O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União da segunda-feira, 10 de abril, o edital de processo seletivo (Processo seletivo IBGE 2017) para os cargos de Analista e Agente Censitário. De acordo com o documento, são doze vagas para jornalistas, duas para Produção Gráfica – Editorial (2 vagas), e doze vagas para Programação Visual – Webdesign. O salário será de R$ 4.000,00. distribuídas em diversas especialidades com requisito de nível médio e superior.
Os aprovados serão contratados por tempo determinado para atuação no Censo Agropecuário ainda em 2017. Do quantitativo de vagas oferecidas, 20% serão reservadas aos negros/pardos e 5% aos portadores de necessidades especiais.
Além dos salários citados, os candidatos terão direito a auxílio-alimentação, transporte, férias e 13º salário. A jornada de trabalho será de 40 horas por semana. Os contratados podem ser assinados por até 13 (treze) meses de duração.
Inscrição
Os interessados em concorrer a uma das vagas no processo seletivo IBGE 2017 poderão se inscrever entre 14 horas do dia 10 de abril às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de maio de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora – FGV . A taxa de inscrição custará entre R$ 27,00 e R$ 78,00.
Avaliações
Após o término das inscrições, os candidatos serão avaliados por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, a serem aplicadas no dia 02 de julho de 2017, turno da tarde (13h às 17 horas). Os locais de provas serão informados no dia 26 de junho.
A prova objetiva será composta por 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com 05 (cinco) alternativas e apenas uma resposta correta. Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no dia 04 de julho, enquanto o definitivo sairá no dia 26 do mesmo mês, no site já citado.
Para mais informações e acessar o edital completo, clique aqui.
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sábado, 15 de abril de 2017
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Governo usa verba de publicidade para aprovar reforma da Previdência
"Os veículos de comunicação que aderirem à campanha a favor do projeto terão direito à publicidade federal"
A denúncia é do
jornal o Estado de São Paulo. A verba da propaganda federal, que deveria ser
usada com critérios técnicos e republicanos, será dividida apenas com aqueles
que falam bem das ações do governo Temer.
Num período que
os meios de comunicação atravessam dificuldades financeiras, principalmente os
pequenos, a medida tem como objetivo usar a força do dinheiro para construir
uma imagem positiva. Um dos focos prioritários são os locutores e apresentadores
de rádio, em especial no interior.
O Planalto quer
que esses comunicadores optem por um discurso simpático ao governo que vem
reduzindo verbas sociais, quer retirar os direitos trabalhistas e ainda
reformular a previdência social de forma a inviabilizar as aposentadorias.
Veja abaixo o
que disse o Estadão:
"A ofensiva do
governo para atrair apoio à reforma da Previdência passa agora pela
distribuição das verbas federais de publicidade, principalmente em rádios e
TVs. A estratégia do Palácio do Planalto para afastar as resistências à reforma
é fazer com que locutores e apresentadores populares, principalmente no
Nordeste, expliquem as mudanças sob um ponto de vista positivo. Os veículos de
comunicação que aderirem à campanha terão direito à publicidade federal.
Com esse
roteiro, o Planalto mostra que, além da concessão de cargos e emendas
parlamentares, a propaganda também virou moeda de troca em busca da aprovação
da reforma no Congresso. Os responsáveis pela indicação da mídia que receberá a
verba publicitária são justamente deputados e senadores.
De olho na
eleição de 2018, os parlamentares sabem que, ao conseguir recursos para rádios,
TVs e até jornais do interior, ganham espaço para aparecer nesses meios de
comunicação. O combinado é que, sendo contemplados, votem a favor das alterações
na aposentadoria.
O plano para
conquistar emissoras de grande audiência, na tentativa de virar o jogo, foi
definido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. Nas
palavras de um auxiliar do presidente Michel Temer, a tática "mata dois
coelhos com uma só cajadada". Coube ao líder do governo na Câmara,
Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), receber os pedidos dos parlamentares.
Na prática, o
governo intensificou as articulações políticas para enfrentar o desgaste que
vem sofrendo desde o envio da proposta de reforma à Câmara. Pesquisas mostram
que, nos últimos meses, a popularidade de Temer caiu ainda mais, desabando em
regiões onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito campanha, como
o Nordeste.
Até ontem, o
Placar da Previdência feito pelo Estado indicava que, dos 513 deputados, 273
eram contra as mudanças e 100 a favor. Mesmo entre os que defendiam alterações
na concessão dos benefícios, porém, 85 faziam ressalvas à proposta do governo. Para que a reforma seja aprovada são
necessários 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em duas votações.
Além dessa
estratégia, o governo também vai por no ar novas propagandas para esclarecer
dúvidas a respeito da reforma. Sob o slogan "Previdência. Reformar hoje
para garantir o amanhã", as peças tentarão consertar o que os assessores
de Temer definem como "erros" de comunicação.
Um dos vídeos
dirá, por exemplo, que as pessoas não precisam contribuir com o Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS) durante 49 anos para deixarem de trabalhar. A
aposentadoria proporcional é paga a partir de 25 anos de contribuição."
quinta-feira, 6 de abril de 2017
Jornais: Semanário Brasíia Capital ganha Prêmio Referência Nacional de 2017
O jornal Brasília Capital recebeu o
Prêmio Referência Nacional de 2017. A publicação tem versão on-line e impressa, com dez mil exemplares distribuídos gratuitamente.
A comenda foi entregue na segunda-feira (3),
em cerimônia no teatro do Hotel Royal Tulip, na presença de mais de 400
pessoas, entre convidados e agraciados. A honraria é entregue desde 2007 a
empreendedores pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação
(ANCEC).
A indicação é feita por empresários,
autoridades, advogados, artistas, esportistas, jornalistas através da Ordem do
Clube do Empreendedor, nas categorias Ordem do Mérito do Jornalismo e do
Esporte Mário Filho, Ordem da Música Renato Russo e Ordem do Mérito da Arte e
da Cultura Nelson Rodrigues em todo o território nacional.
A ANCEC avalia critérios como: atendimento,
serviços/produtos, divulgação da imagem, prêmio e certificações conquistadas. ações
culturais e sociais. mídias sociais e reclamações. Essa foi a 10ª edição do Prêmio e
o Brasília Capital foi indicado ao
lado de grandes marcas como Cerpa Cervejaria, Correios, Caixa Econômica
Federal, TV Record, Revista Caras, dentre outras.
A premiação ocorreu na mesma semana em que o Brasília Capital completou sete anos, atingindo
a marca de 305 edições impressas semanais ininterruptas. A premiação foi
entregue ao editor-chefe Orlando Pontes (foto).