quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Uruguai possui a internet mais veloz da América Latina

De Medioslatinos


Según un informe elaborado por Net Index, Uruguay es el país con mayor velocidad de bajada de datos en Internet. Con 9,53 Mbps en promedio, el país ha superado a Chile como líder de América Latina. El servicio de internet es brindado en Uruguay por la empresa estatal Antel (Asociación Nacional de Telecomunicaciones de Uruguay). 
La presidenta del ente, Carolina Cosse, destacó el papel que ha tenido en esta performance el sistema de fibra óptica directa al hogar que es instalada por la empresa estatal. Por este medio, la empresa ya llega a 287.000 hogares. 
El objetivo de Antel es, según las palabras de su presidenta, brindar servicio a 500.000 hogares. A nivel mundial, el servicio uruguayo se encuentra en el puesto 57.

Información publicada en el periódico El Observador de Uruguay. Para más detalles haga click aquí.   

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Canadá oferece bolsas a jornalistas latino-americanos

De Medioslatinos


El Centro de Periodistas Canadienses por la Libertad de Expresión (CJFE, por sus siglas en inglés) ha anunciado la apertura de sus becas Scotiabank/CJFE. La beca, financiada por el banco Scotiabank permitirá a los ganadores asistir durante dos semestres al Massey College de la University of Toronto. 
El programa se inicia en septiembre de este año y finaliza en abril del año entrante. El objetivo de la beca es fortalecer el diálogo inter-americano y explorar temas actuales sobre el periodismo y la libertad de expresión en las Américas. 
Los participantes deberán contar con un mínimo de siete años de experiencia y estar trabajando como periodistas en algún país de Lationamérica o el Caribe. Se requiere asimismo que tengan buen dominio del idioma inglés y que estén dispuestos a dejar su trabajo para participar de la beca. Los interesados deberá enviar una propuesta de un plan de estudios sobre un tema de su interés, teniendo en cuenta que el tema será evaluado desde la perspectiva de la libertad de expresión. 
La beca incluye un estipendio mensual, todos los costos universtarios, costos de viaje, alojamiento, comidas y un seguro de salud. La fecha límite para postularse a la beca es el 1 de marzo de 2013. Para más detalles, sugerimos consultar el siguiente link:


Información publicada en el sitio web del CJFE. Para más detalles haga click aquí.   

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Lei da Comunicação: governo Dilma rompe promessa com a sociedade, diz FNDC

Coletiva no Senado Federal.
Foto de Chico Sant'Anna
Do Carta Maior


O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação divulgou, na última sexta-feira (22), a  nota pública, abaixo transcrita, a respeito da declaração do secretário-executivo do ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, no último dia 20, de que o governo federal não vai tratar da reforma do marco regulatório das comunicações.

“A declaração do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, no último dia 20, de que este governo não vai tratar da reforma do marco regulatório das comunicações, explicita de forma definitiva uma posição que já vinha sendo expressa pelo governo federal, seja nas entrelinhas, seja pelo silêncio diante do tema.

A justificativa utilizada – a de que não haveria tempo suficiente para amadurecer o debate em ano pré-eleitoral – é patética. Apesar dos insistentes esforços da sociedade civil por construir diálogos e formas de participação, o governo Dilma e o governo do ex-presidente Lula optaram deliberadamente por não encaminhar um projeto efetivo de atualização democratizante do marco regulatório. Mas o atual governo foi ainda mais omisso ao sequer considerar a proposta deixada no final do governo do seu antecessor e por não encaminhar quaisquer deliberações aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada em 2009. O que fica claro é a ausência de vontade política e visão estratégica sobre a relevância do tema para o avanço de um projeto de desenvolvimento nacional e a consolidação da democracia brasileira. 

A opção do governo significa, na prática, o alinhamento aos setores mais conservadores e o apoio à manutenção do status quo da comunicação, nada plural, nada diverso e nada democrático. Enquanto países com marcos regulatórios consistentes discutem como atualizá-los frente ao cenário da convergência e países latino-americanos estabelecem novas leis para o setor, o Brasil opta por ficar com a sua, de 1962, ultrapassada e em total desrespeito à Constituição, para proteger os interesses comerciais das grandes empresas.

Ao mesmo tempo em que descumpre o compromisso reiterado de abrir um debate público sobre o tema, o governo federal mantém iniciativas tomadas em estreito diálogo com o setor empresarial, acomodando interesses do mercado e deixando de lado o interesse público. 

No setor de telecomunicações, na mesma data, foi anunciado um pacote de isenção fiscal de 60 bilhões para as empresas de Telecom para o novo Plano Nacional de Banda Larga em sintonia com as demandas das empresas, desmontando a importante iniciativa do governo anterior de recuperar a Telebrás, e encerrando o único espaço de participação da sociedade no debate desta política – o Fórum Brasil Conectado. Somando-se ao pacote anunciado de benesses fiscais, o governo declara publicamente a necessidade de rever o texto do Marco Civil da Internet que trata da neutralidade de rede, numa postura totalmente subserviente aos interesses econômicos.

Na radiodifusão, faz vistas grossas para arrendamentos de rádio e TVs, mantém punições pífias para violações graves que marcam o setor, conduz a portas fechadas a discussão sobre o apagão analógico da televisão, enquanto conduz de forma tímida e errática a discussão sobre o rádio digital em nosso país. Segue tratando as rádios comunitárias de forma discriminatória, sem encaminhar nenhuma das modificações que lhes permitiriam operar em condições isonômicas com o setor comercial. 

Diante desta conjuntura política e do anúncio de que o governo federal não vai dar sequência ao debate de um novo marco regulatório das comunicações, ignorando as resoluções aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação, manifestamos nossa indignação, ao mesmo tempo em que reiteramos o nosso compromisso com este debate fundamental para o avanço da democracia.

De nossa parte, seguiremos lutando. A sociedade brasileira reforçará sua mobilização e sua unidade para construir um Projeto de Lei de Iniciativa Popular para um novo marco regulatório das comunicações. 

Coordenação executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC:

Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub)

Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária - Abraço 

Associação Nacional das Entidades de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões – Aneate

Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Conselho Federal de Psicologia – CFP

CUT - Central Única dos Trabalhadores

Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações - FITTEL 

Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão – Fitert

Intervozes - – Coletivo Brasil de Comunicação Social”

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Curso Prático de Telejornalismo tem inscrições abertas

Mais de 500 estudantes e jornalistas profissionais
foram capacitados na área de televisão. 

Começam nesta segunda-feira, dia 25/2, as inscrições para o Curso Prático de Telejornalismo, com a editora da TV Globo, Aliene Coutinho. Ministrado desde junho de 2002, o curso já capacitou mais de 500 estudantes e jornalistas profissionais na área de televisão. 
Com 24 anos de experiência, desse total 22 anos na TV Globo, Aliene ensina aos alunos como fazer um texto e produção para tv, postura diante das câmeras, entonação e interpretação, com gravações de stand-ups, notas cobertas e matérias externas. Além de dicas de roupas e maquiagem para o vídeo. As aulas são de segunda a sexta, das 19:00 às 22 horas. 27 horas/aula, utilizando equipamentos profissionais. As turmas têm vagas limitadas e são abertas a estudantes de comunicação e jornalistas. Ao final, os alunos recebem certificado e Pen Drive com as gravações individuais.
IMPORTANTE: 
Solicite pelo correio eletrônico alienebsb@gmail.com a ficha de pré-matrícula preencha-a e reenvie ao mesmo endereço eletrônico até o dia 01 de março de 2013.
Datas do curso: de 4 a 14 de março de 2013 ( vagas limitadas- 15 alunos por turma)
De segunda a sexta
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Casa do Ceará, SGAN 910, no Espaço de Cultural García Lorca, fone: 3347-0560/9973-3497 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Venezuela: entra em operação a TV Digital Aberta

Da Agencia Paco Urondo


Sistema de TV Digital da Venezuela utiliza a tecnologia nipo-brasileira.
El ministro de Planificación, Julio De Vido, y el vicepresidente de Venezuela a cargo del Ejecutivo, Nicolás Maduro, inauguran hoy el sistema de TDA en ese país durante un acto en las afueras de Caracas.
Se instalarán trece estaciones de transmisión de tecnología argentina, que darán cobertura a más del 50% de la población. El acto se realiza a las 11 (hora de Venezuela, 12.30 en Argentina) en la comuna de Libertadores, en las afueras de Caracas.
También estarán presentes los ministros de Ciencia y Tecnología, Jorge Alberto Arreaza; de Comunicaciones y Cultura, Ernesto Villegas; el embajador argentino Carlos Cheppi, y el titular de la delegación diplomática venezolana en Buenos Aires, Carlos Martínez Mendoza.
La implementación del sistema de Televisión Digital Abierta (TDA) implica una inversión total de 26,5 millones de dólares en la instalación de telepuertos y 13 antenas de transmisión, a las que se sumarán otras 9 estaciones adicionales que elevarán el nivel de cobertura al 58,3% de la población del país.
De Vido subrayó que las estaciones instaladas "son 100% tecnología argentina", al tiempo que adelantó que ya se está trabajando con Bolivia "para la implementación de un desarrollo similar al de Venezuela". Durante la tarde de hoy, el ministro de Planificación mantuvo una reunión con sus pares de Ciencia y Tecnología y de Comunicación y Cultura, para avanzar en la concreción de una nueva etapa de complementariedad para la capacitación de recursos humanos, tanto técnicos como de producción de materiales.
El acuerdo que puso en marcha la implementación de la TDA en Venezuela, que también comprende la venta de un mínimo de 300.000 decodificadores por un monto de 200 millones de pesos, fue suscripto el 12 de marzo del año pasado por De Vido y Arriaza, sobre la base del convenio de cooperación bilateral firmado en 2004 entre el ex presidente Néstor Kirchner y Chávez.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Frigorifico compra Canal Rural, da RBS


Baseado nos textos de Flavio Ricco, do portal UOL, e Sérgio Ruck Bueno, do Valor


As informações sobre o destino do Canal Rural vinham se arrastando há alguns dias. Finalmente nesta quarta, 20/2, durante a tarde, foi confirmada a negociação com o Grupo JBS, de Joesley Batista. O desejo de se desfazer do veículo fazia parte do processo de reestruturação vivido pela RBS. De acordo com rumores do mercado, a aquisição foi fechada pelo valor de R$ 150 milhões.
Fundado em novembro de 1996, o Canal Rural é transmitido por satélite e pelas operadoras Net, Sky, Via Embratel, e pelas associadas à Neo TV. A emissora produz conteúdos jornalístico, transmite leilões de animais, promove fóruns e seminários setoriais e tem equipes especializadas de jornalismo sediadas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Londrina, Uberaba, Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Ele tem uma audiência estimada em 110 milhões de telespectadores.

Em meio a todo esse processo que envolvia o Canal Rural, também se falou do interesse de Johnny Saad, presidente da Band, em adquirir a emissora. Consultada, a assessoria da Band diz que houve, sim, uma conversa, mas que as negociações não avançaram. O curioso é que, por tabela, uma funcionária do Johnny, Ticiana Villas Boas, casada com o Joesley, se transformou na nova dona.
Foco no Sul
Segundo a RBS, o Canal Rural é uma empresa rentável, que atingiu em 2012 um faturamento de R$ 50 milhões. O motivo da rede gaúcha ter optado pela venda é o fato de este negócio não estar alinhado com a estratégia futura da RBS. 

O Grupo RBS comunicou a venda dizendo que o "compromisso com o agronegócio será mantido e ampliado por meio de novas iniciativas nas áreas de jornalismo e de eventos" e que agora tem como focos de investimento e expansão "os veículos de comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e, nacionalmente, os negócios digitais e a educação executiva".

Lei da TV paga causa polêmica no STF

Do Portugal Digital


O conflito de interesses ganha proporções tão vultosas quanto o tamanho do mercado da televisão por assinatura, que tem cerca de 16,2 milhões de assinantes e atinge mais de 50 milhões de espectadores.

Depois de anos de discussão no Congresso Nacional, a nova Lei da Televisão paga enfrenta nova etapa de debates no Supremo Tribunal Federal (STF). Relator de três ações sobre o assunto, o ministro Luiz Fux convocou audiência pública para conhecer os possíveis prejuízos e benefícios da nova lei antes de formar opinião sobre o tema.
Na apresentação de segunda-feira (18), 15 expositores voltaram a mostrar falta de consenso sobre a lei, editada em 2011. O conflito de interesses ganha proporções tão vultosas quanto o tamanho do mercado da televisão por assinatura, que tem cerca de 16,2 milhões de assinantes e atinge mais de 50 milhões de espectadores. Nos últimos anos, o crescimento do setor foi 200%, turbinado pelo crescimento na classe C.
De um lado, representantes do governo, dos consumidores, dos produtores de conteúdo, das entidades civis e de pesquisadores apontaram benefícios como o incentivo à produção nacional, a manutenção de lucros no Brasil, o combate à verticalização do setor de telecomunicações, o aumento de competitividade e, consequentemente, os preços mais atrativos para o consumidor.
"O brasileiro não se vê na TV por assinatura", disse Gésio Passos, do instituto Intervozes. Segundo ele, 97,5% dos canais são norte-americanos, predomínio que pode ser amenizado com a nova lei. Veridiana Alimonti, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, destacou os benefícios da intervenção legal para o cidadão. "Regulação democrática não restringe direitos do consumidor, ao contrário, promove a garantia dos mesmos".
Do outro lado, representantes do setor de telecomunicações e empresários do mercado de radiodifusão e de TV paga alegaram agressão à propriedade intelectual - devido à obrigação de adotar cotas para conteúdo nacional -, redução de atrativos para o telespectador, desestímulo ao investimento estrangeiro, prejuízo às empresas que investiram no setor pioneiramente e intervencionismo desnecessário do Estado.
"Os pequenos players só entram onde interessa. O grande player, que investiu lá atrás, seguindo regras, vai ser prejudicado", disse Mariana Filizola, da Associação NeoTV. Para Oscar de Oliveira, representante da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura, as cotas para produção nacional prejudicam a qualidade da TV por assinatura. "É uma descaracterização dos canais desejados pelos assinantes".
A divergência de opiniões é tanta que um mesmo tema – emprego - foi usado para subsidiar diferentes pontos de vista. Enquanto os entusiastas da lei apontaram a abertura de novas oportunidades com o incentivo da produção local, os críticos indicaram os prejuízos com a mudança de regras que ajudaram a formar o mercado, levando à redução de investimento e fechamento de empresas  consolidadas.
Ao final da audiência, o ministro Luiz Fux disse que o debate foi produtivo, pois deu mais elementos para equilibrar os valores constitucionais envolvidos na questão. Uma nova audiência com mais 15 expositores está marcada para a próxima segunda-feira (25). 

Comunicação da CLDF tem novos coordenadores

Do Jornalistas & Cia


Francisco Campera
é o novo coordenador
de Comunicação da CLDF
O jornalisra Francisco Câmpera, ex TV Bandeirantes e Época, assumiu a coordenação da Comunicação Social da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em substituição a Christina Abelha. Na Coordenação de Relações Públicas, Selma Mesquita foi nomeada para o lugar de José Coury Neto.
Praticamente toda equipe foi remanejada com a posse da nova mesa diretora da CLDF, que tem como presidente o deputado Distrital Wasny de Roure. As poucas excessões foram as divisões de Divulgação e de Relações com a Imprensa, nas quais permanecem, respectivamente, os jornalistas Zildenor Dourado e Zínia Araripe.
A equipe de Comunicação (61-3348-8005 / 8277 / 8287 / 8286) recebeu a promessa do novo presidente da Casa, deputado distrital Wasny de Roure de que irá priorizar o fortalecimento das ações na área institucional,
entre elas a reformulação da TV Distrital e a criação de uma rádio para o Legislativo da Capital Federal.

Jornalista lança livro sobre a influência da mulher no mundo


Lançamento do livro marca comemoração do Dia Internacional das Mulheres em Brasília e Cuiabá



A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade é um livro que promete gerar reflexões sobre as questões relacionadas às relações entre homens e mulheres. Trata de assuntos conflituosos como submissão, violência, religião e poder. É um livro para ser lido por mulheres e homens.
A obra da jornalista e escritora alagoana Cléa Paixão, que reside em Brasília há quase 18 anos, está sendo lançada em todo o país, e marca as comemorações do 08 de março, Dia Internacional da Mulher, em Brasília e Cuiabá/MT.
Em Brasília, o lançamento faz parte da Sexta Cultura da Casa Thomas Jefferson em homenagem as mulheres. No dia 01/03, das 17 às 21 horas, na quadra 606 Norte, a autora estará autografando sua obra no evento que também marca as comemorações dos 50 anos da Casa Thomas Jefferson em Brasília. Na ocasião haverá exposição de pinturas de Marlene Costa, alusivas as mulheres e concerto da Orquestra Candanga da Universidade de Brasília.
 A escritora apresenta, em sua obra, uma arrojada pesquisa sobre a trajetória feminina, de Eva a Dilma Rousseff, no Brasil e no mundo. A ascensão feminina na família, na religião, na política brasileira e no mundo.
O livro certamente fará história. Como afirmou Maria da Penha, mulher símbolo internacional de luta pelo fim do martírio que é a violência contra as mulheres, e que escreveu a apresentação desta obra: “Esse é, com certeza, um livro para se ler e reler”.
            O prefácio é de Fausto Rodrigues de Lima, promotor de Justiça do Distrito Federal. “Em outros tempos, Cléa sofreria o escárnio social e poderia até arder na fogueira. Nos dias atuais, somente um adjetivo serve nela: C-O-R-A--G-E-M”, afirma Fausto.
            A obra começou a série de lançamentos no Brasil, em Alagoas. A autora realizou palestra e sessão de autógrafos, durante a III FLIMAR - Feira Literária de Marechal Deodoro/AL, em novembro de 2012.

SERVIÇO

Lançamentos: A influência da mulher no mundo: família, religião e sociedade

Brasília:
Dia: 21 de fevereiro – Bate-papo e autógrafos na Livraria Cultura – Casa Park
Hora: 19:30
Local: Livraria Cultura – Casa Park.

Dia: 01 de março – Comemoração do Dia Internacional da Mulher (08 de março)
Hora: das 17 às 21
Local: Casa Thomas Jefferson (filial Asa Norte), SGAN 606, acesso pela via L3 norte – 3442-5599

Cuiabá/MT:
Dia: 08 de março – Dia Internacional da Mulher
Hora: 10:30
Local: Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso
Programação completa:

-08h30min - Café da manhã;
-09h00min - Lançamento nacional do vídeo 2013 da COPEVID (Comissão
Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a
Mulher) do Ministério Público Brasileiro – GNDH/CNPG;
-09h10min – Lançamento do Projeto “Promotoras Legais Populares-
MT”, com a fala das autoridades responsáveis;
-10h00min- Apresentação do vídeo do andamento do Projeto “Lá em casa
quem manda é o respeito”;
-10h30min- Lançamento do livro da escritora e jornalista Cléa Paixão: “A
Influência da Mulher no Mundo”;
-11h00min- Show com o cantor cearense Tião Simpatia.

Unesp: terminam dia 22/2 as inscrições para especialização em Televisão Digital


Curso abordará as novas demandas do mercado
para capacitação de profissionais e recém formados
Seguem até o dia 22 de fevereiro, sexta-feira, as inscrições para as últimas vagas do Curso de Especialização em Televisão Digital da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. As aulas terão início no 16 de março. O curso foi planejado e estruturado para oferecer atualização acadêmica e profissional na área da comunicação audiovisual. O curso será realizado na cidade de São Paulo, capital, na sede da Fundunesp – Fundação para o Desenvolvimento da Unesp. Os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet acessando o endereço eletrônicowww.faac.unesp.br/televisaodigital e enviando documentação via Sedex.
O coordenador do curso, o professor Dr. Juliano Maurício de Carvalho, também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (mestrado profissional) da UNESP, afirma que o objetivo é formar e capacitar profissionais para atuar nos processos de gestão e produção de programas para a televisão e para produtoras independentes dentro do novo cenário da comunicação digital, tornando-os capazes de desenvolver, produzir e avaliar projetos, conteúdos e aplicativos para televisão e outras mídias digitais.
O coordenador destaca que o objetivo do curso será também formar profissionais competentes para operar nas chamadas indústrias criativas e novas demandas da comunicação digital, além de permitir o aprofundamento das pesquisas em comunicação e educação com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre o tema para o fortalecimento da carreira acadêmica.
A grade curricular tem como proposta atender as necessidades de capacitação e qualificação dos profissionais diante do processo de transição tecnológica que passa o Brasil com o apagão analógico da televisão em 2016. “É preciso preparar os profissionais e pesquisadores para uma nova realidade que altera de forma significativa os modos de criação, produção, gestão e distribuição de conteúdos audiovisuais”, explica Carvalho.
Com a marca dos cursos de pós-graduação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP, uma das mais renomadas do país, a especialização reúne um corpo docente altamente qualificado, composto por profissionais, professores doutores e pesquisadores de destaque no mercado de televisão e mídia digital.
O curso está estruturado para ser concluído em 30 sábados, durante 12 meses, com aulas das 8h00 às 18h00. A intenção é oferecer ao mercado um curso com mensalidades acessíveis, no valor de R$ 690,00. Outras informações pelo telefone 11. 3474.5343 ou e-mail televisaodigital@faac.unesp.br.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

TV paga: canais internacionais remeteram R$ 1,311 bilhão ao exterior em 2012

Com base no texto de Samuel Possebon, do TelaViva news


Com base nas regras do  Artigo 39 da MP 2.228/01 é possível estimar que a remessa de valores para o exterior pelos canais estrangeiros que são distribuídos pelos serviços de TV Paga totalizou R$ 1,317 bilhão remetido ao exterior em 2012, contra R$ 1,085 bilhão em 2011. Como exigência para poder enviar toda esta fortuna para o exterior, os canais estrangeiros tiveram que recolher em impostos apenas 3%, ou seja No total, o mecanismo recolheu no ano passado R$ 39,5 milhões.
Em 2012, cresceu em 21,4% o recolhimento feito pelas programadoras internacionais de TV paga pelas regras do Artigo 39 da MP 2.228/01, segundo dados da Ancine. No total, o mecanismo recolheu no ano passado R$ 39,5 milhões, contra R$ 32,55 em 2011; R$ 25,7 milhões em 2010 e R$ 22,3 milhões em 2009. Ou seja, desde 2009 o mercado de TV paga propiciou um aumento de 70% no recolhimento previsto no artigo. Este mecanismo do Artigo 39 prevê que, para ficarem isentas do pagamento de 11% de Condecine sobre as remessas feitas ao exterior, as programadoras podem optar por recolher 3% do total remetido em uma conta corrente destinada a coproduções com produtoras independentes. Esse montante deve ser depositado em uma conta monitorada pela Ancine.
O dado que se depreende desses números, contudo, é ainda mais relevante. Aponta o quanto as programadoras internacionais remeteram ao exterior, já que o recolhimento é equivalente a 3% das remessas (admitindo-se que todas optaram pelo recolhimento dos 3% em detrimento do pagamento de 11% em tributos). Foi um total de R$ 1,317 bilhão remetido ao exterior em 2012, contra R$ 1,085 bilhão em 2011 e R$ 857 milhões em 2010. Note-se que isso não representa necessariamente o lucro dos canais, já que muitos dos custos são pagos diretamente no exterior e há recursos que não são remetidos. O valor também não inclui a receita das joint-ventures internacionais que têm sede no Brasil, como Telecine.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Honduras analisa proposta de Conselho de Comunicação


De Medioslatinos

Una coalición de periodistas y miembros de la sociedad civil denominada C-Libre ha presentado al Poder Ejecutivo un proyecto de ley de comunicaciones, que propone, entre otras medidas, la creación de un Consejo Nacional de Ética en la Comunicación para regular los contenidos publicados en medios escritos, radio y TV. 
El Consejo estaría integrado por un representante del Estado, específicamente del Poder Ejecutivo, un miembro de las organizaciones de la sociedad civil, otro de la Asociación Nacional de Padres de Familia y un representante de cada una de las facultades de Periodismo de las universidades. Mediante esta iniciativa, la organización procura promover que los medios de comunicación se ajusten a las reglas de la moral y las buenas costumbres. 
Entre otras facultades, el Consejo podría hacer inspecciones dentro de los medios de comunicación "para determinar si la información que pretenden dar a conocer es conveniente o no". El proyecto de ley considera asimismo en su artículo 15 la posibilidad de expropiar medios de comunicación.
Establece que si hay incumplimiento de obligaciones entre las instituciones del Estado, sus concesionarios y delegatarios en el sector de las telecomunicaciones, la Comisión Nacional de Telecomunicaciones les impondrá una multa; en caso de que el incumplimiento se reitere, esto será causal de pérdida de la concesión y el Estado tendrá derecho a cobrar en el patrimonio de las personas y empresas que se beneficiaron de la concesión. 
La iniciativa ha despertado polémica entre las organizaciones de prensa hondureñas. "Esperemos que lo que al final se apruebe sea conocido por los diferentes sectores y no sea una iniciativa de una ONG que no tiene representatividad en el ejercicio del periodismo de Honduras", señaló en relación a la iniciativa el presidente nacional del Colegio de Periodistas de Honduras, Juan Ramón Mairena.

Información publicada en el periódico La Prensa de Honduras. Para más detalles haga click aquí

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Livro: A imagem da mulher na mídia


O lançamento do livro “A imagem da mulher na mídia: controle social comparado” será realizado às 19 horas desta segunda-feira (18), no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. 

A obra de autoria de Rachel Moreno, do Observatório da Mulher, analisa como as mulheres são tratadas nos meios de comunicação. O livro incita o debate e compara a legislação sobre a mídia em 12 países que têm determinação sobre o tratamento da imagem da mulher.

O lançamento contará com um debate com a presença da presidenta da entidade, Juvandia Moreira, a secretária nacional de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e coordenadora geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, o presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, Altamiro Borges e da autora.

“O livro nos dá importantes subsídios para esse enfrentamento e inspiração para insistirmos na luta por mudanças nas leis que regem a comunicação no Brasil”, destaca Rosane Bertotti, que assina as orelhas do livro.

Com prefácio do professor da Universidade de Brasília e especialista em comunicação Venício A. de Lima, o livro é leitura indispensável para a mobilização por uma comunicação de qualidade, que contemple a diversidade, pluralidade e o direito à informação.

Sobre a autora

Rachel Moreno é formada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), especializada em Sexualidade Humana e Dinâmica do Movimento Expressivo, pelo Instituto Sedes Sapientiae, e pós-graduada em Sociedade e Meio Ambiente (FESPSP) . Trabalha com pesquisa e atua no movimento feminista.

Ficha técnica

Título: A imagem da mulher na mídia
Subtítulo: controle social comparado
Autora: Rachel Moreno
Páginas: 296
ISBN: 978-85-85938-75-8

Reino Unido já gastou US$ 4,5 milhões para vigiar Assange

Foto: Will Oliver / AFP
Do Irã News, fonte: site do Vermelho


Retrato de Assange é visto na frente da embaixada equatoriana em Londres, onde o australiano se refugia

O governo britânico já gastou mais de US$ 4,5 milhões em vigilância policial para prender o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, segundo estimativas da Scotland Yard divulgadas na sexta-feira (15). O ativista australiano está refugiado desde junho na embaixada do Equador em Londres para evitar sua extradição à Suécia.


Diversos agentes da polícia londrina se revezam em frente à representação diplomática em Knightsbridge. Eles têm ordem de prender Assange por descumprir os termos de sua liberdade condicional caso ele saia do prédio.
O australiano está recluso há oito meses no local por temer uma eventual extradição aos Estados Unidos por parte da Suécia, onde é suspeito de ter cometido quatro delitos de agressão sexual dos quais não foi formalmente acusado.
Assange se refugiou na embaixada em 19 de junho após esgotar todos os recursos legais no Reino Unido.
A maior parte da conta policial (US$ 3,6 milhões) corresponde aos salários dos policiais, que teriam cobrado o mesmo que em qualquer tipo de missão. O restante do valor seria referente às horas extras.
Um porta-voz da embaixada apontou que o governo do Equador, que concedeu asilo político ao australiano em 16 de agosto, estava “preocupado com este custo significativo para o contribuinte”. “Acreditamos que este gasto poderia ser evitado se o governo britânico desse as garantias que o governo equatoriano busca de que não haverá extradição posterior de Julian Assange aos Estados Unidos.”
“Até que tenhamos estas garantias, o governo equatoriano continuará protegendo os direitos humanos de Julian Assange consagrados pelo direito internacional”, concluiu.
Assange sempre se declarou inocente dos crimes denunciados por duas mulheres com as quais afirma ter mantido relações consensuais durante uma viagem a Estocolmo em 2010. O australiano teme que a extradição à Suécia seja apenas uma etapa para sua entrega aos EUA.
O fundador do WikiLeaks e seus partidários acreditam que ele esteja sendo investigado por um tribunal sigiloso norte-americano pelo vazamento de dezenas de milhares de documentos secretos sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão e de despachos confidenciais do Departamento de Estado. Delitos pelos quais poderia ser condenado à morte.

Vaga para analista de Comunicação em Brasília

A Fundação Assis Chateaubriand, instituição vinculada aos Diários Associados e que tem sua sede em Brasília, está selecionando um profissional de Comunicação Social para atuar como analista junto ao projeto Esporte e Cidadania. Apenas uma vaga é ofertada e o candidato deverá ter curso superior em Comunicação Social, Publicidade ou Marketing.
A seleção dará prioridade a quem possuir uma pós graduaçãoem Comunicação e Marketing e/ou em Web Design. Salário e jornada de trabaho não foram informados.
Os interessados devem enviar curriculo vitae até o dia 22/2 para curriculo@facbrasil.org.br assinalando no assunto a expressão " vaga para analista de Comunicação".

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Finlândia recebe inscrições para o programa de jovens Correspondentes Internacionais


FCP 2013 kansikuva

Se você acabou de se formar como jornalista ou está no final do curso, esta é a sua chance! Inscreva-se no Programa para Correspondentes Internacionais! O programa oferece uma bolsa para um jornalista de 20 países diferentes para um curso no mês de agosto de 2013 na Finlândia.
O Programa
O programa começa no dia 05 de agosto e termina no dia 30 de agosto de 2013. O curso inclui aulas sobre a Finlândia hoje, entrevistas com políticos, especialistas e cidadãos, visitas a empresas, centros culturais e instituições. Um final de semana cada participante passa em uma família finlandesa e várias partes da Finlândia serão visitadas. O local do curso oferece uma estrutura completa com computadores, internet, telefone, impressoras e copiadoras para que você possa trabalhar.
O que inclui?A bolsa cobre os gastos de passagens aéreas de ida e volta à Finlândia, transporte local em Helsinque, hospedagem em uma casa de estudantes e o curso incl. refeições, eventos, transporte. O programa não cobre seguro de viagens (obrigatório) e não paga ajuda de custo.
Pré-requisitos
Os candidatos devem ser fluentes no inglês oral e escrito, ter entre 22 e 27 anos e ser capazes de se adaptar a um grupo multinacional em um país estrangeiro.
Mais informações, clique aqui.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Internet: 2,4 bilhões de internautas no planeta

De Medioslatinos


Según un estudio publicado por Pingdom, 2.400.000 de  personas alrededor del mundo están conectadas a Internet. De estos usuarios, 1.100 millones viven en Asia, 519 millones en Europa, 274 millones en América del Norte, 255 millones en América del Sur, 167 millones en África, 90 millones en Medio Oriente y 23 millones en Oceanía. 
Solo China cuenta con 565 millones de internautas, una cifra que supera la de cualquier otra región o subcontinente del mundo. 
Actualmente existen 634 millones de sitios web y más de cuatro mil millones de cuentas de correo electrónico. Según el mismo estudio, el 68% de los emails que se envían son correo no deseado o spam. 
En lo que respecta a las redes sociales, la más popular sigue siendo Facebook, con unos 1.000 millones de usuarios, seguida por Twitter con 200 millones.

Argentina cria empresa pública de telecomunicações

De Medioslatinos


Junto a los cuatro operadores de telefonía móvil privados, los argentinos contarán en breve con el servicio ofrecido por la empresa de capital público Arsat (Argentina de Soluciones Satelitales). 
A través de la marca Libre.ar, la empresa, que desde 2009 estaba registrada como prestadora de servicios de valor agregado, transmisión de datos y transporte de señales de radiodifusión, podrá ofrecer también servicios de comunicaciones móviles y fijas, y revendedor de servicios de telecomunicaciones. 
Por el momento, se prevé que la empresa ofrezca servicios de telefonía móvil, a través de un convenio con cooperativas y pequeñas y medianas empresas, a las que les brindaría servicios mayoristas. La empresa también prevé brindar conectividad a las grandes empresas del sector, que deberán alquilarle ancho de banda. 
La licencia permitiría a la empresa comenzar a operar dentro de 30 días, aunque por el momento Arsat no se ha especificado una fecha de inicio de operaciones.

Información publicada en el periódico argentino Página/12. Para más detalles haga click aquí

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

França: "Proer da Mídia" repassou EU$ 5 bi para socorrer imprensa

Do Opera Mundi

Tribunal de Contas francês destacou que o plano de ajuda à imprensa
teve no período examinado "resultados limitados"

Os dispositivos de ajuda pública à imprensa francesa representaram um montante de 5 bilhões de euros no período 2009-2011, segundo relatório anual do Tribunal de Contas publicado nesta terça-feira (12/02). As subvenções diretas aos jornais e revistas durante esse período procediam sobretudo do Ministério de Cultura e Comunicação, em forma de ajudas à divulgação, ao pluralismo e à modernização, que representaram 324,3 milhões de euros em 2009, indicou o Tribunal de Contas. O Ministério das Finanças, por sua parte, disponibilizava fundos para o desenvolvimento das empresas e dos serviços, e forneceu 159 milhões de euros em 2009.
Os veículos de informação que mais receberam dinheiro durante o período 2009-2011 foram o "Le Monde" (com uma média de 18,5 milhões de euros anuais), "Le Figaro" (17,2 milhões), "Ouest France" (15,8 milhões), "La Croix" (9,99 milhões), "Libération" (9,9 milhões), "Le Parisien-Aujourd'hui en France" (9,3 milhões) e "Le Nouvel Observateur" (7,8 milhões).
Em relação com os exemplares vendidos, os mais subvencionados foram "L'Humanité" (48 centavos por jornal), "La Croix" (32 centavos), "Télérama" (29 centavos), "Le Nouvel Observateur" (29 centavos) e "Libération" (27 centavos). 
O Tribunal de Contas destacou que o plano de ajuda à imprensa teve no período examinado "resultados limitados" que "não estão relacionados" com os meios orçamentários investidos. Os autores do relatório constataram que a renda dos ao redor de 5 mil títulos de imprensa que há na França reduziram 16% ao passar de 10,8 bilhões em 2007 a 9,1 bilhões em 2011.

Nacional, primeira FM de Brasília, completa 40 anos



Proposta da Rádio Nacional FM de Brasília, há quase quatro décadas, era criar uma alternativa para os moradores da cidade que tinham poucas opções de programação musical e de notícias, todas voltadas para um público específico e em frequência AM.

Por Carolina Gonçalves, edição: Graça Adjuto, da Agência Brasil


Brasília – Há quase 40 anos entrava no ar a primeira emissora FM da capital do país. A proposta da Rádio Nacional FM de Brasília era criar uma alternativa para os moradores da cidade que tinham poucas opções de programação musical e de notícias, todas voltadas para um público específico e em frequência AM.
"Não tinha mais gritaria. Nascia uma rádio sóbria, com muita música instrumental e música popular brasileira. Foi criada uma rádio de elite, como ainda é hoje a Nacional FM. Tínhamos Tânia Mara, Carlos Campbell e outros bons nomes entre os locutores", contou Ribamar de Moura, o Riba, que hoje coordena a programação musical da emissora.
Segundo ele, a Rádio Nacional FM conseguiu criar um estilo próprio que até hoje não foi reproduzido por outra emissora. "A Nacional FM trouxe outro estilo de música e locução. A emissora mudou as transmissões na cidade e se tornou pioneira", garantiu. Riba disse ainda que apesar de outras emissoras tentarem seguir os padrões da Nacional FM, "não têm o material físico e humano que a Nacional construiu".
A programação da emissora, que mantém os padrões desde a criação, reúne jornalismo, com quadros de prestação de serviços e programas sobre vários estilos musicais que vão do jazz ao samba. "A Nacional FM sempre lançou também nomes importantes da música e tem um compromisso com os artistas da cidade", acrescentou. Há quatro anos, a emissora organiza festivais de música que lançaram no mercado, recentemente, nomes como os das cantoras Ellen Oléria e Dhi Ribeiro.
A descoberta de talentos musicais caracterizou grande parte da trajetória das emissoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, por exemplo, marcou a história do veículo com as radionovelas, os festivais e os programas de auditório, destacando talentos que ainda permanecem na memória dos ouvintes fiéis, como os programas sustentados pela disputa de audiência sob o comando de Emilinha Borba e Marlene, na época de ouro do rádio.
"A Rádio Nacional do Rio de Janeiro continua recolocando as matrizes do rádio em sua programação, com coberturas completas do carnaval, com o samba de raiz, o jornalismo com a cobertura dos principais fatos do estado e, agora, com o reforço das outras emissoras federais que foram integradas à empresa", disse Taís Ladeira, gerente regional das rádios EBC.
Há quase cinco anos, as emissoras federais do país foram integradas, com a criação da nova empresa de comunicação pública. Entre elas estão a Rádio MEC do Rio de Janeiro e a Rádio MEC AM de Brasília. Atualmente, oito emissoras fazem parte do sistema de rádio da empresa.
A mais recente é a Rádio Nacional do Alto Solimões. A emissora, na verdade, é resultado de uma reivindicação da população da região que tinha apenas acesso a transmissões da Colômbia e do Peru, com músicas e notícias em espanhol. "Eles queriam notícias do nosso país e ouvir músicas em português. A emissora tem uma programação que contempla temas como a educação, a volorização cultural e programas produzidos localmente, envolvendo as nove cidades da região", acrescentou Taís.
Segundo ela, além da prestação de serviços, a emissora, que tem apenas seis anos, representa uma "companhia" para os moradores do Alto Solimões. As sete etnias indígenas que vivem na região têm programas específicos sobre seus idiomas e culturas. A mesma função social do rádio tem sido comprovada pelos produtores e comunicadores da Rádio Nacional da Amazônia, há 36 anos.
Na Rádio Nacional AM de Brasília, criada em 1958, os chamados "sucessos do momento" revelaram canções de Roberto Carlos, Jerry Adriani e Amado Batista, entre outros. O estilo mantido até hoje continua intercalando músicas mais populares com a transmissão de notícias locais e nacionais e as transmissões de futebol, que, recentemente, tiveram as equipes e os equipamentos reforçados.

Proibição do uso de crianças em merchandising passa a valer em março

Da EBC

O Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária - Conar decidiu proibir a veiculação na imprensa escrita, rádio e televisão em peças de merchandising - publicidade disfarçada - com a participação de crianças com menos de 12 anos de idade. A medida entra em vigor no dia 1º de março, mas é considerada inóqua por especialistas do ramo, principalmente por não proibir a publicidade formal.

Ouça a reportagem da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC sobre o tema.

Opinião: Audiência da TV Globo está definhando


Por Altamiro Borges, publicado anteriormente no Blog do Miro

A jornalista Keila Jimenez, da coluna “Outro Canal” da Folha, publicou no dia 12/2 mais uma notícia que confirma a queda de audiência da TV Globo. A emissora perdeu 20% do seu público matinal em dois anos. O artigo deveria ser analisado com cuidado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da presidenta Dilma, que continua garantindo milionários anúncios publicitários oficiais para a famiglia Marinho com base na chamada “mídia técnica”. A audiência definha, mas o governo ajuda a manter o faturamento das Organizações Globo.

Segundo Keila Jimenez, “em 2010, a média de audiência anual da TV Globo das 7h ao meio-dia foi de 8,2 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP. Em 2011, esse número caiu para 7,6 pontos. Em 2012, veio o tão esperado ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Mas a grande aposta da emissora não estancou a queda de ibope pela manhã. A atração registrou menos audiência que os desenhos que a antecediam na faixa, e a Globo encerrou o ano com média de 6,6 pontos”.

Ainda segundo a jornalista, diante da persistente queda da audiência, a direção da Rede Globo pretende fazer novas mudanças na sua programação matinal – já que as implantadas em 2012 “não surtiram o efeito desejado. Pelo contrário, fizeram a rede perder público no horário”. Um em cada cinco telespectadores abandonou a programação matinal do canal. A nova reforma, porém, também pode dar zebra. Há uma acelerada queda de audiência da TV aberta no país, decorrente da sua péssima qualidade, do crescimento da tevê por assinatura e da chamada revolução da internet.

Outras emissoras também sentem os efeitos desta nova realidade, mas de forma menos dolorosa. Em 2010, por exemplo, a TV Record registrou uma média de 5,6 pontos no Ibope na faixa da manhã; em 2012, ela baixou para 5,4; já o SBT caiu de 4,5 para 4,3% pontos de média. Os telespectadores, principalmente os mais jovens, estão fugindo das telinhas. Segundo recente estudo do Ibope, o número de televisores ligados aos domingos na Grande São Paulo despencou de 46,3%, em 2002, para 41,5%, no ano passado.

No caso da TV Globo, a situação é ainda mais dramática. Ela perdeu quase metade da sua audiência aos domingos. “Em 2002, a média diária (das 7h à meia-noite) dos domingos na Globo foi de 20,3 pontos. Em 2011, esse índice caiu para 14,6 pontos. Em 2012, foi para 12,9 pontos”, relata Keila Jimenez em outra reportagem. Para o desespero da famiglia Marinho, a rival TV Record até que se saiu melhor. Em 2002, ela marcou 4,3 pontos aos domingos; subiu para 8,9 em 2009; e ficou em 7,3 pontos no ano passado. 

As opiniões aqui expressas são deresponsabilidade de seus autores]

Opinião: A imprensa brasileira não é democrática

Por Emir Sader, publicado anteriormente no Pátria Latina


A imprensa tradicional brasileira, a velha mídia, não é democrática, de qualquer ponto de vista que seja analisada. 
Antes de tudo, porque não é pluralista. Do editorial à ultima página, a visão dos donos da publicação permeia tudo, tudo é editorializado. Não podem, assim, ter espaço para várias interpretações da realidade, deformada, esta, pela própria interpretação dominante na publicação, do começo ao fim.
Não é democrática porque não contém espaços para distintos pontos de vista nas páginas de debate, com pequenas exceções, que servem para confirmar a regra.
Não é democrática porque expressa o ponto de vista da minoria do país, que tem sido sistematicamente derrotada desde 2002, e provavelmente seguirá sendo derrotada. Não expressa a nova maioria de opinião política que elegeu e reelegeu Lula, elegeu e provavelmente reelegerá a Dilma. A imprensa brasileira expressa a opinião e os interesses da minoria do país.
Não é democrática, porque não se ancora em empresas públicas, mas em empresas privadas, que vivem do lucro. Assim, busca retorno econômico, o que faz com que dependa, essencialmente, não dos eventuais leitores, ouvintes ou telespectadores, mas das agências de publicidade e das grandes empresas que ocupam os enormes espaços publicitários.
São empresas que buscam rentabilidade para sobreviver. Que não se interessam por ter mais público, mas público “qualificado”, isto é, o de maior poder aquisitivo, para mostrar às agências de publicidade que devem anunciar aí. São financiadas, assim, pelas grandes empresas privadas, com quem têm o rabo preso, contra cujos interesses não vão atuar, o que seria dar um tiro no próprio pé.
Não bastasse tudo isso, as grandes empresas da mídia privada são empresas de propriedade familiar. Marinho, Civita, Frias, Mesquita – são não apenas os proprietários, mas seus familiares ocupam os postos decisivos dentro de cada empresa. Não há nenhuma forma de democracia no funcionamento da imprensa privada - são oligarquias, que escolhem entre seus membros os seus sucessores. Nem sequer pro forma há formas de rotatividade. Os membros das famílias ficam dirigindo a empresa até se aposentarem ou morrerem, e designam o filho para sucedê-los.
Tampouco há democracia, nem sequer formal, nas redações dessas empresas. Não são os jornalistas que escolhem os editores. São estes nomeados – e eventualmente demitidos – pelos donos da empresa, os que decidem as pautas, que têm que ser realizadas pelos jornalistas, com as orientações editorializadas da direção.
Uma mídia que quer classificar quem – partidos, governos etc. – é democrático, é autoritária, ditatorial, no seu funcionamento, tanto na eleição dos seus dirigentes, quanto na dinâmica das suas redações.
Como resultado, não é estranho que essa mídia tenha estado ferreamente contra os mais populares e os mais importantes dirigentes políticos do Brasil – Getúlio e Lula. Não por acaso estiveram contra a Revolução de 30 e a favor do movimento contrarrevolucionário de 1932 e o golpe de 1964, que instalou a mais a sangrenta ditadura da nossa história.
Coerentemente, apoiaram os governos de Fernando Collor e de FHC, e se erigiram em direção da oposição aos governos do Lula e da Dilma.
Em suma, a velha imprensa brasileira não é democrática, é um resquício sobrevivente do passado oligárquico do Brasil, que começa a ser superado por governos a que – obviamente – essa imprensa se opõem frontalmente.
A democratização do país começou pelas esferas econômica e social, precisa agora chegar urgentemente às esferas políticas – Congresso, Judiciário – e à imprensa.
País democrático não é só aquele que distribui de forma relativamente igualitária os bens que a sociedade produz, mas o que tem representações políticas eleitas pela vontade popular, e não pelo poder do dinheiro. E que forma suas opiniões de forma pluralista e não oligárquica. Um país em que ninguém deixa de falar, mas em que todos falam para todos.

[As opiniões aqui expressas são deresponsabilidade de seus autores]