segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Concurso da Ancine seleciona especialista em atividade Cinematográfica e Audiovisual

A Agência Nacional do Cinema - Ancine lançou edital para a contratação de Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica e Audiovisual. As funções previstas para o cargo é a de realizar atividades especializadas de fomento, regulação, inspeção, fiscalização e controle da legislação relativas ao setor audiovisual, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas concernentes a essas atividades conforme as bases estabelecidas pela Lei nº 10.871/04.
Serão oferecidas 38 vagas divididas em três áreas: I, II e III.
A jornada é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 10.019,20.
Poderão participar candidatos com nível superior em qualquer área de formação, com diploma fornecido por instituição de ensino superior.
O detalhamento do campo de conhecimento de cada uma das áreas, bem como as demais informações doedital podemser acessadas aqui.

domingo, 18 de agosto de 2013

UFC seleciona professores de Comunicação

Designer de Som é uma das vagas a serem preenchidas
A Universidade Federal do Ceará está com inscrições abertas até 27 de agosto para concurso público que seleciona professores de Comunicação (nos níveis de adjunto e assistente) para lecionarem em Fortaleza.
 O Edital 270/2013 selecionará quatro docentes para o Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual .
O regime de trabalho é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

Os setores de estudo no Instituto UFC Virtual são:

  • "Animação Gráfica e Digital" (duas vagas), 
  • "Design de Som",
  • "Produção Áudio Visual"


Desses, o de "Animação Gráfica e Digital" é para professor assistente, com a exigência do título de mestrado e taxa de inscrição de R$ 136,00. Os demais são para professor adjunto, tendo o candidato que possuir o título de doutor. A taxa de inscrição é de R$ 201,00. 

As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou por procuração. 
Para mais detalhes sobre os processos seletivos, clique aqui

Pnud seleciona consultor em Comunicação Social para o ministério da Integração Nacional

O Pnud seleciona profissional de Comunicação Social para atuar junto ao Ministério da Integração Nacional como consultor nas etapas municipais, distrital e estaduais da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Além de Comunicação Social, a vaga também aceita egressos dos cursos de Direito, Administração, Ciências Políticas. O contrato de consultoria terá a duração de sete meses. Para participar, os candidatos deverão enviar currículo comprovando o atendimento das qualificações mínimas, até o dia 20 de agosto de 2013, para o endereço eletrônico defesacivil.minimizacao@integracao.gov.br , informando no título da mensagem a referência “BRA/12/17 – consultor de mobilização estadual”.
Mais informações, clique aqui.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Telesul transmitirá em português, inglês e francês

Da Agencia Venezolana de Noticias 

La televisora multiestatal Telesur, creada en Venezuela en julio de 2005, contará desde 2014 con señales en inglés, francés y portugués el próximo año, informó este hoy el presidente Nicolás Maduro.

"Así lo anuncio: Telesur en inglés, Telesur en francés y Telesur en portugués, van a ser una realidad en el año 2014 para poder acrecentar la verdad", expresó desde el Teatro Teresa Carreño, en Caracas, durante la entrega del Premio Libertador al Pensamiento Crítico al sociólogo argentino Atilio Borón.

En la transmisión de la red nacional de radio y TV, Maduro indicó que Telesur, tras convertirse en una alternativa informativa en el mundo ahora entrará en una nueva etapa.

Recordó que Telesur fue un sueño del comandante Hugo Chávez, un bastión para alzar la voz de los pueblos latinoamericanos ante el mundo y acabar con la hegemonía comunicativa impuesta por años por los imperios y las transnacionales.

Por ello, felicitó a todos los hombres y mujeres que laboran en la emisora, qu e es una venta para difundir la realidad latinoamericana en todo el planeta.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Jornalista lança livro Gestão de Crises e Comunicação

O Jornalista e Consultor de Comunicação, João José Forni, lança no 21 de agosto, a uma obra imprescindível para quem trabalha com gestão e comunicação: GESTÃO DE CRISES E COMUNICAÇÃO - O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar crises Corporativas. 
O livro, que estará disponível a partir da segunda quinzena, procurou contemplar os principais aspectos do tema gerenciamento de crises e vem preencher uma lacuna na bibliografia de gestão de crises em língua portuguesa. O lançamento do livro será em Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil (SCES).
No livro, o  jornalista, João José Forni, aborda o tema gestão de crises sob o prisma da gestão operacional e da comunicação. Como diz o prefaciador, jornalista Miguel Jorge, é uma obra necessária. É também dos mais consistentes livros de gestão de crises produzidos no Brasil.
O autor, com larga experiência em gestão e comunicação corporativa - tendo atuado em empresas como Banco do Brasil e Infraero -, é professor de pós-graduação em cursos de Comunicação Pública e Empresarial. Há mais de dez anos se concentra em acompanhar e estudar a maioria das grandes crises corporativas ocorridas no Brasil e no mundo.
Ao se debruçar sobre o tema, apoiado por um denso e minucioso levantamento bibliográfico de dezenas de publicações e entrevistas com especialistas, do Brasil e do exterior, produziu um livro de leitura indispensável para empresários, gestores públicos, profissionais de comunicação, pesquisadores e alunos. Um estudo completo sobre gestão de crises, escrito como se fosse uma grande reportagem.
Gestão de Crises e Comunicação tem prefácio do jornalista Miguel Jorge, e se divide em seis partes: conceito, origem e tipos de crise; reputação e imagem; prevenção de crises; o processo de gestão de crises; comunicação de crise e relações com a mídia e, finalmente, a Sociedade Vigiada, abordando a internet, novas tecnologias e redes sociais. Cada uma das partes do livro constitui um painel independente, como se fosse um livro temático. 

GESTÃO DE CRISES E COMUNICAÇÃO
O que Gestores e Profissionais de Comunicação Precisam Saber para Enfrentar crises Corporativas
Autor: João José Forni
Prefácio: Miguel Jorge
Editora: Atlas (2013)
Páginas: 300 - Edição impressa e digital
Lançamento: 21 de agosto de 2013

II Salão Nacional do Jornalista Escritor terá como tema central livro-reportagem


Aberto e gratuito, Salão colocará autores consagrados de frente com o público, no Memorial da América Latina

A Semana da Pátria terá uma atração a mais este ano na capital paulista. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro (6ª.feira a domingo) acontece no Memorial da América Latina, Auditório Simon Bolivar (rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda), o II Salão Nacional do Jornalista Escritor, tendo como tema central O livro-reportagem.
A curadoria é do jornalista e escritor Audálio Dantas, também idealizador do projeto, e a organização, da Mega Brasil Comunicação. O evento é uma realização da UBE – União Brasileira dos Escritores.
Com entrada franca, o Salão espera atrair cerca de 15 mil pessoas nos três dias de atividades, em sua maioria jovens universitários. A programação contempla 11 sessões, cada uma com dois convidados e um entrevistador. O público também será incentivado a participar com perguntas, já que um dos propósitos do encontro é aproximá-lo dos autores.
Outra atração programada é uma homenagem ao jornalista-escritor Graciliano Ramos pelos 80 anos de lançamento de seu primeiro romance – Caetés – e pelos 120 anos de seu nascimento, completados em 2012.
Também fazem parte da programação uma exposição fotográfica sobre a história da UBE; o Salãozinho – sessões infantis, reunindo contadores de histórias e autores de obras infanto-juvenis com grupos de crianças; e o Café Literário, em que acontecerão as sessões de autógrafos.
Os ingressos para cada uma das sessões poderão ser retirados com uma hora de antecedência nas bilheterias do próprio Auditório Simon Bolivar e estarão limitados à capacidade do espaço, que é de aproximadamente 900 lugares.
O Salão conta com patrocínio da Petrobras e apoio da Caixa Econômica Federal, estando aberto ainda a novas adesões, inclusive para ações promocionais e distribuição de brindes.
Confira, a seguir a programação das 11 mesas:
6 de setembro de 2013 
         10h às 11h – Abertura oficial
o    Inauguração do II Salão Nacional do Jornalista Escritor
o    Abertura oficial da exposição A história da UBE
o    Homenagem a Graciliano Ramos

         14h às 16h  – 1ª mesa
o    Convidados: Juca Kfouri e Heródoto Barbeiro
o    Entrevistador: Laurindo Lalo Leal Filho

•         16h30 às 18h30 – 2ª mesa
o    Convidados: Eliane Brum e José Nêumanne Pinto
o    Entrevistador: Nildo Carlos de Oliveira

•         19h às 21h – 3ª mesa
o    Convidados: Antônio Torres e Miriam Leitão
o    Entrevistador: Ivan Ângelo

7 de setembro de 2013
         11h às 13h – 4ª mesa (Sessão Especial – A reportagem hoje)
o    Convidados: Cassiano Elek Machado (Folha de S.Paulo) e Hélio Campos Mello (Revista Brasileiros)
o    Entrevistador: Quartim de Moraes

•         14h às 16h – 5ª mesa
o    Convidados: Fernando Morais e Ricardo Ramos Filho
o    Entrevistadora: Regina Echeverria

•         16h30 às 18h30 – 6ª mesa
o    Convidados: Alberto Dines e Lira Neto
o    Entrevistador: Florestan Fernandes Júnior

         19h às 21h – 7ª mesa
o    Convidados: Mino Carta e Ricardo Kotscho
o    Entrevistador: Carlos Chaparro

8 de setembro de 2013
         11h às 13h – 8ª mesa (Sessão Especial – O repórter na estante)
o    Convidados: Luiz Fernando Emediato (Geração Editorial) e Carlos Andreazza (Editora Record)
o    Entrevistador: Claudiney Ferreira

•         14h às 16h – 9ª mesa
o    Convidados: Domingos Meirelles e Ricardo Viveiros
o    Entrevistador: Sérgio Gomes

•         16h30 às 18h30 – 10ª mesa
o    Entrevistador: Assis Ângelo

•         19h às 21h –11ª mesa
o    Convidados: Caco Barcellos e Ivan Marsiglia
o    Apresentador: Fernando Coelho
Serviço
II Salão Nacional do Jornalista Escritor
Data de realização: 6, 7 e 8 de setembro de 2013
Local: Auditório Simon Bolivar, Memorial da América Latina
Horário: 6 de setembro de 2013, a partir de 10h; 7 e 8 de setembro, a partir das 11 horas
Endereço: Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo (SP)
Curadoria: Audálio Dantas
Realização: UBE – União Brasileira de Escritores
Organização: Mega Brasil Comunicação
Patrocínio: Petrobras
Apoio: Caixa Econômica Federal

Informações gerais sobre o Salão: 11-5576-5600 ou eventos@megabrasil.com.br

Facebook seleciona profissionais de marketing e mídia

A rede social Facebook está com 15 vagas de emprego abertas em São Paulo. Há oportunidades em diversos cargos. As colocações são para profissionais das áreas de mídia, marketing, vendas internacionais, desenvolvimento, monetização e pequenas e médias empresas.
Cada cargo tem uma lista de pré-requisitos e de atribuições da função em inglês. Aliás, fluência no idioma é exigida para todas as vagas. O valor dos salários e os benefícios oferecidos não foram informados.
Mais informações, clique aqui .
O próprio site da empresa dá dicas de como conquistar uma das vagas disponíveis.

INSS e MPU lançam concursos para profissionais de Comunicação Social

Editais para dois concursos públicos foram lançados com o objetivo deselecionar profissionais de Comunicação Social, em especial Jornalistas, pelo Ministério Público da União -MPU e pelo Instituto Nacional do Seguro Nacional - INSS. 
O maior número de vagas é oferecido pelo MPU, 15 vagas, mais cadastro reserva.
Confiraos detalhes abaixo:

Ministério Púbico da União


No concurso do MPU poderão candidatar-se profissionais formados em qualquer área da Comunicação Social: Jornalismo, Publicidade, Propaganda, Relações Públicas ou Comunicação Organizacional. É exigida a graduação universitária na área escolhida e registro profissional emitidopelo órgão competente.

As 15 vagas serão assim divididas: Brasília, 9; São Paulo, 2; Alagoas, Goiás, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, uma em cada estado.
O salário é de R$ 7.506,54 e a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico 
http://www.cespe.unb.br/concursos/mpu_13_2, entre as 10 horas do dia 16/8 e 23 horas e 59 minutos do dia 25/8, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Mais informações, clique aqui.

Instituto Nacional do Seguro Nacional 

O Instituto Nacional do Seguro Nacional - INSS lançou edital para concurso que prevê duas vagas para Jornalismo, uma em Brasília e outra em Recife, na sede da superintendência Regional Nordeste.Há ainda uma vaga para publicitário,em Brasília. 
O cargo para jornalistas é na função de Analista do Seguro Social, formação em Jornalismo (código JORNA) e para publicitário, formação em Publicidade e Propaganda (código PUBLI). 
Para ambos os casos, o salário é de R$ 7.147,12.
As inscrições vão até 13 de setembro. 
Mais informações, clique aqui

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

ONU promove concurso fotográfico


A Organização das Nações Unidas (ONU) tem inscrições abertas para o concurso fotográfico “Renove tua cidade”, para pessoas de qualquer idade e qualquer lugar do mundo. Podem participar da competição registros de inovações urbanas na América Latina.
As fotos devem ser enviadas com uma breve descrição da mudança que a atividade retratada possibilita à cidade. O autor da melhor fotografia receberá US$ 500, o segundo lugar levará US$ 300, e o terceiro, US$ 200. As fotografias vencedoras também ilustrarão as publicações “Melhores Práticas” e “Portal Urbano”, da ONU.
As inscrições podem ser feitas até 15 de agosto. Veja mais informações no portal da ONU.

PRB quer CPI contra Rede Globo, na Câmara

Do Portal R7


A bancada do PRB (Partido Republicano Brasileiro) na Câmara dos Deputados fez um ato na quarta-feira (7/8), na liderança do partido na Casa, para assinar o pedido de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a Rede Globo. A emissora é ré em um processo de sonegação fiscal que exige o pagamento de R$ 615 milhões em impostos, juros e multa.  
No processo, a emissora é acusada de simular operações para fugir de cobrança fiscal na compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. O projeto para a abertura da CPI é do deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que coleta as assinatuas para a abertura da comissão.  
O deputado George Hilton (MG), líder do PRB na Câmara dos Deputados, confirmou que a bancada do partido vai receber o deputado Protógenes para assinar o pedido de abertura da CPI da Globo. Para a abertura da CPI são necessárias assinaturas de 171 dos 513 deputados.  
— Nós, do PRB, vemos que os indícios que levaram o deputado Protógenes a requerer essa CPI são gravíssimos, vão de fraude a uso de paraísos fiscais para sonegação, e a suspeita de que uma funcionária pública da Receita teria sido cúmplice, o que agrava mais ainda. Ela [Globo] ainda contou com uma funcionária do Estado para tentar eliminar provas de  um processo. 
Recentemente, documentos vazados na internet divulgaram que a Rede Globo teria sonegado um total de R$ 183,14 milhões da Receita Federal.  

O processo, porém, desapareceu da Receita no final de 2006. A Rede Globo afirmou que, na ocasião, a empresa "agiu de forma voluntária", fornecendo às autoridades competentes todos os documentos para colaborar com a "restauração e prosseguimento" da ação.  
A ex-agente administrativa da Receita Cristina Maris Ribeiro, responsável pelo sumiço do documento, foi condenada pela Justiça a quatro anos e onze meses de prisão em janeiro deste ano pelo desaparecimento do processo.  
A investigação do Ministério Público mostrou que ela agia para beneficiar empresas devedoras do fisco por meio de fraudes no sistema eletrônico. No caso da Globopar, Cristina foi até a repartição em que trabalhava, quando estava de férias, e saiu levando em uma sacola os milhares de páginas do processo.  
Além do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), estão confirmadas as presenças na reunião dos parlamentares Acelino Popó Freitas (PRB-BA), Antonio Bulhões  (PRB-SP), Cleber Verde (PRB-MA), George Hilton (PRB-MG), Johnathan de Jesus (PRB-RR), Márcio Marinho (PRB-BA), Oliveira Filho (PRB- PR-Suplente), Otoniel Lima (PRB-SP), Vilalba (PRB-PE) e Vitor Paulo (PRB-RJ).

Presença do canal iraniano HispanTV na América Latina preocupa EUA

Do Irã News

Fontes diplomáticas dos Estados Unidos acusam o Irã de que está se espalhando atividades de propaganda na América Latina e no Caribe, incluindo Porto Rico, onde emite o canal iraniano em espanhol, Hispan TV.
Isso se refletiu em um artigo escrito por Andres Oppenheimer, jornalista argentino que mora nos Estados Unidos, logo depois que o novo presidente do Irã, Hasan Rohani, ressaltou a importância de fortalecer as relações com a América Latina em suas reuniões com a alta administração de alguns países da região, presentes na sua tomada de posse.
Em meados de agosto, o Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou sua decisão de reavaliar o relatório do promotor especial do caso da Asociación Mutual Israelita Argentina (AMIA), Alberto Nisman, que dizia respeito à alegada infiltração do Irã nos países latino-americanos como Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, entre outros, com o objetivo de estabelecer bases de inteligência.
Um relatório de 500 páginas, de Nisman fez o Departamento de Estado EUA emitir em 01 de agosto, uma carta ao senador republicano Mark Kirk para pedir novas investigações sobre as atividades do Irã na região.
Neste contexto, o Gabinete do Procurador Geral, Alejandra Gils Carbó, impediu que Nisman comparecesse perante o Congresso dos EUA para apresentar alegações contra o Irã.
O caso AMIA, que conta com o apoio dos Estados Unidos e do regime israelense, onde acusa o Irã de envolvimento no atentado contra a AMIA, perpetrado em 1994, em Buenos Aires, capital da Argentina, matando 86 pessoas.
O governo iraniano rejeitou todas as acusações e sempre manifestou a sua vontade de cooperar com a Argentina para esclarecer as dúvidas que existem sobre o assunto.
Neste sentido, o Ministro de Assuntos Exteriores do Irã, Ali Akbar Salehi e seu homólogo argentino Hector Timerman, assinaram acordo em janeiro deste ano, onde criaram um memorando de entendimento para esclarecer o atentado à AMIA.
O acordo entre os dois países aumentou a fúria do regime israelense, que solicitou explicações à nação sul-americana sobre o documento assinado, no entanto, Buenos Aires rejeitou firmemente o pedido do regime de Tel Aviv, pedindo para não se intrometer em seus assuntos internos.

domingo, 11 de agosto de 2013

Abert ataca portaria que fortalece rádios comunitárias

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e 20 entidades estaduais do setor divulgaram na sexta-feira, 9/8, uma carta de repúdio à publicação da Portaria n° 197/2013, que altera regras do Serviço de Radiodifusão Comunitária.

O primeiro item da portaria contestado pelas associações é o que permite às rádios comunitárias receberem patrocínio, sob a forma de apoio cultural, de poderes e órgãos públicos, o que contraria a lei de nº 9.612 e o decreto nº 2.615. O segundo item possibilita às emissoras comunitárias excederem o limite do alcance da  transmissão do seu sinal em até um quilômetro de raio, de acordo com a lei. E o terceiro ponto alvo das críticas empresariais é o autoriza a Anatel destinar canais em faixas de freqüência diferentes a emissoras comunitárias situadas em localidades próximas. O objetivo da medida é evitar interferências de sinais entre as próprias comunitárias.

A entidade que representa os donos de rádios comerciais entende que tais medias aprovadas pela portaria governamental causariam grave prejuízo a todo sistema de radiodifusão brasileiro e pedem a revogação da medida; Caso isso não ocorra, ameaça entrar na justiça para o que chamam de “reparar as ilegalidades e preservar o atual modelo da radiodifusão”.

Confira a íntegra da portaria nº 197, de 1º de Julho de 2013

Estabelece data limite para a apresentação de pedido de renovação de outorga de serviço de radiodifusão comunitária e altera a Norma nº 1/2011, aprovada pela Portaria nº 462, de 14 de outubro de 2011.

Art. 2º A Norma nº 1/2011 – Serviço de Radiodifusão Comunitária, aprovada pela Portaria nº 462, de 2011, passa a vigorar com as seguintes alterações:
 3.1.1 O apoio cultural poderá ser realizado por entidades de direito privado e de direito púbico.
 2.1 A depender de características geográficas e urbanísticas e mantidas as condições técnicas da autorização, o sinal da emissora poderá ultrapassar o raio de um quilômetro.

5.2 Respeitada a atribuição de um canal exclusivo para a execução do serviço por município e a disponibilidade de frequências na região, a Anatel poderá atribuir canais diferentes à execução do serviço de radiodifusão comunitária em municípios vizinhos, nos casos de manifesta impossibilidade técnica ou como forma de tornar mais eficiente o uso do espectro, observadas as necessidades específicas do serviço.

Luis Humberto é tema de exposição do Museu da Fotografia Documental.

Texto enviado por Roberto Castello

O Museu da Fotografia Documental trás em sua primeira edição de fotógrafos convidados uma coletânea do aclamado fotografo Luis Humberto, um dos maiores nomes da fotografia nacional, em especial do fotojornalismo.
Formado em arquitetura pela universidade do Brasil, foi cofundador da Universidade de Brasília, fotografou profissionalmente para as revistas Veja, Quatro Rodas, Realidade. Isto É e Claudia. 
O fotografo é considerado uma referencia histórica no fotojornalismo Brasileiro e é mestre da contemporânea geração de fotojornalistas da Capital Federal.
Para visitar o trabalho fotográfico de Luiz Humberto, clique aqui.


Museu da Fotografia Documental (MFD) é uma experiência pioneira no reconhecimento da fotografia documental como ferramenta de reflexão para a fotografia brasileira e de determinados cenários socioculturais, econômicos e políticos do país.
O MFD é o primeiro web museu do Brasil voltado exclusivamente para a fotografia documental. A missão é difundir a fotografia documental como produto cultural.  tornar conhecida a fotografia documental, cujo principal valor é ilustrar uma determinada época de modo a permitir o entendimento futuro dos fatos que marcaram aquele tempo.A fotografia documental abrange diferentes aspectos da natureza humana e é fundamental para o resgate histórico e cultural de nosso passado.
Grande vencedor do XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, realizado em 2012, o Museu da Fotografia Documental é fruto do trabalho da Organização Terra Vermelha Cultural, uma instituição do terceiro setor sem fins lucrativos que tem por objetivo a difusão da fotografia como patrimônio cultural, histórico e da antropologia visual.
Fomentar a disponibilização de imagens sobre a vida e o modo de fazer do homem brasileiro é nosso objetivo principal. Elevar a fotografia ao status de documento é a razão do Museu da Fotografia Documental.

O MFD tem a intenção de criar o incitamento necessário para outras obras fotográficas documentais ainda não reveladas e podemos abrigar acervos fotográficos que estão sob a guarda de particulares e de organismos públicos e privados e que não encontram maneiras de apresentá-los ao grande público.

Apex-Brasil seleciona Jornalista

A Agência de Pomoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil seleciona um Jornalista para ocupar a função de Analista de Gestão Corporativa III. O candidato deverá ser bacharel em Jornalismo e dominar o Inglês fluentemente.
Além disso, precisa ter experiência mínima de seis meses de atuação em assessoria de imprensa para empresas públicas ou privadas. Deve possuir boa redação para artigos, releases e reportagens. Deve domínar ainda as técnicas de planejamento e gestão de projetos de Comunicação.
A Apex quer um profissional multimídia, com conhecimento de linguagem para as diversas mídias, noções de diagramação, produção de vídeo e fotojornalismo.
O contrato é pelo prazo determinado de um ano. Salário e jornada de trabalho não foram informados.
As inscrições de processo de seleção podem ser feitas até o dia  16/8, pelo sitio www.insight-consultores,com.br

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Especial da TV Senado analisa situação de estrangeiros no Brasil

A situação dos costureiros

bolivianos  é um dos focos do

Repórter Senado - Brasil Estrangeiro.
Foto de Chico Sant'Anna
No mês de julho, passado, o jornalista Chico Sant'Anna, juntamente com  Cefas Siqueira, Ricardo Silva e Eliseu Lopes rodaram este Brasil para documentar a situação dos estrangeiros no Brasil.

O programa Repórter Senado - Brasil Estrangeiro analisa os motivos que fazem deste país o destino para fugitivos da crise europeia; discute políticas de Estado para os estrangeiros e as condições de vida desta população. 

A TV Senado leva ao ar neste sábado, 10/8, o especial Repórter Senado - Brasil Estrangeiro mostrando a realidade dos imigrantes no Brasil, sejam eles trabalhadores qualificados, universitários estrangeiros, refugiados políticos ou migrantes clandestinos.

Ficha Técnica:
As reportagens são de Chico Sant'Anna, Produção de Cefas Siqueira, Imagens de Ricardo Silva e Eliseu Lopes, finalização de Marcilio Soares, edição e apresentação, Junia Melo.

Vale à pena conferir, Sábado (10/08), às 12h30 e 22h30. Domingo (11/08), às 9h e 17h. 
Sábado (17/08), às 17h00 e Domingo (18/08), às 3h00


A chamada de programação você confere ai embaixo




A TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto (UHF) nas seguintes cidades:
·         16 UHF (Rio Branco – AC)
·         36 UHF (Gama-DF)
·         40 UHF (João Pessoa-PB)
·         43 UHF (Fortaleza-CE)
·         49 UHF (Rio de Janeiro-Zona Oeste)
·         51 UHF (Brasília-DF)
·         52 UHF (Natal-RN)
·         53 UHF (Salvador-BA)
·         55 UHF (Recife-PE)
·         56 UHF (Cuiabá-MT)
·         57 UHF (Manaus-AM)

UFRRJ seleciona cinco professores de jornalismo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro está com as inscrições abertas ao concurso que irá selecionar cinco professores de Jornalismo.
As vagas exigem um nível acadêmico mínimo de mestrado e são para as seguintes disciplinas:

  • Radiojornalismo, uma vaga, jornada de 40 horas semanais, dedicação exclusiva, salário: 8.049,77;
  • Telejornalismo uma vaga, jornada de 40 horas semanais, dedicação exclusiva, salário: 8.049,77;
  • Fotojornalismo, uma vaga, jornada de 20 horas semanais, salário: 2.700,51;
  • Editoração eletrônica, uma vaga, jornada de 20 horas semanais, salário: 2.700,51;
  • Jornalismo impresso/digital, uma vaga, jornada de 20 horas semanais, salário: 2.700,51.

Para conferir a íntegra do edital, cliqe aqui. 

E-livro gratuito trata de revistas customizadas

A Combook, editora sem fins lucrativos, está lançando mais um livro de comunicação, Revista customizada: o jornalismo a serviço das fontes, de autoria da jornalista Andréa Fischer. 

Trata-se do primeiro livro publicado no Brasil que aborda especificamente o segmento de revistas customizadas, publicação corporativa que vem ganhando mercado no país. 

A obra é voltada para jornalistas, assessores de comunicação, relações públicas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação Social, principalmente.

Enlace para informações e baixar o e-livro grátis: http://iscom.com.br/combook/revista-customizada/

Segundo a autora, a obra faz um levantamento e pesquisa sobre os mais importantes títulos e editoras especializada e apresenta os requisitos para aqueles jornalistas que  pretendem ou atuam neste segmento.

Andréa Fischer, a autora, é formada em jornalismo pela UFSC e pós-graduada comunicação pública e empresarial. Desde 2009 escreve e edita matérias para revistas customizadas.

A editora Combook, que publica somente livros na área de comunicação, adota o critério de acesso aberto (e-books grátis), "por entender que o conhecimento deve ser universal e irrestrito", justifica o editor Aldo Antonio Schmitz.

A versão digital (e-book em pdf) deste e de outros livros é gratuita e a versão impressa pode ser adquirida pelo custo de impressão (R$ 9,20), acrescido da remessa pelos Correios (R$ 3,80). 


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Colômbia: para selar a paz, Farc pede democratização da comunicação

Do Opera Mundi

Como um dos requisitos para selar a paz na Colômbia, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - FARC querem que o sistema de meio de comunicações naquele país seja democratizado. No âmbito das negociações do fim da guerra civil que já dura meio século, foi apresentado na quarta-feira (07/08) propostas para a democratização da informação e dos meios de comunicação no país. As sugestões incluem redistribuir frequências de rádio e televisão de maneira igualitária para os setores públicos e privados, a desconcentração dos monopólios de comunicação e o controle social dos meios de comunicação.
Antes de começar a reunião com a mesa de negociações em Havana, Cuba, onde os delegados do governo e da guerrilha dialogam pelo fim do conflito, Marco León Calarca, um dos membros das FARC leu um comunicado com as sugestões sobre o setor de comunicações.
Calarca disse que os meios poderiam promover assuntos ligados à educação, desenvolvimento e a promoção de uma cultura democrática e participativa. “Poderiam ser criados mecanismos para garantir o controle social sobre a imprensa [rádio, jornais impressos e televisão]”, disse.
As FARC também defenderam medidas de “desconcentração” da propriedade dos meios de comunicação e a definição de regras destinadas a impedir o monopólio, bem como fortalecer os meios estatais.
O comunicado acrescentou que o espectro de frequência para rádios deve passar por um processo de revisão e ser dividido novamente, em partes iguais, para emissoras públicas e privadas. As FARC reivindicam a provisão de condições especiais para que a oposição política no país tenha acesso à propriedade e programação de meios de comunicação e também garantias de acesso às comunidades camponesas, indígenas e aos setores sociais excluídos.

Outra proposta é a criação de um fundo de financiamento para meios alternativos e comunitários.

Unesco seleciona comunicadores para órgãos federais em Brasília


O Fundo das Nações Unidas para a Ciência e Cultura – Unesco, órgão das Nações Unidas, seleciona profissionais formados em Comunicação para desempenhar de forma terceirizada trabalhos para o governo federal em diversas áreas. No último domingo, o jornal Correio Braziliense publicou dois editais de recrutamento de pessoal. Confira:

CGU

Por meio do projeto/edital 914BRZ5009 - Edital 06/2013, a Unesco está selecionando para a Controladoria-Geral da União um consultor - pessoa física -, para atuar no planejamento, organização e sistematização de informações para produção de materiais didáticos e instrucionais voltados à capacitação presencial das ouvidorias públicas, no âmbito da Política de Formação Continuada em Ouvidorias, com ênfase na Lei de Acesso à informação, bem como outros temas que subsidiem a estruturação do sistema federal de ouvidorias.
O profissional deverá possuir pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado) em Comunicação Social (outras pós-graduações também são aceitas). Trata-se de uma contratação temporária, por quatro meses, e uma única vaga está sendo ofertada.
Os interessados deverão enviar o CV até o dia 11/08/2013 no correio eletrônico projetocgu@cgu.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata.

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MDS

Para o ministério do Desenvolvimento Social, a seleção da Unesco visa um consultor, no âmbito do projeto 914BRZ3002 - Edital 44/2013. O profissional selecionado realizará análises e levantamento de informações, assim como produzir documentos a fim de subsidiar a realização do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social: Edição Especial - Bolsa Família 10 anos (prêmio), a reativação do observatório de boas práticas na gestão do Programa Bolsa Família (observatório) e a elaboração de catálogo de boas práticas do prêmio, com vistas à identificar, divulgar e compartilhar informações e experiências de boas práticas na gestão local do programa.
O candidato deverá possuir, pelo menos, três anos de formação, experiência profissional de, pelo menos três anos em órgão ou entidade governamental federal em atividades que envolvam comunicação e/ou jornalismo.
Uma única vaga está sendo ofertada para um contrato temporário de sete meses de duração.
Os interessados deverão enviar o CV até o dia 11/08/2013 pelo endereço eletrônico sedpi.914brz3002@mds.gov.br , em formato PDF (exclusivamente) e no modelo disponível no site http://www.mds.gov.br/acesso-a-informacao/licitacoesecontratos) , indicando o número do edital no campo “assunto” do e-mail.

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domingo, 4 de agosto de 2013

Concurso da Hemobrás seleciona dois jornalistas

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia - Hemobrás vai realizar concurso público para contratação de profissionais em diversas áreas. Duas vagas na função de analista de gestão corporativa/Jornalismo, ambas com lotação na região metropolitana de Recife/Goiana, em Pernambuco.
A jornada está fixada em 40 horas, mas a Justiça do Trabalho já tem jurisprudência firmada entendendo que mesmo em empresas públicas a jornada profissional de jornalistas de 30 horas semanais deve ser respeitada.
A contratação dar-se-á pelo regime celetista e o salário inicial é de R$ 4.854,44, acrescidos de dosseguintes benefícios: Reembolso parcial de seguro saúde no valor máximo de R$ 262,47, para o titular e R$ 131,24 para dependentes, auxílio alimentação no valor de R$ 564,80, fornecimento de vale transporte, descontados 6% do salário base do empregado e auxílio creche no valor de R$ 262,47, por filho até a faixa etária de até seis anos, e a licença maternidade é de 180 dias.
Os candidatos deverão possuir graduação em Jornalismo e registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho. As provas vão ser realizadas em Recife/PE, Brasília/DF, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB e em São Paulo/SP.
As funções a serem desempenhadas são:

  • Planejar e executar ações de assessoria de imprensa (organização de entrevista coletiva, revisão de briefings, preparação de porta-vozes, revisão de releases e notas para a mídia, análise de relatórios de resultados), para promover a imagem positiva da empresa junto à mídia e aos públicos externos de interesse; 
  • Prevenir e administrar crise de imagem junto à mídia e a parceiros; 
  • Planejar e executar ações de comunicação interna (revisão de notas e matérias pautadas nos eventos - workshops, reuniões, feiras, entre outros, nos diversos setores da empresa e em temas de interesse para os diversos públicos da instituição para os veículos de comunicação interna da empresa, realização de campanhas de endomarketing, organização/apoio a eventos internos);
  • Planejar e executar ações de comunicação institucional (revisão de textos para portal corporativo, redes sociais na internet, folders, relatórios de atividades, relatórios de mídia, catálogos, cartilhas, livretos e afins);
  • Planejar e executar ações em redes sociais, bem como analisar resultados de monitoramento e gerenciamento das mesmas; 
  • Planejar e executar com a área de responsabilidade socioambiental da empresa, atividades conjuntas, como a colaboração da organização de eventos junto à comunidade ou aos parceiros (stakeholders);
  • Supervisionar a organização de arquivo do material que envolva a imagem institucional da empresa, no intuito de preservar a memória da instituição (filmagens, fotografias, relatórios de atividades, peças de divulgação e afins).
As incrições estarão abertas,exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br, no período de 12/08 a 13/09/2013.
O edital completo foi publicado no Diário Oficial da União, de 31/7/2013 que pode ser acessado clicando aqui.

Tucanos mandam na Comunicação da presidente Dilma


Por Redação do Correio do Brasil, com Viomundo - de São Paulo e Brasília


Messias controla a publicidade
do governo da presidenta Dilma
Começa a ficar claro, para analistas políticos que ainda duvidavam das intenções do Núcleo de Mídia e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, ora ocupada pela jornalista Helena Chagas, em aplicar a teoria conhecida como “mídia técnica”. Ao transferir para as Organizações Globo, nos últimos dois anos, valores de mais de R$ 1 bilhão, a despeito das acusações que pesam sobre a empresa, que responde a processo por sonegação fiscal e evasão de divisas da ordem de outros R$ 500 milhões, os integrantes dos postos-chave em uma das áreas mais estratégicas do governo da presidenta Dilma Rousseff seguiam à risca o roteiro determinado pela oposição. Tanto a secretária Chagas quanto seu segundo em comando, Roberto Messias, sempre lidaram, de perto, com as empresas da família Marinho.
Matéria publicada na noite anterior, assinada pela jornalista Conceição Lemes, no site Viomundo, apurou que Messias é ligado ao PSDB, enquanto sua superiora imediata ocupou cargos de alto escalão nas Organizações Globo. O bloqueio às revistas, rádios, blogs e jornais independentes, entre eles o Correio do Brasil, era apenas um sintoma dos problemas que Dilma vê, agora, propagados ao máximo nos protestos de rua contra a mídia conservadora que, durante a gestão de ambos à frente da Secom, sempre foi considerada prioritária, tanto em nível publicitário quanto no tráfego de informações. Messias apresentou sua verdadeira face à jornalista ao demonstrar seu intenso desejo de ver o ex-colega do Banco do Brasil, Henrique Pizzolato, ser preso. Pizzolato defende sua inocência mas descobriu, talvez tarde demais, que os tucanos ainda mandam na comunicação do governo petista.

Leia, a seguir, os principais trechos da reportagem de Conceição Lemes:

Em recente entrevista com a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom-PR), a jornalista Helena Chagas, perguntei:

No julgamento do chamado mensalão, o STF julgou irregular, crime, o BV (Bonificação por Volume) da Visanet. Embora já esteja demonstrado que o dinheiro é privado e não público, Henrique Pizzolato corre o risco de ir para a cadeia. Em função dessa decisão, a Secom vai buscar de volta o dinheiro do BV da Globo?
Mal acabara de dizer Pizzolato corre o risco de ir para a cadeia, Roberto Messias, também presente, me cortou:
Roberto Messias — Demorou.
Viomundo – Por quê?
Roberto Messias – Sou o cidadão agora falando. Eu trabalhava com ele…
Viomundo – Por que demorou para ele ir pra cadeia?
Roberto Messias – Ué, porque eu acho que tem um…
Messias é o secretário-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Cuida da publicidade do governo federal: ministérios, órgãos relacionados e estatais. Onde e quanto investir estão principalmente em suas mãos.
Para não desviar o foco, não insisti naquele momento. Testemunharam-no Helena Chagas, que se manteve em silêncio, assim como Fabrício Costa, secretário de Comunicação Integrada da Secom.
Após a entrevista, já fora do gabinete da ministra, voltei a falar com Messias:
– Você acha mesmo que o Pizzolato tem que ser preso?
– Acho.
– Por quê?
– Porque sim.
– Vocês trabalharam no Banco do Brasil (BB)?
Movimenta a cabeça afirmativamente.
– Mas por que ele tem de ser preso?
– Porque sim…
Como o segundo da Secom-PR do governo Dilma, de forma intempestiva, comete essa indiscrição?!
“Declaração gratuita, só pode ser rivalidade partidária”, avaliou o próprio Henrique Pizzolato, após ler a reportagem do Viomundo. “Mais do que tudo, ele conhece os documentos, sabe que a utilização do dinheiro do Fundo Visanet não era de minha área de responsabilidade e que estou sendo condenado injustamente.”
Pizzolato, as notas técnicas condenatórias e o laudo da PF
Até aqui, nunca havíamos entrevistado Pizzolato. A reação disparatada de Messias nos levou a ir além da repercussão da sua fala, em busca de algum nexo que a justificasse.
De saída, foi necessário pesquisar a Ação Penal 470, o chamado mensalão. Aí, ficou claro que para se entender a indiscrição de Messias seria indispensável mergulhar um pouco no inquérito.
Henrique Pizzolato, funcionário de carreira do Banco do Brasil (BB), é um dos condenados. De 2003 a 2005, foi seu diretor de Marketing. Atualmente, está aposentado.
Essa denúncia, relembramos, surgiu em 2005 na CPI dos Correios, que teve dois relatórios.
O preliminar, divulgado em 20 de março de 2006, pedia o indiciamento de 126 pessoas, sendo sete executivos do Banco do Brasil. E o relatório final, publicizado em 6 de abril de 2006, que recomendava investigar quatro desses sete executivos:
* O próprio Henrique Pizzolato
* Cláudio de Castro Vasconcelos, gerente-executivo de Propaganda e Marketing
* Fernando Barbosa de Oliveira, diretor de Varejo; concomitantemente, fazia parte do Conselho de Administração da Visanet
* Douglas Macedo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo, que também integrava o Conselho de Administração da Visanet
O então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, não esperou o relatório final ficar pronto para fazer a denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Em 30 de março — portanto, dez dias após a divulgação do relatório preliminar –, Antonio Fernando concluiu que 40 indiciados eram culpados – número provavelmente escolhido para associar o “mensalão” à fábula de Ali Babá — , e denunciou-os ao STF, entre os quais Pizzolato.
O procurador-geral deixou de fora os executivos Cláudio Vasconcelos, Fernando Barbosa e Douglas Macedo, que também assinaram as notas técnicas usadas para incriminar Pizzolato. Além disso, Macedo e Barbosa integravam o Conselho da Visanet, empresa que era alvo das acusações.
Explico. A denúncia e condenação de Pizzolato basearam-se em quatro “notas técnicas” (três da quais ele assinou), que propunham campanhas publicitárias dos cartões Visa/BB a serem feitas pela DNA, uma das agências de propaganda que, desde 1994, prestavam serviços ao BB.
No banco, como em outras grandes empresas, para levar adiante ou dar continuidade a ações envolvendo mais de uma gerência ou diretoria, é preciso que elas atuem em conjunto. Nessas horas, frequentemente é feito um documento entre essas áreas.
No BB, esses documentos chamam-se notas técnicas. São de uso interno. Têm o objetivo de formalizar acordos de trabalho entre diversos setores do banco. Não são uma ordem de serviço para a empresa a ou b executar o serviço x ou y.
Mas, como tinham valores referentes ao Fundo Visanet e à DNA, elas se transformaram na peça de acusação contra Pizzolato. O ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470 no STF, classificou as notas técnicas de “antecipações fraudulentas”, “valor desviado”, “autorização de pagamento ilícito”, entre outros delitos.
O exame das notas técnicas condenatórias revela, no entanto, que Pizzolato não era o único signatário.
Por norma do BB, dois diretores e dois gerentes têm de chancelá-las. No caso em questão, assinaram também Cláudio Vasconcelos, Fernando Barbosa e Douglas Macedo. Cláudio é o único que assina as quatro notas. Guarde bem o nome dele. Mais adiante vai entender por quê.
Outros documentos, aos quais o Viomundo teve acesso, revelam:
1. Apenas Pizzolato era novo no cargo. Assumiu a diretoria de Marketing em 17 fevereiro de 2003, primeiro ano do mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Cláudio Vasconcelos, Fernando Barbosa e Douglas Macedo foram nomeados para esses postos no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e permaneceram durante o de Lula.
2. O destino de Vasconcelos, Barbosa e Macedo está na nota de rodapé 99 (veja abaixo), página 60, da denúncia que o procurador-geral da República fez ao STF.
Ou seja, o procurador-geral decidiu que Pizzolato tinha foro privilegiado, portanto seria julgado pelo STF. Os demais, não; iriam para instância inferior. Juridicamente, porém, nenhum tinha – nem tem – direito a foro privilegiado.
3. Pizzolato não tomou parte da decisão que deliberou a prorrogação do contrato com a DNA, de Marcos Valério.
Por uma simples razão: a reunião foi no dia 4 de fevereiro de 2003; em 11 de fevereiro o Conselho Diretor do BB deu o “de acordo”; e Pizzolato só assumiu a diretoria de Marketing do banco em 17 de fevereiro de 2003.
Atente aos signatários da decisão. Cláudio Vasconcelos assina duas vezes.
4. Todos os signatários da prorrogação ocorrida em 4 de fevereiro de 2003 eram remanescentes do governo do PSDB.
5. A prorrogação de 4 de fevereiro de 2003 foi a terceira entre o Banco do Brasil e as agências DNA, Grotterra e Lowe. Em 20 de março de 2000, como pode-se comprovar no documento abaixo, foi firmado contrato entre as partes e já previa a possibilidade de três renovações, o que acabou acontecendo. O orçamento de publicidade do BB previsto para 2003: R$ 162.998.000,00.
6. Para embasar a prorrogação do contrato, o Banco do Brasil fez em 2002 fez uma análise das três agências. O avaliador: Cláudio Vasconcelos. E a DNA, de Marcos Valério, foi a que recebeu a maior nota.
7. Em agosto de 2012, a Procuradoria Geral encaminhou à primeira instância da Justiça de Brasília o caso do gerente Cláudio Vasconcelos, determinando segredo de Justiça.
O inquérito, desconhecido até dos advogados dos réus do “mensalão”, só veio a público em 31 de outubro de 2012, em matéria dos repórteres Matheus Leitão e Flávio Ferreira, da Folha de S. Paulo.
8. Em outubro de 2006, o ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470, pediu à Polícia Federal uma avaliação das relações comerciais e procedimentos contábeis envolvendo a DNA, o Fundo Visanet e o Banco do Brasil.
O laudo, feito pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal e concluído em 20 de dezembro de 2006 (a investigação teve início em dezembro de 2005), recebeu o número 2828/2006.
Essa e outras provas colhidas depois de 30 de março de 2006, quando foi feita a denúncia ao STF, foram colocadas por Antônio Fernando e Joaquim Barbosa num inquérito paralelo, o 2474, sob segredo de Justiça, revelou a jornalista Maria Inês Nassif, em reportagem publicada no GGN e em Carta Maior e que reproduzimos. “Pelo menos uma delas, o laudo de número 2828, do Instituto de Criminalística da Polícia Federal, teria o poder de inocentar Pizzolato”, observa Maria Inês.
Migração: Partida do CCBB-RJ escala no BB-BSB, pouso na SECOM-PR
Antes que alguém pergunte, antecipamos. Messias não tem nada a ver com o mensalão.
Ao se pesquisar nos relatórios da CPI dos Correios e na denúncia do procurador-geral da República ao ministro Joaquim Barbosa, Messias não é mencionado uma vez sequer.
A essa altura muitos devem estar perguntando: Por que Messias quer a prisão de Pizzolato? E por que pedimos lá atrás para guardar o nome de Cláudio de Castro Vasconcelos?
Juntando os dados mostrados acima sobre o inquérito do mensalão com as informações fornecidas por colegas e ex-colegas de trabalho de Messias, as razões para a reação inoportuna do secretário-executivo da Secom-PR aparecem:
* Assim como Pizzolato, Roberto Messias e Fabrício Costa são funcionários de carreira do Banco do Brasil.
* Pizzolato sempre foi estimado pelos colegas. Tanto que, em 1998, os servidores do BB o elegeram para o cargo de diretor de Seguridade da Previ, a Caixa de Previdência dos Funcionários do banco.
* Pizzolato é PT de carteirinha, não esconde isso de ninguém.
* Messias e Fabrício são originários do governo do PSDB. E PT e PSDB, todos nós sabemos, são adversários ferrenhos.
“Messias nunca trabalhou diretamente com Pizzolato, apenas indiretamente”, abriu o jogo a esta repórter um veteraníssimo do Banco do Brasil, ainda na ativa. “Na época em que Pizzolato ocupou a diretoria de Marketing, o Cláudio Vasconcelos era o gerente-executivo de Propaganda e Marketing e o Messias, gerente de Mídia, subordinado a Cláudio. Foi o Cláudio quem trouxe o Messias do Rio para Brasília. Os dois são amigos e oriundos do Centro Cultural Banco do Brasil — Rio de Janeiro.”
O Centro Cultural Banco do Brasil — Rio de Janeiro (CCBB-RJ) é um dos postos muito cobiçados da máquina pública federal, uma das joias da coroa.
Cláudio de Castro Vasconcelos, Roberto Messias e Fabrício Costa trabalharam juntos lá em fins da década de 1990. Cláudio era o gerente do CCBB-RJ.
Em 1999, Cláudio foi para Brasília ser o gerente-executivo de Propaganda e Marketing do BB, então presidido por Paolo Zaghen, muito ligado a José Serra, do PSDB. O ministro da Fazenda era Pedro Malan. Messias e Fabrício Costa permaneceram no CCBB-RJ.
Para o lugar de Cláudio foi a jornalista Yole de Mendonça, até então gerente de Comunicação da Previ na gestão Jair Bilaqui – envolvido com as privatizações.
Em 2003, mudaram os presidentes do Brasil e do Banco do Brasil, mas Cláudio continuou firme e forte no cargo.
Foi nessa época que Cláudio levou Messias para ser o gerente de mídia do Banco do Brasil, em Brasília. Messias passou a cuidar das verbas de publicidade do banco para TVs e rádios, com os quais mantinha contato permanente.
Algum tempo depois Messias carregou para lá Fabrício Costa.
Em 2005, após as denúncias do mensalão, Cláudio Vasconcelos saiu do BB, para montar a Pax Consultoria em Marketing e Promoções de Eventos Ltda.
Yole de Mendonça mais uma vez foi para o lugar de Cláudio. Deixou a gerência do CCBB-RJ e foi para Brasília, assumindo o cargo de gerente-executiva de Propaganda e Marketing do BB.
Em 2007, Yole foi para a Secom-PR. O ministro era o jornalista Franklin Martins. Ela assumiu o cargo de secretária de Comunicação Integrada, atualmente ocupado por Fabrício Costa.
Com mudança de Yole para a Secom-PR, Messias ocupou o lugar dela no BB. Ou seja, tornou-se o gerente-executivo de Propaganda e Marketing.
Algum tempo depois, Yole levou Messias para a Secom. Em seguida, Fabrício foi também.
“Desde o primeiro governo de Fernando Henrique, quando foi recriada a área de Marketing, a Secom sempre teve vários funcionários cedidos do Banco do Brasil”, observa o veteraníssimo do BB. “É um reduto histórico.”
Em 2011, com a posse da presidenta Dilma Rousseff, houve nova dança de cadeiras na Secretaria de Comunicação Social da Presidência República.
Helena Chagas assumiu o posto de ministra-chefe em substituição a Franklin Martins.
Yole de Mendonça, até então secretária de Comunicação Integrada, tornou-se secretária-executiva, no lugar de Ottoni Fernandes Filho, que deixou a Secom junto com Franklin, no final do governo Lula.
Roberto Messias passou a ser secretário de Comunicação Integrada.
Em julho de 2012, Yole aposentou-se, deixando a Secom-PR. Desde abril de 2013, é diretora vice-presidente de Gestão e Relacionamento da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A EBC é a gestora dos canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio – composto por oito emissoras.
Messias foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff como o novo secretário-executivo. Fabrício virou secretário de Comunicação Integrada.
“Eu chamo essas pessoas de ‘aves migratórias’”, observa outro profundo conhecedor do serviço público brasiliense, leitor contumaz de Diário Oficial. “Pulando de galho em galho, elas estão sempre muito bem empregadas, em cargos de poder.”
“As aves migratórias têm uma cartilha bem mastigada de argumentos técnicos”, prossegue. “Como a pessoa que assume um cargo político, normalmente não tem conhecimento da máquina, ela se encanta. No início, as aves fazem de conta que entram na da chefia. Mas dois ou três meses depois passam a dar as cartas.”
“É como se instalassem uma célula da KGB no escritório da CIA, ou vice-versa
“Na verdade, isso é um modelo de negócio, para beneficiar uma ação entre amigos”, afirma a blogueira NaMaria, do NaMaria News. “Esse sistema, que funciona como uma teia, começou a ser implantado no primeiro ano do governo Fernando Henrique pelo então ministro Paulo Renato de Souza no Ministério da Educação. E, aí, virou praga no serviço público federal, alastrando-se por estados, municípios, secretarias, fundações, órgãos, etc., administrados pelo PSDB.”
Messias era o preferido da ministra Helena Chagas para o posto de Yole. Concorreu com um petista, que teria sido preterido por “ser petista demais”.
Prevaleceu a solução técnica, tão a gosto de Dilma. Só que essa função, vendida como técnica, é, na verdade, política.
Assim, possivelmente sem saber, a presidenta colocou em mãos de gente “herdada” do governo do PSDB a distribuição de R$ 1,8 bilhão de verbas publicitárias do governo federal.
“É como se instalassem uma célula da KGB no escritório da CIA, ou vice-versa”, dispara um atento observador palaciano.
E PSDB e Globo, sabemos, têm tudo a ver.
Será por isso que a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República se recusou a fornecer ao Viomundo o total das verbas publicitárias que as Organizações Globo, incluindo todos os meios de comunicação, recebeu do governo federal em 2012?
Será por isso que até hoje a Secom-PR não conseguiu implementar uma política de comunicação competente para atingir realmente a população brasileira?
Mas, afinal de contas, por que mesmo Roberto Messias quer ver Henrique Pizzolato preso?
Na primeira conversa que tivemos, Pizzolato disse que a razão era político-partidária. Hoje, depois de conhecer um pouco mais os bastidores dessa história, diria que vai bem além. É ideológica. Questão de DNA.
A ascensão de Messias foi por meio de indicações. A de Pizzolato foi sempre pelo voto direto dos funcionários do BB. Em 1993, Pizzolato foi eleito o primeiro diretor por votação direta. Recebeu mais de 60 mil votos. Depois, foi também eleito o primeiro diretor da Previ. De modo que, durante os governos FHC, Pizzolato era oposição dentro da diretoria do banco e questionava várias de suas políticas.
“Nos centros culturais do BB, nós criamos programas para as populações de baixa renda. No Rio de Janeiro, nós abrimos as segundas-feiras para os quilombolas e a população de favelas, como a da Rocinha. Foi um escândalo. Assim como foi um escândalo quando levei o João Pedro Stedile e outros dirigentes do MST para almoçar no banco”, exemplificou-me há pouco um Pizzolato mais descontraído do que na nossa primeira conversa. “Para a elite do banco era um absurdo completo eu levar gente não cheirosinha para as nossas atividades.”
“Quando o Lula assumiu, dos 28 diretores do Banco do Brasil, apenas três declaravam-se petistas. Os demais eram tucanos. Logo, eu continuava sendo a oposição na direção do banco”, atenta Pizzolato. “De maneira que os membros do status quo do banco daquele período não querem me ver apenas preso. Eles gostariam que eu virasse pó. Sou um arquivo vivo de tudo o que aconteceu nas gestões de FHC e começo da de Lula.”
Messias certamente não quer a prisão de Cláudio de Castro Vasconcelos, embora a assinatura do ex-chefe esteja em todos os documentos que condenaram Pizzolato e em muitos outros. Afinal, Cláudio, além de amigo, foi quem possibilitou a Messias alçar vôos mais altos na máquina pública de Brasília, a ponto de hoje ser o segundo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.