terça-feira, 31 de março de 2009

Internet atinge US$ 23 bilhões nos EUA

IAB aponta que, mesmo com crise, a terceira maior mídia daquele país teve alta de 10,6% nos investimentos publicitários recebidos em 2008

Felipe Turlão do M&M Online - 30/03/2009 - 13:21

Os investimentos em publicidade na internet nos Estados Unidos atingiram US$ 23,4 bihões em 2008, o que representa um crescimento de 10,6% em relação ao período anterior e marca o quinto ano consecutivo de recordes nesta área.
O resultado poderia ter sido ainda melhor se não fosse o último trimestre, onde a alta foi um pouco menor, de 2,6% na comparação com os mesmos meses de 2007, já por causa dos efeitos da crise internacional. Mas vale ressaltar que este último período marcou a primeira vez que as receitas passaram da barreira de US$ 6 bilhões em um tempo de três meses. Todos os dados são coletados em parceria pelo Internet Advertising Bureau (IAB) e a Nielsen, e foram informados na manhã desta segunda-feira, 30, em conference call.
A internet, que é a terceira mídia naquele país, atrás de televisão e jornais, destacou-se na relação de investimentos de 2008 com 2007, se comparado com os outros setores. Segundo a Nielsen, enquanto o online obteve o crescimento de 10,6% já citado, as revistas de circulação nacional decaíram 7,6% e os jornais locais 10,2% (a métrica da Nielsen divide os veículos em sub-grupos, como jornais locais e nacionais).
"Em tempos de dificuldade, os anunciantes buscam uma mídia que oferece mensuração de resultados", aposta Sherrill Mane, vice-presidente de serviços para a indústria do IAB. Para ela, o grande destaque da publicidade na internet foram os vídeos digitais, que dobraram o faturamento entre 2007 e 2008, saltando de US$ 324 mi para US$ 724 mi.
A busca paga foi a modalidade que recebeu mais investimentos em 2008, com mais de US$ 10 bilhões deste bolo. Na sequência vieram banners (com cerca de US$ 5 bi), classificados (com quase US$ 4 bi) e Videos Digitais (Rich Media), que já bate nos US$ 3 bi). Se os números forem comparados com os 2004, pode-se notar nitidamente o grande salto das buscas, que saíram de 15% do total das receitas para 45%. Quem perdeu mais espaço foram os Banners, que tinham 30% e agora 20%. Mas o professor Fader diz que isso não representa o fim deles, pois o que ocorreu foi uma "adequação", e que as taxas dos últimos anos demonstram estabilidade.
"O setor não está salvo da recessão, mas já é tempo de reconhecer que a publicidade na internet cresce de maneira consistente ano pós ano e que ela ganha representatividade e já é uma mídia muito madura", analisou em conference call Peter S. Fader, que é co-diretor do projeto de Mídia Interativa na Universidade da Pennsylvania.

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