 4% dos vizinhos e 7% dos nossos não sabem usar um celular. Uma diferença interessante é que 95% dos argentinos declaram se divertir enviando e recebendo SMS, contra somente 60% dos brasileiros. A televisão foi definida como uma importante fonte de entretenimento por 86% dos brasileiros da faixa mais baixa da pirâmide social, contra 66% dos argentinos dessa faixa que pensam o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário