sábado, 15 de abril de 2017

IBGE seleciona doze jornalistas e outros comunicadores para o Censo Agropecuário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União da segunda-feira, 10 de abril, o edital de processo seletivo (Processo seletivo IBGE 2017) para os cargos de Analista e Agente Censitário. De acordo com o documento, são doze vagas para jornalistas, duas para Produção Gráfica – Editorial (2 vagas), e doze vagas para Programação Visual – Webdesign. O salário será de R$ 4.000,00. distribuídas em diversas especialidades com requisito de nível médio e superior.

Os aprovados serão contratados por tempo determinado para atuação no Censo Agropecuário ainda em 2017. Do quantitativo de vagas oferecidas, 20% serão reservadas aos negros/pardos e 5% aos portadores de necessidades especiais.

Além dos salários citados, os candidatos terão direito a auxílio-alimentação, transporte, férias e 13º salário. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana. Os contratados podem ser assinados por até 13 (treze) meses de duração.

Inscrição 

Os interessados em concorrer a uma das vagas no processo seletivo IBGE 2017 poderão se inscrever entre 14 horas do dia 10 de abril às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de maio de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora – FGV . A taxa de inscrição custará entre R$ 27,00 e R$ 78,00.

Avaliações

Após o término das inscrições, os candidatos serão avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, a serem aplicadas no dia 02 de julho de 2017, turno da tarde (13h às 17 horas). Os locais de provas serão informados no dia 26 de junho.

A prova objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 04 de julho, enquanto o definitivo sairá no dia 26 do mesmo mês, no site já citado.

Para mais informações e acessar o edital completo, clique aqui.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Governo usa verba de publicidade para aprovar reforma da Previdência

"Os veículos de comunicação que aderirem à campanha a favor do projeto terão direito à publicidade federal"


A denúncia é do jornal o Estado de São Paulo. A verba da propaganda federal, que deveria ser usada com critérios técnicos e republicanos, será dividida apenas com aqueles que falam bem das ações do governo Temer.
Num período que os meios de comunicação atravessam dificuldades financeiras, principalmente os pequenos, a medida tem como objetivo usar a força do dinheiro para construir uma imagem positiva. Um dos focos prioritários são os locutores e apresentadores de rádio, em especial no interior.
O Planalto quer que esses comunicadores optem por um discurso simpático ao governo que vem reduzindo verbas sociais, quer retirar os direitos trabalhistas e ainda reformular a previdência social de forma a inviabilizar as aposentadorias.


Veja abaixo o que disse o Estadão:

"A ofensiva do governo para atrair apoio à reforma da Previdência passa agora pela distribuição das verbas federais de publicidade, principalmente em rádios e TVs. A estratégia do Palácio do Planalto para afastar as resistências à reforma é fazer com que locutores e apresentadores populares, principalmente no Nordeste, expliquem as mudanças sob um ponto de vista positivo. Os veículos de comunicação que aderirem à campanha terão direito à publicidade federal.
Com esse roteiro, o Planalto mostra que, além da concessão de cargos e emendas parlamentares, a propaganda também virou moeda de troca em busca da aprovação da reforma no Congresso. Os responsáveis pela indicação da mídia que receberá a verba publicitária são justamente deputados e senadores.
De olho na eleição de 2018, os parlamentares sabem que, ao conseguir recursos para rádios, TVs e até jornais do interior, ganham espaço para aparecer nesses meios de comunicação. O combinado é que, sendo contemplados, votem a favor das alterações na aposentadoria.
O plano para conquistar emissoras de grande audiência, na tentativa de virar o jogo, foi definido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. Nas palavras de um auxiliar do presidente Michel Temer, a tática "mata dois coelhos com uma só cajadada". Coube ao líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), receber os pedidos dos parlamentares.
Na prática, o governo intensificou as articulações políticas para enfrentar o desgaste que vem sofrendo desde o envio da proposta de reforma à Câmara. Pesquisas mostram que, nos últimos meses, a popularidade de Temer caiu ainda mais, desabando em regiões onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito campanha, como o Nordeste.
Até ontem, o Placar da Previdência feito pelo Estado indicava que, dos 513 deputados, 273 eram contra as mudanças e 100 a favor. Mesmo entre os que defendiam alterações na concessão dos benefícios, porém, 85 faziam ressalvas à proposta do  governo. Para que a reforma seja aprovada são necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em duas votações.
Além dessa estratégia, o governo também vai por no ar novas propagandas para esclarecer dúvidas a respeito da reforma. Sob o slogan "Previdência. Reformar hoje para garantir o amanhã", as peças tentarão consertar o que os assessores de Temer definem como "erros" de comunicação.
Um dos vídeos dirá, por exemplo, que as pessoas não precisam contribuir com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) durante 49 anos para deixarem de trabalhar. A aposentadoria proporcional é paga a partir de 25 anos de contribuição."

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Jornais: Semanário Brasíia Capital ganha Prêmio Referência Nacional de 2017

O jornal Brasília Capital recebeu o Prêmio Referência Nacional de 2017. A publicação tem versão on-line e impressa, com dez mil exemplares distribuídos gratuitamente.
A comenda foi entregue na segunda-feira (3), em cerimônia no teatro do Hotel Royal Tulip, na presença de mais de 400 pessoas, entre convidados e agraciados. A honraria é entregue desde 2007 a empreendedores pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (ANCEC).
A indicação é feita por empresários, autoridades, advogados, artistas, esportistas, jornalistas através da Ordem do Clube do Empreendedor, nas categorias Ordem do Mérito do Jornalismo e do Esporte Mário Filho, Ordem da Música Renato Russo e Ordem do Mérito da Arte e da Cultura Nelson Rodrigues em todo o território nacional.
A ANCEC avalia critérios como: atendimento, serviços/produtos, divulgação da imagem, prêmio e certificações conquistadas. ações culturais e sociais. mídias sociais e reclamações. Essa foi a 10ª edição do Prêmio e o Brasília Capital foi indicado ao lado de grandes marcas como Cerpa Cervejaria, Correios, Caixa Econômica Federal, TV Record, Revista Caras, dentre outras.
A premiação ocorreu na mesma semana em que o Brasília Capital completou sete anos, atingindo a marca de 305 edições impressas semanais ininterruptas. A premiação foi entregue ao editor-chefe Orlando Pontes (foto).