sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Da ditadura à pandemia: uma grande reportagem na forma de livro

Por Wagner Vasconcelos

Testemunhas da História todos nós somos. Mas a perspicácia para compreender as dimensões dos fatos e a destreza de reconta-los com fidedignidade e paixão são habilidades reservadas a poucos. A jornalista Márcia Turcato integra o seleto rol desses privilegiados.

Ao longo das páginas de Reportagem: da ditadura a pandemia, o leitor encontrará mais do que o registro de momentos históricos.

Encontrará um olhar crítico, provocador e até mesmo bem humorado sobre episódios marcantes em interseção com a vida dessa comunicadora polivalente.

A disposição em reunir experiências tão peculiares que viveu, seja elaborando estratégias de comunicação para enfrentar epidemias, seja desafiando chuva, mosquitos e atoleiro ao encarar, ao volante de um jipe, a estrada Transpantaneira, rendeu um livro curioso e necessário.

A forma como Márcia Turcato desvela os deliciosos (e amargos) capítulos de sua carreira é envolvente e inquietante, fazendo com que os que se dispõem a lê-los não estacionem no mero conhecer dos fatos, mas estabeleçam conexões e reflexões com aquilo que é descrito e com as situações que ainda se fazem presentes.

Ao blog, Márcia Turcato explica que o livro Reportagem: da ditadura à pandemia é uma homenagem aos jornalistas profissionais e aos assessores de imprensa com quem ela teve o privilégio de compartilhar um trabalho ético e feito com compromisso social ao longo de 40 décadas. "É especialmente feliz a data em que o livro é lançado pela Editora Telha, justo no dia em que o Comitê do Nobel anunciou o Prêmio da Paz para dois jornalistas por seu trabalho investigativo em benefício da sociedade. A imprensa livre garante cidadania."

O livro pode ser adquirido no portal da editora

*Jornalista, doutor em Ciências da Saúde (UnB) e coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília.