Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Jornalismo investigativo no Brasil em debate na TV Câmara

Há uma tendência preocupante no jornalismo brasileiro: a publicação de investigações feitas por órgãos do Estado no lugar das apurações feitas pelos próprios repórteres.
O assunto chamou a atenção do jornalista e professor de Comunicação da Universidade de Brasília, Solano Nascimento, que fez uma pesquisa com as três maiores revistas semanais do país. O resultado da análise virou o livro Os Novos Escribas, assunto da edição do programa Comitê de Imprensa , da TV Câmara, que estreia na sexta-feir a, 30/04, às 22h, e com reprises no domingo, 2/05, às 6h, 11h30, 17h30 e às 23h30 e na segunda, 3/04, às 11h e às 19h30

Congresso de Jornalistas gaúchos debate o futuro da profissão

Com o tema "O Jornalismo a Serviço da Sociedade e a Defesa da Profissão'', o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promove nos dias 14 e 15 de maio o 34º Congresso Estadual dos Jornalistas. O evento que ocorre no Centro de Eventos da Fenac, em Novo Hamburgo é preparatório ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que ocorre em agosto de 2010, em Porto Alegre.
As incrições já podem ser feitas pela Internet, na Sede de Porto Alegre ou nas Delegacias Regionais do Sindicato.O presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Maria Rodrigues Nunes, lembra que haverá um inevitável debate sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.
“Queremos abordar a importância da qualificação profissional e revelar o verdadeiro papel do Jornalista que é de estar a serviço da sociedade.”
A proposta do Congresso também passa pela discussão do cenário profissional, debater a formação de empresas de prestação de serviços em comunicação, analisar a formação em novas mídias e alertar estudantes e profissionais sobre as mudanças do mercado são tarefas que pretendemos concretizar através do evento.

Mais informações no Sindicato pelos fones (51) 3228.8146 ou (51) 3226.0664.

Jornalistas acusam Assembléia do Paraná de limitar trabalho da imprensa

Izabela Vasconcelos, do Comunique-se

Os jornalistas que cobrem as atividades da Assembleia Legislativa do Paraná reclamam de restrição no acesso ao plenário da Casa. O regimento interno permite o acesso apenas dos deputados, mas havia uma liberação para que cinegrafistas e fotógrafos pudessem registrar imagens no espaço do plenário. Ontem (28/04) essa liberação foi retirada.
A regra já é conhecida, por isso os repórteres acompanham as sessões dentro do plenário, mas separados por um vidro. Os questionamentos vieram depois que a Mesa Executiva decidiu seguir à risca o regimento e retirar a liberalidade para que os fotógrafos e cinegrafistas tivessem acesso integral ao plenário. A ordem partiu do 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Antonio Anibelli (PMDB). De acordo com a Casa, o político tomou a decisão por supostos excessos dos profissionais da imprensa.
"Os cinegrafistas e os fotógrafos antes podiam filmar no plenário. Antes eles tínham mais facilidade para chamar os deputados, fazer imagens deles, agora é atrás de um vidro", explicou o repórter Ivan Santos, do portal Bem Paraná.
O jornalista disse que quando chegou à Assembleia ontem, a porta de acesso ao plenário estava fechada, com um segurança em frente.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Márcio Rodrigues, disse que os profissionais jamais desrespeitaram os políticos da Casa e irá solicitar que a Mesa Executiva volte à liberação.
"Vamos soltar uma nota hoje no site e enviar uma solicitação, para que a Casa volte a permitir o acesso dos fotógrafos e cinegrafistas. Dá pra produzir imagens, mas não dá pra fazer de todos os ângulos, com fácil acesso, o que limita o trabalho", afirmou.
Segundo Rodrigues, o clima entre os deputados e os jornalistas da cidade ficou um pouco tenso depois que a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) passou a divulgar supostas irregularidades da Casa, em uma série chamada "Diários Secretos".
De acordo com a diretoria de comunicação da Assembleia, houve um "grande mal entendido" e "factóide". A Casa informou que apenas segue o regimento interno, que não permite o acesso integral ao plenário a pessoas que não sejam funcionários da Assembleia, mas garantiu que voltará a permitir o acesso dos fotógrafos e cinegrafistas. O órgão disse também que os demais jornalistas assistem as sessões no Comitê de Imprensa, mas têm o auxílio de um assessor, que convoca os deputados solicitados pelos repórteres.

UNESCO comemora Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado em todo mundo no dia 3 de maio, dá destaque, este ano, à importância da liberdade de Informação, como parte integrante e indissociável do direito humano fundamental de liberdade de expressão.
O assunto é de especial relevância no Brasil, devido à recente aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Lei Geral de Acesso à Informação (PL.5228/2009), que regulamenta o acesso às informações na administração pública. O projeto de lei, que ainda aguarda apreciação pelo Senado Federal e sanção pelo Presidente da República, representa um grande avanço para a democracia brasileira no sentido de consolidar o compromisso do País com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, especialmente o disposto em seu artigo 19.
Em mensagem divulgada por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, enfatizou a importância de se estabelecer mecanismos de regulamentação do acesso à informação e lembrou que a temática é especialmente relevante para os jornalistas, dado o seu significativo papel na vigilância saudável dos Poderes Públicos e no aprofundamento do debate acerca das ações desenvolvidas pelos governos.
“O direito à informação é essencial para defender outros direitos fundamentais, para fomentar a transparência, a justiça e o desenvolvimento. Juntamente com o princípio de liberdade de expressão, o direito à informação funciona como apoio à democracia. É possível que nós não exerçamos, de maneira consciente, o nosso direito a informação. Mas, cada vez que nós lemos um jornal, ligamos a TV ou rádio para ver ou ouvir o noticiário, ou acessamos a Internet, a qualidade daquilo que nós vemos ou ouvimos depende do acesso que esses meios tiveram a informações atualizadas, críveis e precisas”, afirmou Bokova.
Para celebrar a data, a UNESCO no Brasil está à frente de uma série de ações junto à mídia brasileira, como debates com jornalistas, campanhas de conscientização e eventos que salientam a importância do direito à informação para uma democracia participativa, um governo transparente e um jornalismo de qualidade.
Dentro dessa programação, na terça-feira, dia 4 de maio, o representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, vai expor a visão da organização sobre o direito à informação na 12ª reunião do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, vinculado à Controladoria-Geral da União. O Conselho de Transparência é de extrema importância para essa agenda, pois tem como finalidade sugerir e debater medidas de aperfeiçoamento dos métodos e sistemas de controle e incremento da transparência na gestão da administração pública.
Além dessas ações, a UNESCO também apóia iniciativas de outros organizadores, como o spot criado pela ONG Artigo 19 para ser disseminado por rádios de todo país. A UNESCO e a Artigo 19 encorajam os produtores de rádio a baixarem gratuitamente o spot e utilizá-lo em sua programação nos próximos dias.

Leia a mensagem da Diretora Geral da UNESCO, Irina Bokova, sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, na íntegra: http://www.unesco.org/pt/brasilia/about-the-office/prizes-and-celebrations/world-press-freedom-day/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Justiça diz que exigência de diploma em concurso na UFPR é legal

Enviado pela Fenaj

Em decisão inédita após a equivocada decisão do STF que extinguiu a exigência de diploma de Jornalismo para o exercício regular da profissão, a 4ª Vara Federal de Curitiba rejeitou o mandado de segurança impetrado por um candidato ao cargo de jornalista da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que não possui o diploma de graduação em Jornalismo. Na sentença, juiz Marcos Roberto Araújo dos Santos sustentou que não existe ilegalidade ou abuso de poder quando a exigência do diploma consta expressamente em editais de concursos.
Após passar em primeiro lugar em um concurso público para jornalista da UFPR, Gustavo Carvalho de Aquino teve sua posse no cargo rejeitada pela Universidade por não ter o diploma exigido no edital do concurso e acionou a Justiça. No dia 15 de abril a sentença do juiz Marcos Roberto Araújo dos Santos, do Tribunal Regional Federal, confirmou, na análise do mérito da ação, o que a juíza Soraia Túlio já havia proferido em análise de medida liminar: não houve abuso de poder da UFPR, houve apenas o cumprimento do que constava no edital do concurso."
Constando expressamente no edital do concurso - que, como é sabido, constitui a lei do certame -, a exigência de curso superior para o exercício do cargo, inexiste ilegalidade ou abuso de poder no ato da autoridade impetrada (UFPR) que impediu a posse do candidato", sentenciou o juiz.
Outro trecho da sentença confirma o que a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas vêm sustentando sobre a desastrosa decisão do STF, de que não existe incompatibilidade entre a decisão e a exigência do diploma em concursos públicos ou privados. "Da mesma forma que o empregador da esfera privada está autorizado a contratar jornalistas com ou sem diploma em Jornalismo, o Administrador Público pode optar pela qualificação que entender necessária ao preenchimento do cargo”, avalizou Santos.

Jornalistas paraguaios preparam código de ética profissional

Do blog Jornalismo nas Américas

O Fórum de Jornalistas Paraguaios (Fopep) está elaborando um código de ética para a profissão, informou o jornal ABC Color. A organização afirmou que, diante das críticas saudáveis vindas da sociedade civil ao trabalho dos meios de comunicação, e, ao mesmo tempo, tentativas de censura impulsionadas por motivos ideológicos ou políticos, “os jornalistas devem exercer a profissão com um apego cada vez maior à ética profissional.”
O Fopep também planeja a criação de uma Rede de Alertas para acompanhar casos de agressão a jornalistas e ameaças à liberdade de expressão por todo o país. No dia 27 de abril, o Fopep comemorou quatro anos de sua criação em 2006, que contou com o apoio do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

Inglaterra: The Sun terá edição em 3D antes da Copa

Do M&M Online

O jornal britânico The Sun vai publicar uma "edição 3D", com anúncios publicitários e páginas editoriais coloridas e em terceira dimensão, com lançamento uma semana antes do começo da Copa do Mundo. Uma das atrações, inclusive, será uma tabela de jogos do evento. É a primeira vez que um jornal de relevância nacional adotará este formato.Pela iniciativa, os leitores receberão óculos 3D junto com o jornal. Sabe-se que os anunciantes precisarão investir mais do que o normal se quiserem um anúncio colorido em 3D. A ação será precedida por uma campanha de TV anunciando a novidade.

Internet: Telebrás venderá infra para operadoras no PNBL

Do M&M Online

Esta semana, a expectativa é que a mais recente versão do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) seja apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por essa proposta, segundo o coordenador de programas de inclusão digital do governo federal, Cezar Alvarez, em entrevista à Agência Brasil, haverá isenção de tributação para as empresas que se interessarem em oferecer internet rápida a preços acessíveis; linha de financiamento de R$ 5 bilhões via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); e normas que garantam a qualidade e o preço baixo da banda larga popular do governo federal.
Se o presidente aprovar os pontos da nova versão, o PNBL já pode ser lançado em breve. Pelo menos é o que espera o coordenador de inclusão digital. Segundo Alvarez, o governo pretende vender internet no atacado (links) a preços inferiores aos praticados no mercado. "A média de preço praticada pelo mercado é de cerca de R$ 1,4 mil e queremos vender por menos da metade", diz Alvarez.
A última milha (last mile), que é o acesso à casa do cliente, não será fornecida pelo governo no PNBL. O acesso será feito pelas operadoras privadas que comprarão os links do governo. Além de fornecer o backbone (por meio da rede de fibras ópticas de 16 mil Km da Eletronet e, talvez, de outras redes governamentais como o Serpro e até mesmo de elétricas), a Telebrás deverá, mais à frente, criar o backhaul (camada de rede que fica entre o núcleo ou backbone e o acesso à casa do cliente).
A Telebrás não tem o backhaul atualmente. Mas o objetivo é ambicioso: "Queremos chegar à Copa do Mundo (daqui a pouco mais de um mês) com uma rede capilarizada com mais de um fornecedor capaz de oferecer novos serviços", afirmou o coordenador do governo. Além desses pontos, o PNBL deve trazer um conjunto de elementos de regulamentação, formas para aumentar a capacidade das redes existentes e ampliação das redes 3G (terceira geração) para dar mais qualidade à internet móvel.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Opas lança VI Premio Latino-americano de Jornalismo

A Organização Panamericana de Saúde - Opas lançou o edital para as inscrições ao VI Premio Latinoamericano de Periodismo. Os temas centrais serão Urbanismo e Saúde e Sífilis e Gonoréia.
Veja abaixo, em espanhol, mais detalhes sobre o prêmio.

El objetivo del premio es dar visibilidad a la labor de los periodistas que ayudan a informar y sensibilizar a la sociedad sobre temas críticos de salud. Conferido anualmente, el premio es convocado por Red-Salud y sus socios, la Organización Panamericana de la Salud (OPS), la Iniciativa de Comunicación y la Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano.
Los temas escogidos este año coinciden con el del Día Mundial de la Salud 2010, que enfocó en el urbanismo y la salud, y con los redoblados esfuerzos de los países de América Latina y el Caribe de eliminar la sífilis congénita, un grave problema de salud pública que, según los últimos datos disponibles, afectó a más de 164.000 niños en América Latina y el Caribe en 2007.
Para la categoría "Urbanismo y Salud", el concurso está abierto a trabajos periodísticos publicados entre el 30 de junio de 2009 y el 30 de junio de 2010. La fecha límite de inscripción vía Internet es el 30 de junio de 2010.
Se premiarán las publicaciones que pongan de relieve los efectos que tiene en la salud humana la vida en las ciudades y que ayuden a dar a conocer y promover iniciativas que conviertan a los centros urbanos en lugares más saludables.

En la categoría "Sífilis congénita", se considerarán trabajos publicados entre el 29 de octubre de 2009 y el 29 de octubre de 2010. La fecha límite de inscripción vía Internet es el 29 de octubre de 2010. El premio en esta categoría reconocerá a periodistas que contribuyen a informar y sensibilizar al público en general, a los proveedores de servicios de salud y a los gobiernos, sobre la transmisión madre a hijo de la infección por sífilis.
En ambas categorías, el ganador del primer premio recibirá la suma de US $2.000, el del segundo premio, US $1.000 y el del tercer premio, US $500. Los ganadores de los tres premios también se harán acreedores a la publicación de sus trabajos en el sitio web de Red-Salud y la inclusión de sus nombres en el Boletín Red-Salud que se publicará después de la entrega.
El concurso está abierto a periodistas oriundos o residentes en los países de América Latina y el Caribe quienes sean, o se hagan, miembros de Red-Salud. Los trabajos inscritos pueden ser individuales o colectivos, de cualquier género periodístico (reportaje, crónica, entrevista, noticia, etc.), y publicados - en español o portugués- en periódicos, revistas o medios electrónicos de carácter comercial, de cualquier país de Latinoamérica o El Caribe. Cada periodista o grupo de periodistas podrá enviar únicamente un trabajo.

Para mais informações sobre as regras do concurso, clique aqui Ou contacte Donna Eberwine-Villagran, correo electrónico: eberwind@paho.org, tel. +1 202 974 3122, Área de Gestión del Conocimiento y Comunicación, OPS/OMS -https://webmail.paho.org/exchweb/bin/redir.asp?URL=http://www.paho.org/

Enlaces:

VI Premio Latinoamericano de Periodismo en Salud, Red-Salud 2010 - Condiciones

Boletín Red-Salud - 72 - Municipios, ciudades y comunidades saludables

Día Mundial de Salud 2010 (OPS) - "Urbanismo y vida saludable"

Iniciativa regional para la eliminación de la transmisión maternoinfantil del VIH y de la sífilis congénita en América Latina y el Caribe: Documento conceptual (2009)

Livro: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia ganha nova edição

Acontece no dia 05 de maio, quarta-feira, em Brasília, o lançamento da edição revista e ampliada do livro “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia”.

Depois de 10 mil exemplares vendidos em duas edições e seis reimpressões, o livro foi revisto pelos autores e ampliado com novos capítulos. Grande parte dos autores é de Brasília e atua em instituições como Iesb, UniCEUB, Católica, Presidência da República, Banco do Brasil, Embrapa, Câmara dos Deputados. Há também autores que atuam no Rio de Janeiro, São Paulo, Estados Unidos e Europa.
O livro tem entre os autores Carlos Chagas, Manuel Chaparro, Luiz Amaral, João Forni, João Curvello, Roberto Seabra, Beth Brandão, Wilson Bueno, Luciano Milhomem, entre outros. Todos os recursos obtidos com a venda dos livros são doados à Missão Criança.
Um dos capítulos inéditos é sobre capacitação de porta-vozes, incluindo realização de media training, de Jorge Duarte e Armando Medeiros. O outro é sobre planejamento estratégico em Assessoria de Imprensa”, de Gisele Lorenzetti e Eduardo Ribeiro.
Serviço:
Dia: dia 05 de maio, quarta-feira, 19h30.
Brasília, restaurante Carpe-diem

Globo Internacional cresce 20% na AL em fevereiro

André Mermelstein, do Tela Viva news

A TV Globo Internacional, canal pago do grupo voltado a estrangeiros e brasileiros no exterior, teve um crescimento de 20% em sua base de assinantes na América Latina no mês de fevereiro, em relação ao mês anterior.
No ano, de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010, o crecimento foi de 30% na base, na região.Os maiores aumentos foram na Argentina e na Venezuela. A emissora atribui o crescimento à estratégia adotada antes do Carnaval, quando abriu o sinal para degustação em toda a base em 22 operadoras de 17 países. Ao todo, a Globo internacional tem mais de 555 mil assinantes em 115 países, no mundo todo.

Janela indiscreta:twitter revela estratégia ruralista e causa impasse

Renata Camargo, do Congresso em Foco

O embate entre ambientalistas e ruralistas na comissão especial que discute mudanças no Código Florestal brasileiro teve mais um capítulo nesta terça-feira (27). Sem justificativa, o presidente da comissão, Moacir Micheletto (PMDB-PR), cancelou a reunião marcada para a tarde de hoje em que seria discutido o cronograma de trabalho da comissão. Apesar do cancelamento, um grupo reservado de deputados se reuniu nesta tarde com o relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) para definir essa agenda de trabalho.
A reunião interna não foi comunicada a todos os membros da comissão, que só souberam dela pelo twitter do deputado Homero Pereira (PPS-MT), que participou do encontro ocorrido no gabinete de Aldo Rebelo. Para essa reunião reservada foram convocados apenas parlamentares que defendem interesses da bancada ruralista, o que provocou revolta de deputados ligados aos ambientalistas, que classificaram a estratégia ruralista como “absurda”.
“Um presidente tem a prerrogativa de convocar e cancelar a reunião. Mas ter uma reunião interna sem que os próprios membros da comissão sejam avisados é um absurdo. Se o relator não quer ouvir os setores de oposição a suas ideias, não posso impedir. O que vou exigir é que a comissão trace um cronograma, pois o relator não pode ficar escondendo os prazos e operar de surpresa”, disse o deputado Ivan Valente (Psol-SP).

Para ler o restante desta matéria, clique aqui.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Internet. 163 municípios receberam internet sem fio gratuita

De Elvira Lobato, da Folha de São Paulo

O Ministério das Comunicações lançou edital de licitação para levar internet sem fio gratuita a 163 cidades. Na lista dos municípios que serão beneficiados com os investimentos federais estão 61 prefeituras do PMDB e 36 do PT, e o restante está distribuído entre os partidos da base aliada.

Os dois grandes partidos de oposição, PSDB e DEM, que, administram 1.390 municípios, foram praticamente ignorados. A única prefeitura tucana na listagem é Divinópolis (MG), enquanto Fernandópolis (SP) é a única do Democratas. O ministério é comandado pelo PMDB. O atual ministro, José Arthur Filardi, é homem de confiança do ex-ministro Hélio Costa, que deve disputar o governo de Minas Gerais em aliança com o PT.

A pasta prevê gastar R$ 100 milhões na implantação dos 163 projetos. O leilão para seleção da empresa (ou consórcio) que vai fornecer os sistemas, está previsto para o dia 12 de maio, mas o edital não estabelece prazo nem cronograma para a implantação dos projetos.

Informática: adeus aos disquetes

Disquetes: coisa da pré-história?
A empresa Sony anunciou que vai parar a produção de disquetes de 3,5" no próximo ano. O disquete foi nos anos 90 a principal mídia para guardar arquivos informatizados, mas no final da mesma década a Apple já lançaria o primeiro computador sem entrada para disquetes. Este tipo de mídia foi rapidamente substituído pelos CDs, pelas pen drive ou flash, segundo a nomenclatura anglofônica - ou clé usb, como preferem os franceses, e mais recentemente pelos HDs externos.
Desde 2009, a Sony já não mais fabrica leitores de disquetes.
Somente a emprtesa japonesa chegou a comercializar por ano 47 milhões de disquetes, em 2000, mas agora, em 2009, não passam de 8,5 milhões.
Segundo os especialistas, os disquetes terão ainda uma sobrevida na Índia e em países do 3º mundo, onde são muitos populares por conta do preço.

Livro recupera a História Cultural da Imprensa do Brasil de 1800 a 1900

Vai ser lançado, no dia 25/05, o livro História Cultural da Imprensa – 1800-1900 , de Marialva Barbosa. O livro complementa uma pesquisa sobre os 200 anos da história cultural da imprensa brasileira. Em 2007, também pela Mauad X, foi publicado o volume que se refere ao século XX (História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000) e agora, em 2010, Marialva Barbosa oferece aos leitores os primeiros anos da imprensa no Brasil, no século XIX.
Com revelações instigantes, como o capítulo referente aos escravos e à leitura, o volume sobre os anos 1800-1900 nos oferece “uma história viva e vibrante”, como assinala Marco Morel, que assina o prefácio:
“Estamos convidados a redescobrir e reconhecer um século XIX, do nascente ao poente, que faz parte de nossa trajetória coletiva em permanente construção”.
Este livro torna-se fonte de consulta obrigatória para os que, de fato, querem conhecer a história dos impressos do século XIX e, sobretudo, para os que pretendem ir além dos lugares comuns, conhecendo a realidade em torno dos múltiplos atores dos periódicos desse século e de seus possíveis leitores, mais diversos do que até então se acreditava.

TV Paga chega a 26 milhões de pessoas no Brasil

O Brasil chegou ao final do primeiro trimestre deste ano com 7,9 milhões de casas que têm TV por assinatura, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 3,3 moradores por residência, o serviço chega a mais de 26 milhões de brasileiros.
Em março deste ano foram registrados mais 194.137 novos assinantes, um crescimento de 2,5% em relação ao número de assinantes de fevereiro. No ano, o setor acumula um crescimento de 3,9%.
O crescimento maior da TV por assinatura, nos últimos 12 meses, foi verificado na Região Norte, com 48,2% de novas assinaturas. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste, com 27,7%, e Sudeste, com 20,6%.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Rede Nacional de Comunicação Pública leva TV Brasil a 100 milhões de brasileiros

No dia 3 de maio começa a transmissão simultânea da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). Formada pelos quatro canais próprios da EBC, por sete emissoras universitárias e por 15 emissoras públicas estaduais, a rede levará a programação da TV Brasil para cerca de 100 milhões de brasileiros, de 23 estados.
Esse número de canais da rede sobe para 765 já que algumas das parceiras dispõem de redes particulares, constituídas por geradoras afiliadas e retransmissoras próprias. Além dos canais de TV aberta, a TV Brasil também pode ser acessada pelos telespectadores na TV por assinatura e por meio da parabólica (banda C).

TV por assinatura e parabólica

A distribuição da programação dos canais da EBC pelas operadoras de TV por assinatura em todas as tecnologias utilizadas no país é obrigatória. No final de 2009, mais de 6,8 milhões assinantes da TV paga recebiam o sinal da TV Brasil. Na TV a cabo, que detém 61% dos clientes deste tipo de serviço, o sinal da TV Brasil ficou disponível para 98% dos assinantes.
A programação da TV Brasil também é distribuída gratuitamente para quem possui a antena parabólica que capta no satélite Brasilsat C2 o sinal da TV para todo o País.
Hoje a estimativa sobre a quantidade destas antenas varia entre 14 e 20 milhões de equipamentos. De acordo com pesquisa realizada pelo Datafolha, dos 10% de brasileiros que declaram assistir a TV Brasil, 42% o fazem pela parabólica, 36% pela televisão aberta e 22% pela TV por assinatura.

domingo, 25 de abril de 2010

Diploma: professores lançam manifesto em defesa da formação jornalística de nível superior

Terminou dia 23, em Recife, o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). Na plenária final, foi aprovada Carta do Recife, que faz uma defesa da formação jornalística superior .
Confira abaixo a íntegra do manifesto:

Diante dos crescentes impactos da decisão do Supremo Tribunal Federal que, em 17 de junho de 2009, aboliu a exigência de formação universitária específica para o exercício do Jornalismo, os participantes do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ), realizado na Universidade Católica de Pernambuco, no Recife, entre os dias 21 e 23 de abril de 2010, reafirmam a urgente criação de mecanismos de regulamentação profissional ao Jornalismo. Em uma realidade marcada pelo oligopólio do controle dos principais meios de comunicação, seja em níveis regionais ou nacional, a regulamentação se torna um fator imprescindível para assegurar a produção de um jornalismo plural e pautado por interesses públicos. O desafio de ampliar a luta intransigente em defesa da formação universitária específica para o exercício do Jornalismo é um compromisso, urgente, de estudantes, docentes e profissionais da área, bem como dos setores da sociedade civil organizada.

Neste contexto, a proposta de criação de Novas Diretrizes Curriculares ao Ensino de Jornalismo - elaborada por comissão de especialistas nomeada pelo MEC, em 2009 -precisa ser urgentemente aprovada, possibilitando assim o fortalecimento do ensino e a formação profissional específica. Os participantes do 13º ENPJ defendem, assim, a imediata aprovação de diretrizes próprias ao ensino de Jornalismo, criando condições concretas para padronizar indicadores de qualidade e compromisso na formação universitária da profissão.

Numa perspectiva mais ampla, no âmbito da defesa do direito humano à comunicação, os professores de Jornalismo entendem que é fundamental dar conseqüência às decisões da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, especialmente no que tange à implantação do Conselho Nacional de Comunicação. É urgente estabelecer debate público que contribua para a definição de um novo marco regulatório, que inclua dispositivos da extinta Lei de Imprensa e se torne instrumento capaz de regular o funcionamento e democratizar o acesso à mídia no Brasil.

Em outro aspecto, a existência dos mais de 400 cursos de graduação em Comunicação Social-Habilitação em Jornalismo demanda mais investimento e atenção, por parte dos gestores, seja no que diz respeito a espaço, infraestrutura laboratorial ou quadro docente, demonstrando a compreensão estratégica que a formação jornalística pode propiciar à conquista de cidadania, a partir da oferta de uma informação plural e preocupada com as demandas sociais, e não mais meramente mercadológica.

Por fim, os participantes do 13º ENPJ cobram imediatas providências das autoridades responsáveis (judiciário, legislativo e executivo) frente às constantes ameaças que vem comprometendo o exercício do Jornalismo, com agressões verbais e físicas a profissionais da área, feitas por alguns poucos que se sentem tão à vontade para agir à revelia da legislação que ousam responsabilizar jornalistas quando estes divulgam o que não lhes agrada. Tais ameaças à democracia precisam ter um basta e isso é responsabilidade dos setores do poder público.

Recife, Pernambuco, 23 de abril de 2010.

Conheça o perfil da blogosfera hispânica

Foi apresentado durante as VII Jornadas de Blogs y Medios de Granada – Espanha um relatório sobre o estado da blogosfera hispânica. Veja abaixo, em espanhol, os principais indicadores:

• Número de blogs indexados en Bitacoras.com: 417.371
• Número de posts indexados: 6.344.246
• Número de enlaces procesados 35.289.497
• Número de bloggers registrados con perfil completo:157.773

A análise trata tanto dos blogs quanto dos blogueiros. Sexo, idade, localização,utilização de redes sociais, etc. Dentre as principais conclusões destacam-se que apenas 5,41% dos blogs hispânicos são atualizados com freqüência e que apenas 3,20% podem ser realmente considerados ativos.
O blogueiro hispânico padrão é um homem de 25 a 34 anos, localizado, principalmente, na Espanha, (52,3%), Argentina, (10,6%), México (8,7%) e Chile (7,8%).
Quanto maior o desenvolvimento do país, menor é a concentração dos blogueiros nas capitais. Na Espanha, a concentração maior se divide entre Madri, 38%, e Barcelona, 22%. Já na América Latina, o blogueiro é um típico morador das capitais: Cidade do Panamá, 94,3%; Cidade da Guatemala, 88%; Montevidéu, 86%; San Salvador, 83%; Lima, 76%; Santiago, 62%; Buenos Aires, 60,2%; Caracas, 58%; Bogotá, 53%; San Juan, 52%;.
Ele utiliza o Twitter como principal complemento de sua atividade bloguera. O tema preferido é da atualidade. Uma das principais funções do blogueiro hispânico é utilizar os blogs como ferramenta de denúncia social (pornografia infantil, anorexia) e para protestar politicamente contra medidas que cerceiam a liberdade cultural e na Internet (direito autoral, uso de músicas e vídeos, etc.). Publica principalmente nos dias úteis, com destaque ara as quartas e quintas feiras à tarde.

Para ler o informe completo, em espanhol, clique aqui

Internet: sindicatos de jornalistas reformulam seus portais

Dos Pampas ao Amazonas, sindicatos de jornalistas investem em reformulações de seus portais na Internet. Em Manaus, o sítio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas promete atualizaçõesdiárias com informações variadas, desde as manchetes dos principais jornais de Manaus, do Amazonas, do Brasil e do mundo até notícias sobre a profissão de jornalista, concursos públicos, e prêmios que estão em andamento.
Em Porto Alegre, o sítio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio Grande do Sul está passando por reformulações. A entidade também está no twitter.
Em Brasília, o sítio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Distrito Federal tem cara nova já há algumas semanas. No momento, os temas de destaque são as negociações salariais, já que a data-base de Brasília é 1º de abril. O Sindicato cadastra pelo portal currículos de jornalistas em busca de emprego e também possui uma bolsa de emprego.
É sempre bom que os jornalistas deem uma passadinha pelos portais de suas entidades

sábado, 24 de abril de 2010

Opinião: Quem "controla" a mídia?

Por Venício Lima, em Carta Maior

Você já ouviu falar em Alexander Lebedev, Alexander Pugachev, Rupert Murdoch, Carlos Slim ou Nuno Rocha dos Santos Vasconcelos? Talvez não, mas eles já “controlam” boa parte da informação e do entretenimento que circulam no planeta e, muito provavelmente, chegam diariamente até você, leitor(a).
Enquanto na América Latina, inclusive no Brasil, a grande mídia continua a “fazer de conta” que as ameaças à liberdade de expressão partem exclusivamente do Estado, em nível global, confirma-se a tendência de concentração da propriedade e controle da mídia por uns poucos mega empresários.
Na verdade, uma das conseqüências da crise internacional que atinge, sobretudo, a mídia impressa, tem sido a compra de títulos tradicionais por investidores – russos, árabes, australianos, latino-americanos, portugueses – cujo compromisso maior é exclusivamente o sucesso de seus negócios. Aparentemente, não há espaço para o interesse público.

Na Europa e nos Estados Unidos

Para ler o restante deste artigo, clique aqui

As opiniões aqui postadas são de responsabilidade de seus autores

Mobilização pede liberação de Mumia Abu-Jamal

Preso desde 1981, Mumia Abu-Jamal, jornalista norte-americano e ex-militante dos Panteras Negras, hoje com 56 anos, já perdeu a metade da sua vida no corredor da morte. Entidades da sociedade civil, dentre elas o Repórteres Sem Fronteiras, lançaram uma petição internacional pela revisão da pena imposta a Abu-Jamal.

Se você quiser subscrever a petição, disponível em seis idiomas,clique aqui.

Veja abaixo, em espanhol, o manifesto do RSF

Nosotros, Reporteros sin Fronteras, organización internacional de defensa de la libertad de prensa, nos hacemos eco de la petición internacional de apoyo al periodista Mumia Abu-Jamal, que ya ha pasado la mitad de su vida en el corredor de la muerte.
Nacido el 24 de abril de 1954, periodista alternativo y ex militante de los Black Panthers, conocido como « la voz de los sin voz », Mumia Abu-Jamal fue arrestado y encarcelado el 9 de diciembre de 1981 por el asesinato de un policía, crimen que siempre ha negado. Su pena de muerte, en 1982, tras un juicio lleno de racismo e irregularidades de procedimiento da mucho de qué pensar en cuanto a su culpabilidad real. No obstante, la Corte Suprema denegó dos veces, en octubre de 2008 y abril de 2009, los dos requerimientos de su abogado, quien pedía que se abriese un nuevo juicio : en el primero alegaba las presiones ejercidas sobre los testigos para obtener la pena de muerte del periodista, en el segundo la selección discriminatoria y racista del jurado cuando se abrió el juicio en 1982.
El 27 de marzo de 2008, el Tercer Circuito de Cortes de Apelaciones de Pensilvania se pronunció a favor de la selección de un nuevo jurado encargado de decidir sobre la condena infligida a Mumia Abu-Jamal. Por desgracia, el gobierno del Estado de Pensilvania apeló ante la Corte Suprema, la cual ordenó a la Corte de Apelaciones de Pensilvania, el 19 de enero de 2010, que cambiese su decisión anterior. Se trata de un grave revés judicial que podría acelerar la ejecución de Mumia Abu-Jamal.
Nosotros, Reporteros sin Fronteras, consideramos que :

- Mumia Abu-Jamal no se benefició de un juicio justo y por esta razón se le debe volver a juzgar con todas las garantías de imparcialidad.

- La pena de muerte de Mumia Abu-Jamal añade al escándalo de un juicio inicuo, la duda de la que debe beneficiarse el acusado al igual que en cualquier Estado de derecho.

- La condición de periodista militante de Mumia Abu-Jamal tuvo importancia a la hora de condenarle a muerte, en 1982, en contra de los principios de libertad de conciencia y de libertad de expresión reconocidos por la Constitución de los Estados Unidos de América.

- La ley adoptada por el Estado de Pensilvania en 1996 – también llamada « Ley Mumia » -, que prohibe cualquier tipo de imagen y cualquier grabación sonora y filmada de un preso condenado a muerte, viola el principio de libre circulación de la información ratificado por la Constitución y la legislación federal.

- La pena de muerte es incompatible con el Estado de derecho y debe ser abolida en Estados Unidos al igual que en cualquier otro lugar donde todavía se aplique o mantenga en su pincipio.

Para cualquier información y apoyo a Mumia Abu-Jamal, contactar con :

Law Offices of Robert R. Bryan 2088 Union Street, Suite 4, San Francisco, CA 94123-4117 http://www.MumiaLegalDefense.org

Fórum debate cobertura da mídia entre América Latina e Europa

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e o Instituto Cervantes promovem, no próximo dia 26, Fórum de Debates com o tema "América Latina, Europa e a Cobertura da Mídia".
Para discutir o assunto foram convidados o mestre em comunicação pela USP Renato Rovai, que além de já ter trabalhado na Editora Globo é editor da Revista Fórum é também, diretor editorial da Publisher Brasil; e o jornalista espanhol Manoel Lombao.
Além de presidente da Circom (organização que congrega as 300 TVs regionais européias), Lombao é autor de vários livros, comentarista da RNE e TVE Galícia e atualmente, diretor do Instituto Cervantes, em Brasília.
Ambos irão revelar os bastidores da cobertura da mídia sobre as relações entre América Latina e a Europa em evento que tem início às 19h30, na sede do Sindicato dos Jornalistas.
A participação é gratuita, aberta a todos os interessados, profissionais e estudantes de jornalismo.

Publicidade: governo Lula investiu R$ 1,179 bilhão em 2009

Por Robert Galbraith, do M&M Online

O governo brasileiro manteve estáveis seus investimentos em mídia no ano de 2009 apesar da crise financeira global que impactou a economia brasileira. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) divulgou em seu site oficial que foram investidos R$ 1,179 bilhões contabilizando os investimentos da administração direta e indireta cifras que superam as de 2008 em 2,6%. A maior fatia foi investida pelas empresas estatais que respondem com R$ 724 milhões, enquanto as da administração direta investiram R$ 455 milhões.
Por órgão da administração direta o maior investimento é da Secom com R$ 124 milhões, seguida do Ministério da Saúde, com R$$ 114 milhões; e Turismo, com R$ 30 milhões. Entre as estatais, os maiores investimentos foram do BNDES com R$ 45 milhões, seguidos da Eletrobras com R$ 23 milhões. Os números da Petrobras, por ser empresa de capital misto, não aparecem na relação.
Os números, porém, são inferiores em 6,9% aos R$ 1,267 bilhão investidos em 2006, último ano de eleições gerais. A expectativa nesse sentido é que os investimentos de 2010 tenham um significativo crescimento por conta das eleições. Os investimentos da administração direta estão orçados em R$ 700 milhões para este ano, mas terão de cumprir a restrição da legislação eleitoral que não permite que o montante efetivamente gasto ultrapasse a média dos últimos três anos que é de R$ 377 milhões. O salto, portanto, deverá se concentrar nas empresas estatais que por concorrerem no mercado estão livres de amarras orçamentárias.

TV Paga: artigo 39 recolheu R$ 22 milhões no ano de 2009

Por Samuel Possebon, do TelaViva news

As programadoras de TV por assinatura recolheram, em 2009, R$ 22,323 milhões pelo artigo 39 da MP 2.228/01, que regulamenta as regras para funcionamento da Ancine e para o setor videofonográfico. As informações fazem parte do relatório financeiro da Ancine, consolidado em março. Esse montante foi 34% superior ao que havia sido recolhido em 2008, o que está em linha com o crescimento do mercado brasileiro de TV por assinatura. O recolhimento pelo artigo 39 tem uma característica diferente do recolhimento convencional da Condecine sobre obras audiovisuais: o montante pode ser usado pela programadora em co-produções brasileiras, dependendo da adequação dos projetos apresentados e da aprovação pela agência. A alíquota recolhida pelo artigo 39 é de 3% sobre as remessas ao exterior.
A série histórica mostra que o total recolhido é recorde desde que o artigo 39 foi aplicado pela primeira vez, em meados de 2002. No segundo semestre de 2009, o montante anualizado superou o período de melhores resultados do mecanismo, que havia sido em setembro de 2005. A programadora que mais recolheu recursos via artigo 39 em 2009 foi a HBO, com R$ 10,989 milhões; seguida pela Turner com R$ 4 milhões; Fox, com R$ 2,98 milhões; Discovery, com R$ 2,6 milhões; MTV Latin America com R$ 547 mil; DLA com R$ 430 mil; Buena Vista, com R$ 385 mil; e MGM com R$ 204 mil. Outras programadoras, somadas, recolheram menos de R$ 60 mil. Desde que a regra do artigo 39 começou a ser aplicada, em 2002, foram recolhidos pelo mecanismo R$ 117,9 milhões.
No ano de 2009, cerca de 52% do montante recolhido (R$ 11,8 milhões) foi efetivamente aplicado em co-produções. Os maiores investimentos em co-produção partiram da HBO (R$ 4,86 milhões), Turner (R$ 3,23 milhões), Fox (R$ 1,16 milhão), Discovery (R$ 1,6 milhão), Buena Vista (R$ 680 mil), MTV Networks Latin America (R$ 476 mil), AXN Latin America (R$ 160 mil) e MGM (R$ 70 mil). Parte dos recursos do artigo 39 aplicados em co-produções em 2009 pode fazer parte do total recolhido em 2008, já que há 180 dias para aplicação dos recursos.

Cinema: EUA e Canadá promovem festivais de filme brasileiro

Dois festivais de cinema na América do Norte vão abrir uma vitrine para o cinema nacional.
No Canadá, estão abertas até o dia 12 de julho as inscrições para o Festival de Cinema Brasileiro de Toronto (BRAFFT - Brazilian Film & Television Festival of Toronto), evento que acontece de 23 a 26 de setembro na cidade canadense.
Serão aceitos trabalhos de todos os gêneros realizados no Brasil por brasileiros, no exterior por brasileiros ou coproduções desde que o idioma predominante no filme seja o português.
Para participar da mostra competitiva do festival, os filmes devem ser falados em português, ter sido lançados ou finalizados nos últimos dois anos e estar legendado em inglês.
Mais informações aqui.

Um pouco mais ao Sul, em Los Angeles, é a vez do 3º Los Angeles Brazilian Film Festival, o LABRFF 2010 que acontece de 27 abril a 02 de maio, no The Landmark Theatre. O LABRFF 2010, que terá o diretor Fernando Meirelles presidindo o juri, faz uma homenagem aos 15 anos da retomada do cinema brasileiro, como ‘Carlota Joaquina’, da Carla Camurati, ‘O Quatrilho’, de Fábio Barreto e ‘Lavoura Arcaica’, de Luiz Fernando Carvalho.
A programação completa do festival conta com mais de 60 filmes brasileiros. A grade inclui 25 longas com 11 premiéres norte-americanas e 9 premiéres na Califórnia, 7 documentários, 32 curtas e 3 curtas de língua inglesa produzidos por brasileiros. A programação do LABRFF consiste em mostras competitivas e paralelas, painéis de discussão, seminários, networking.
Mais informações sobre os filmes, sinopses, horários e datas de exibição, aqui

Argentina: jornalistas registram em mapa pressões de anunciantes e proprietários de veículos

O Fórum de Jornalismo Argentino (Fopea, na sigla em espanhol) publicou na internet um mapa interativo contabilizando 147 casos de agressão a jornalistas e ameaças à liberdade de expressão no país em 2009.
As violações são separadas por mês, distrito, características do evento e tipo de agressor. A novidade é que, além do tradicional acompanhamento de ameaças e agressões físicas, o trabalho também registra casos envolvendo pressões feitas por anunciantes, proprietários de meios de comunicação, diretores de veículos públicos e funcionários.
Segundo o site Diarios sobre Diarios é a primeira vez que esses possíveis agressores entram em um levantamento desse tipo. Também há casos de negativa de acesso a informação pública.
"Observamos o crescente uso de verbas de publicidade oficial e privada para presionar e condicionar os meios de comunicação e jornalistas”, explica o Fopea. No entanto, segundo a organização, muitos desses casos não são difundidos por temor a represálias: “Ajudar a vencer esas barreiras é um objetivo central do monitoramento.”

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Emprego: Cruz Vermelha seleciona jornalista

A Cruz Vermelha Internacional - uma organização humanitária - procura profissional para trabalhar na assessoria de Comunicação.
Os candidatos podem cadastrar seu currículo aqui , manifestando interesse na vaga do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

EBC lança hotsite para comemorar aniversário de Brasília

A EBC - Empresa Brasil de Comunicação - lançou o hotsite Brasília 50 anos com uma programação especial para comemorar o aniversário da capital do país.
Na página em destaque, o internauta tem acesso a todo o conteúdo produzido pelas Rádios Nacional, TV Brasil e Agência Brasil, que inclui áudios, vídeos, textos e fotos históricas, além de reportagens, matérias especiais, radiodocumentários, e a radionovela "Brasília no coração do Brasil”.

Confira a programação aqui :

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Católicos montam rede para cobrir Congresso Eucarístico

O Sistema Canção Nova de Comunicação, através da rádio, TV e internet, fará ampla cobertura jornalística dos eventos católicos que acontecem, em maio, na capital brasileira.
A partir de seu estúdio recém-inaugurado em Brasília, atuará como "cabeça de rede" cedendo imagens de TV, às mídias interessadas.
Serão 32 horas de transmissão ao vivo da Assembleia Nacional dos Bispos, de 4 a 10 de maio, e do Congresso Eucarístico Nacional (CEN 2010), entre 13 e 16 de maio.

Reforma Agrária ganha Rede de Comunicadores

Enviado por Carolina Ribeiro

A Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária será lançada em Brasília, no dia 27 (terça-feira), às 19h, na sede do SindMterô. Durante o ato de lançamento haverá um debate com a participação do cientista político e professor da UnB Venício Lima, do jornalista da Carta Capital Leandro Fortes e do assessor do Instituto de Estudos Sócio-Econômicos (Inesc) Edélcio Vigna.
A criação da Rede é uma resposta à campanha de criminalização dos movimentos sociais que lutam pela reforma agrária. Essa ofensiva é liderada pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reproduzida pela bancada ruralista no Congresso Nacional e pela mídia conservadora, e apoiada pelos setores reacionários instalados no Poder Judiciário. Esse processo culminou, no final de 2009, com a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o MST.
A Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária já foi lançada em São Paulo, no dia 11 de março, na sede do Sindicato dos Jornalistas e está em processo de criação no Rio de Janeiro, Ceará e Bahia. A proposta da Rede é denunciar as barbaridades cometidas pelos latifundiários no campo, pressionar o governo federal para atualizar os índices de produtividade rural, divulgar o protagonismo da agricultura familiar e exigir que o Estado brasileiro pague a dívida social secular com os trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Ajude você também a escrever a história de um Brasil para todos! Visite nosso blog (www.reformaagraria.blog.br) e faça parte desta luta.

Serviço:

Lançamento da Rede de Comunicadores pela Reforma Agrária
• Dia – 27 de abril (terça-feira)
• Horário – 19h
• Local – SindMetrôConic – Edifício Venâncio V Cobertura Brasília / DF
• Mesa de debates: Leandro Fortes (Repórter da Carta Capital) Venício Lima (Núcleo de Mídia e Política da UnB) Edelcio Vigna (Assessor do Inesc)

Ipea: banda larga custa dez vezes mais no Brasil

Em 2009, o brasileiro gastava, proporcionalmente à renda per capita, dez vezes mais que os habitantes dos países desenvolvidos para ter banda larga. Essa é uma das informações do Comunicado n° 46 do Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas - Ipea, que será divulgado na segunda-feira 26, às 14h30 em Brasília, em coletiva online transmitida para todo o Brasil.
O estudo foi feito pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea. Intitulado Análise e recomendações para as políticas públicas de massificação de acesso à internet em banda larga, o comunicado avalia a defasagem brasileira no setor e faz recomendações sobre as políticas para de massificar esse tipo de acesso.
Para fazer o diagnóstico da penetração de banda larga fixa, foram utilizados dados por estado, porte do município, localização (urbana e rural) e faixa de renda, além de informações sobre concentração de mercado e situação internacional do acesso à internet em banda larga.
Os dados são da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, do IBGE; do Sistema de Coleta de Informações (Sici), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); da União Internacional de Telecomunicações (UIT); e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
As recomendações sobre políticas voltadas para a massificação do acesso em banda larga dizem respeito à redução das lacunas de mercado e de acesso; redução da carga tributária e dos custos dos investimentos; e redução da defasagem tecnológica e da lacuna de velocidade de acesso à internet em banda larga.
A apresentação será feita pelos técnicos Luis Kubota e Rodrigo Abdalla, da Diset.
Haverá transmissão online pelos sites http://www.ipea.gov.br/ e https://webmail.ipea.gov.br/owa/redir.aspx?C=33d030a52fe44710bc91ad61884409e4&URL=http%3a%2f%2fwww.agencia.ipea.gov.br. Jornalistas interessados podem participar da coletiva online e ter as perguntas respondidas ao vivo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

EUA: inscrições abertas para bolsa de jornalismo científico

Por Ingrid Bachmann, do blog Jornalismo nas Américas

Jornalistas latino-americanos que cobrem ciência e meio ambiente têm até 14 de maio para se inscrever no processo seletivo da bolsa Ealy, que financiará a participação na Oficina de Jornalismo Científico Jack F. Ealy, na Califórnia, nos Estados Unidos, de 12 a 16 de julho de 2010, informa a IJNet.
A oficina, organizada pelo Instituto das Américas, tratará das mudanças climáticas, seu impacto na América Latina e os desafios para cobrir o tema. A bolsa cobre gastos de passagem, transporte, hospedagem e alimentação. Podem se inscrever no processo seletivo jornalistas de qualquer país das Américas que trabalhem para meios de comunicação em espanhol e português, e que tenham ao menos três anos de experiência. É exigida fluência em espanhol.

Para mais informações, clique aqui.

UFSC seleciona dois professores de jornalismo

A UFSC acaba de lançar o edital de concurso público para preenchimento de duas vagas de professor efetivo, DE, do Departamento de Jornalismo. Os concursos são nas áreas de Jornalismo e Editoração (o programa tem ênfase em Telejornalismo) e Jornalismo Visual.
As inscrições vão até o dia 10 de maio de 2010 e, para ambas as vagas, o requisito para provimento no cargo é título de Doutor na área de Comunicação.
Para ler o edital completo, clique aqui e para conferir o Manual do Candidato, aqui. No manual estão, nas páginas 109 e 110, os programas completos dos concursos, o que possibilita maior clareza sobre o campo de conhecimento requerido.

Argentina: Mães da Praça de Maio protestam contra jornalistas cúmplices da ditadura

Do blog Jornalismo nas Américas

As Mães da Praça de Maio, uma associação de mulheres que tiveram filhos desaparecidos durante a ditadura na Argentina (1976-1983), anunciaram uma manifestação para julgamento ético e político dos jornalistas cúmplices com o regime militar.
O encontro será no dia 29 de abril, às 17h, na Praça de Maio, em frente à Casa Rosada (sede do governo argentino), onde o grupo se reúne tradicionalmente todas as quintas-feiras para manter vivos na memória do país os crimes cometidos durante a ditadura.
“O silêncio cúmplice, a ocultação e a mentira possibilitaram que o terrorismo de Estado pudesse aniquilar milhares de pessoas”, diz a convocação do encontro. “Muitos jornalistas, que sabiam o que acontecia, foram participantes necessários desse genocídio”, continua a nota.

Outras notícias relacionadas:
» Jornalistas foram espiões do exército durante ditadura argentina

Comunicação legislativa: TV Senado, TV Câmara e TV ALESP transmitem juntas em Sampa

As TV Senado, TV Câmara e TV ALESP passam a transmitir conjuntamente pelo canal 61 em São Paulo. As programações serão simultâneas, 24 horas por dia.
Depois de um ano e meio de operação com um transmissor de baixa potência,as transmissões passam para uma potência que soma 15KW, o que permitirá que as emissoras públicas cheguem aos lares de quase 20 milhões de habitantes de São
Paulo, em sinal aberto, gratuito e com alta qualidade.
O próximo passo será a inclusão dos sinais das emissoras de Câmaras Municipais, onde os sinais dos transmissores estejam disponíveis.
O modelo de operação que está sendo testado em São Paulo servirá de referência para a expansão da Rede Legislativa de TV Digital em todo o País.
A rede já foi aprovada na Câmara, mas no Senado ainda está em estudos. A proposta prevê a transmissão digital pelo sistema de multiprogramação, o qual permite subdividir um canal digital em quatro. Assim, cada nível do poder legislativo (municipal, estadual e as duas casas federais) utilisaria um dos quatro canais.
No Senado, contudo, há a tese de que aquela Casa deve investir na multiprogramação. Assim os quatro canais possíveis seriam utilizados para transmitir simultaneamente conteúdos diferenciados. Por exemplo, uma sessão do Plenário e uma CPI (hoje o plenário tem prevalência sobre as CPIs que atraem mais público) ou duas ou mais comissões de trabalho. Há projeto também para que um dos canais seja utilizado em atividades de educação à distância, inclusive para capacitar servidores dos legislativos estaduais e municipais.
A expectativa das assembléias estaduais e câmaras municipais neste processo é que os custos dos equipamentos e instalações sejam rateados e, se possível, bancados pelos "primos ricos", as duas Casas do Congresso Nacional.
O questionamento que este blogueiro faz, é se os canais legislativos não estariam assim reproduzindo a filosofia das redes comerciais de TV, em que a programação é basicamente nacional, quase sem espaço para os conteúdos locais e estaduais.
Num momento em que o próprio Congresso Nacional debate a regionalização da produção, melhor seria existir a mais ampla diversidade de conteúdos e de emissores, com cada espaço legislativo operando a sua própria emissora de TV, e se possível de rádio. Ganharia a transparência pública, ganharia a diversidade cultural, ganharia a cidadania.

Vaga para jornalista de economia em São Paulo

A S/A Comunicação contrata jornalista sênior na área de Economia e/ou Negócios, com ampla experiência tanto em veículos de comunicação como em assessoria de imprensa e fluente em inglês.
Currículos para sacomunicacao@sacomunicacao.com.

Minc e EBC financiam documentário sobre Brasília 50 Anos

Do blog da EBC / TV Brasil

A Empresa Brasil de Comunicação – EBC e a Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV) assinaram, dia 20/04, o termo de compromisso para a produção de um documentário inédito sobre a história da construção de Brasília. O projeto vencedor do concurso lançado é “A Cidade é uma só”, da produtora 400 Filmes – Serviços de Produção Ltda, de Brasília.
O vencedor do concurso “Brasília 50 Anos – da Construção à inauguração”, receberá apoio para a produção da obra no valor de R$ 400 mil e terá que produzir o documentário de 52 minutos em cento e oitenta dias. A obra será exibida na TV Brasil, parceira da SAV/Minc em vários projetos de fomento à produção independente de audiovisuais. A EBC também acompanha o processo de produção do documentário.
Para o diretor do projeto vencedor, Adirley Queiroz, será um grande desafio produzir um documentário de 52 minutos em 180 dias mas não se intimida.
“Eu já sei o que eu quero para esse documentário. Vou contar a história de Brasília de uma outra perspectiva. A Brasília que está fora da cidade planejada, fora do Plano Piloto mas com uma visão poética”, garante.
Além do “Brasília 50 Anos”, o Minc e a EBC estão juntos em diversas outras parcerias de fomento à produção independente, como os projetos Curta Criança 2010 e Longa DOC. A edição atual do Curta Criança, que está em curso, selecionará projetos para a produção da modalidade ficção, como nos anos anteriores, e também para os formatos documentário e animação. O Longa DOC, projeto para a produção de documentários de longa-metragem, selecionará por concurso, dez projetos para a produção de documentários de temática livre e tempo estimado entre 70 e 90 minutos.

Simpósio Internacional de Jornalismo em linha será transmitido pela internet

Do blog Jornalismo das Américas

O 11º Simpósio Internacional de Jornalismo em linha poderá ser acompanhado em tempo real na internet, nos dias 23 e 24 de abril de 2010. Jornalistas, acadêmicos e diretores de meios de comunicação participarão do encontro em Austin, no Texas, co-patrocinado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.
O simpósio começa na sexta-feira às 10h30, no horário de Brasília (8h30 no horário de Austin). A palestra de abertura, "O futuro da mídia = arte + ciência", será apresentada por Steven Kydd, diretor de conteúdo da Demand Media, especializada em tecnologia e mídias sociais.
Os temas de debate incluem notícias online, o uso crescente da internet móvel, estratégias de sobrevivência dos jornais na era digital, jornalismo participativo, jornalismo sem fins lucrativos e experiências internacionais de jornalismo online.
Para mais informações, clique aqui . O programa do simpósio está disponível aqui.

Honduras: já são 7 os jornalistas mortos depois da queda de Zelaya

Há 45 dias, desde a última eleição em Honduras, que designou novo presidente para ocupar o cargo de Manuel Zelaya, vítima de um golpe de estado, já foram assassinados sete jornalistas em Honduras. Segundo o Repórteres sem Fronteiras, o clima naquele país é de "amaeaças cada vez mais alarmantes".
Georgino Orellana é o 7º jornalista assassinado, recebeu um tiro na cabeça quando deixava a Rádio Progreso, emissora onde trabalhava. Quando do golpe de estado, a emissora foi uma das primeiras a serem ocupadas pelo exército hondurenho.

Veja abaixo, em espanhol, o informe do RSF


Georgino Orellana es el séptimo periodista asesinado en mes y medio. El periodista, que dirigía un programa en la Televisión de Honduras, salía de las instalaciones del canal cuando un desconocido que le esperaba afuera lo mató de un balazo en la cabeza, la noche del 20 de abril de 2010 en San Pedro Sula. Este año Honduras se ha clasificado como el país más peligroso del planeta para los profesionales de los medios de comunicación. Una ola de violencia que ha forzado a tres periodistas al exilio.
El móvil del asesinato de Georgino Orellana aún se desconoce y su asesino se dio a la fuga. El periodista, quien también era catedrático universitario, trabajó diez años como reportero de la corporación Televicentro. Expresamos nuestras condolencias a su familia y colegas.
Héctor Iván Mejía, jefe de la policía de San Pedro Sula, aseguró que este asesinato “no quedará impune”. Pese a las recientes promesas del gobierno, no se ha hecho justicia en ninguno de los casos que tuvieron lugar tras el golpe de Estado del 28 de junio de 2009, estén o no ligados directamente a este evento. Ya de por sí víctima de una gran inseguridad, la prensa hondureña vive desde entonces una situación aún más dramática.
Testimonio de esta situación son las amenazas dirigidas contra Radio Progreso, ocupada por el ejército horas después del golpe de Estado para impedir que difundiera información sobre éste . Contactados por Reporteros sin Fronteras, los directivos de Radio Progreso solicitaron que los nombres de sus periodistas y colaboradores amenazados de muerte permanecieran en el anonimato por cuestiones de seguridad.
Por otra parte, el 20 de abril la estación comunitaria La Voz de Zacate Grande fue víctima de intimidaciones por parte de la policía local y de los guardias privados del empresario Miguel Facussé Barjum, quien sostiene un conflicto agrario con la Asociación para el Desarrollo de la Península de Zacate Grande, cuya causa defiende la estación radiofónica.
Asimismo, el 9 de abril de 2010 las instalaciones del Canal 40, en Tocoa (región de la costa atlántica), fueron balaceadas, según información del Comité por la libre expresión (C-Libre). El atentado se atribuye a dos individuos, de los que el periodista y conductor de televisión Emilio Oviedo Reyes se queja haber sido blanco tras el golpe de Estado.
En esta misma ciudad fue asesinado Nahúm Palacios . Es probable que el ejercicio de su profesión sea la causa del crimen que, precisamente, Emilio Oviedo Reyes había denunciado a la policía.
Finalmente, el 12 de abril pasado una jurisdicción penal de Tegucigalpa liberó a cuatro funcionarios de la Comisión Nacional de Telecomunicaciones (Conatel), entre ellos al expresidente Miguel Ángel Rodas, acusados por el ministerio público de “abuso de autoridad”. Los cuatro funcionarios ordenaron en septiembre pasado el cierre y la confiscación del material de Radio Globo y Cholusat TV (Canal 36) –los dos principales medios de comunicación de oposición al golpe de Estado– en el momento de la instalación del estado de excepción, tras el regreso clandestino de Manuel Zelaya al país .
La juez Martha Murillo consideró que la libertad de expresión “no había sido bloqueada en una situación de estado de excepción”. Sin embargo, el artículo 73 de la Constitución hondureña prohibe toda confiscación de material o interrupción del trabajo de un medio de comunicación, en nombre del principio de la libertad de expresión. Además, esta garantía constitucional no puede ser suspendida en caso de estado de sitio, recuerda C-Libre.

UFRGS abre concurso para professor de Radiojornalismo

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) abriu concurso para professor adjunto na área de Radiojornalismo. Os requisitos para avaga são: Graduação em Jornalismo, Mestrado e Doutorado em Comunicação ou áreas afins.
As inscrições estão abertas até 03 de maio, por este enlace.
Os pontos do programa e demais informações estão aqui.
O edital 09/2010 pode ser consultado aqui.

TST manda Serpro respeitar jornada de 5 horas para jornalista

O Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro que lançou edital de concurso para seleção de jornalistas, exigindo jornada de 40 horas para os profissionais que irá contratar, acaba de perder no TST uma ação sobre o mesmo tema e terá que respeitar as 5 horas previstas na refulamentação profissional. Além disso pagar três horas extras diárias a uma profissional que editava na Bahia a página da empresa estatal na Internet.
Seria muito bom para os futuros selecionados e também para o próprio Serpro que ele alterasse o edital do novo concurso, adequando-o à decisão do TST.

Veja abaixo o informe da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal Superior do Trabalho


A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) seguiu a jurisprudência da Corte e rejeitou (não conheceu) recurso do Serviço ao reconhecer o direito de uma empregada ao enquadramento como jornalista e à jornada reduzida prevista no art. 303 da CLT - a duração normal do trabalho de jornalista não deverá exceder a cinco horas.
Segundo o juiz convocado Roberto Pessoa, relator na Turma, as obrigações contratuais são definidas pelas atividades efetivamente desenvolvidas pelo empregado, sendo irrelevante o ramo da empresa. No presente caso, o juiz concluiu, no quadro delineado pelo Tribunal Regional do Trabalho baiano (5ª Região) que a empregada era responsável pela edição dos portais do Serpro, veiculados na rede mundial de computadores destinados ao público externo.
Desde o Primeiro Grau, a empregada teve reconhecido o direito à jornada reduzida. Em sua defesa, o Serpro afirmou pertencer à categoria de empresa pública federal, com atividade preponderante de processamento de dados de toda a máquina administrativa do governo federal, além de inexistir em seu quadro funcional atribuições inerentes a empresa jornalística.
Porém, de acordo com o testemunho de uma estagiária, a empregada encaminhava revista publicada pelo Serpro, releases de alguns eventos e fazia a comunicação eletrônica, sempre com notícias relacionadas à empresa. Quando do seu estágio, realizava as mesmas atividades dela, qual seja: redação das matérias das revistas, de um jornalzinho interno e o envio de notícias para a imprensa externa.
O Serpro tentou reverter sentença de Primeiro Grau desfavorável, que o condenou ao pagamento de três horas extras diárias à empregada, após enquadrá-la na categoria profissional de jornalista. Pleiteou, se mantido o reconhecimento, diante das atribuições, fosse ela comparada, por analogia, à função de redator-chefe, por responder pela comunicação social da empresa, a incidir, no caso, o artigo 306 da CLT (excepciona, entre outros, o cargo de redator-chefe da jornada de cinco horas).
Convicto de a empregada se enquadrar na hipótese da jornada especial aplicável aos jornalistas, ainda que de empresa não jornalística, o Regional manteve a sentença. O Serpro ainda opôs embargos, também rejeitados.
No recurso ao TST, o Serpro ainda insistiu no enquadramento da empregada no artigo 306 da CLT, por receber gratificação de função, auferida somente àqueles que exercem cargo de confiança.
Mas ela não detinha fidúcia especial o bastante para caracterizar sua atividade como de confiança, disse o juiz Roberto Pessoa, mesmo porque, o valor da gratificação (quinze por cento do salário base) não se mostrou compatível com a confiança que a empresa pretendeu demonstrar. Assim, ele manteve a decisão do Regional, e afirmou que, para concluir de outra forma, seria necessário o reexame da moldura fático-probatória, vedada no TST, pela Súmula nº 126. (RR-215600-64.2003.5.05.0016)

terça-feira, 20 de abril de 2010

Jornalismo desportivo da TV Brasil vai focar esportes olímpicos

Do blog da EBC

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação – EBC – aprovou, por unanimidade, na na terça-feira, 20/4, parecer da Câmara Temática de Jornalismo e Esportes favorável à proposta da diretoria-executiva da empresa para uma política de esportes.
A proposta prevê uma cobertura esportiva diferenciada com foco principal em esportes olímpicos, paraolímpicos e outras modalidades mais competitivas.
Vários conselheiros defenderam a ampliação de transmissões de caráter esportivo, como parajogos, futebol feminino e comunitário e jogos regionais. Na início da reunião foram debatidas questões referentes à programação da TV Brasil.
O conselho também iniciou a discussão em torno da lista múltipla de onde sairão os nomes dos novos conselheiros. O debate será concluído em uma reunião extraordinária marcada para o dia 11 de maio.

Banco Mundial libera base de dados a jornalistas e pesquisadores

O Banco Mundial decidiu abrir o acesso a mais de dois mil indicadores sobre financiamentos, negócios, saúde, economia e desenvolvimento humano, que até então só eram fornecidos mediante assinatura paga.
A decisão do Banco Mundial faz parte de um esforço de facilitar o acesso a informações a pesquisadores acadêmicos, jornalistas, estudantes e ONGs.
Para acessar a base de dados em espanhol do Banco Mundial, clique aqui.

Internet: rede social reúne 23 povos indígenas

Baseado no M&M Online

Quase 2 milhões de indígenas, de 23 diferentes povos, já passaram pelo portal Índios On-Line em seis anos (clique aqui para acessar). Um dos gestores do portal, Alex Pankararu, diz que a intenção, este ano, é desenvolver e colocar em funcionamento a rádio web para atingir um número ainda maior de indígenas.
"É um sonho antigo já, colocar a rádio dentro do portal para atingir uma parte do nosso público que são os indígenas mais velhos, que têm dificuldade de ler. Isso já melhorou com os vídeos mas o rádio tem mais abrangência ainda", diz o gestor, originário do povo Pankararu (tribo de Pernambuco).
O portal, ou rede social, nasceu em 2004, com a idéia original de interligar sete povos indígenas - Kiri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe e Tumbalalá (todos da Bahia), os Xucuru-Kariri e Kariri-Xocó (de Alagoas) e os Pankararu (de Pernambuco). Mas a rede extrapolou os objetivos iniciais e, a partir do ano passado, passou a ter o suporte do Ministério da Cultura (MinC) por meio do programa "Pontos de Cultura Viva".
Atualmente, os gestores da rede, como o próprio Alex, são voluntários (são cerca de 80 gestores, dos 23 diferentes povos) e trabalham para alimentar o portal e fazer a mediação dos comentários e das postagens.Mais recentemente, o portal associou-se ao projeto "Celulares Indígenas", realizado pela ONG Thydewá, e, em parceria com o MinC e o instituto Oi Futuro, para fazer postagens de vídeos no portal. "Com os vídeos, feitos com celulares e câmeras digitais, viramos cineastas dos povos que visitamos. Isso ajuda a aumentar ainda mais o portal e a auto-estima das pessoas", diz Alex.
O gestor Alex define-se como um curioso em relação à informática. Viveu em São Paulo por alguns anos e trabalhou com máquinas IBM "sem sistema operacional", recorda. Ao voltar para sua aldeia, tomou conhecimento do incipiente portal Índios On-Line e foi convidado a mostrar aos demais indígenas como usar tanto os equipamentos quanto o próprio portal. E foi assim que passou a gestor da rede.
Com a perspectiva de colocar no ar a rádio web, Alex, contudo, lembra que há problemas estruturais, ainda maiores do que eventuais falhas de conexão com a internet. Em muitas aldeias, a falta de energia elétrica é um problema sério o suficiente, por exemplo, para impedir que o Gesac (Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão) monte telecentros.
"A energia não roda", diz. Em outros locais, a energia é capaz de mover apenas notebooks que têm baixo consumo de eletricidade.

ULPICC reúne pesquisadores no Brasil

Acontece de 20 a 22 de outubro, em São Cristóvão, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o III Congresso do capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULPICC-Br).
Sob o tema geral A formação da Economia Política da Comunicação e da Cultura no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios, o congresso reunirá estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir a formação e desafios deste campo disciplinar em nossa sociedade, bem como sua contribuição para a construção de um pensamento crítico no campo da Comunicação e da Cultura.
O evento será composto por 4 painéis temáticos e pelas sessões de apresentação de trabalhos, divididas em 5 Grupos Técnicos:
  • Políticas de Comunicação,
  • Indústrias Midiáticas,
  • Comunicação Pública, Popular ou Alternativa;
  • Políticas Culturais e Economia da Cultura e
  • Teorias e Temas Emergentes.

TV Digital: Índia vai testar sistema SBTVD

A índica vai testar o sistema nipo-brasileiro de TV digital. "Embora tenham optado pelo padrão DVB, os indianos ainda não implementaram a TV digital", explica o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa.
Para o assessor da Casa Civil, o padrão brasileiro é o mais adequado à Índia, uma vez que o país tem apenas 2% de penetração de banda larga e 87% de penetração da TV aberta. Além disso, há a necessidade de multiprogramação, por conta dos diferentes dialetos.
Além da Índia, o governo brasileiro vem prospectando a adoção do padrão por parte do comitê de assuntos indígenas nos Estados Unidos. O comitê teria liberdade para adotar padrões diferentes em suas transmissões dentro dos territórios indígenas. A ideia é que sejam colocados no mercado receptores híbridos, capazes de recber os sinais ATSC e ISDB-Tb, permitindo que os indígenas recebam os sinais abertos comerciais, além de canais voltados às suas comunidades, em dialetos indígenas. "Comercialmente, não há valor nesta adoção", diz André Barbosa, "mas seria uma ótima ferramenta de marketing para padrão, inclusive no México e no Canadá".

UERN seleciona dois professores de Comunicação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN está com concurso aberto para professor de Comunicação. São duas vagas para Comunicação Social no Campus Central de Mossoró/RN. É necessário titulação mínima de mestrado.

Detalhes das vagas:
Professor Assistente - 01 vaga - Publicidade e Propaganda (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda com Mestrado em Comunicação Social ou áreas afins).

Professor Assistente - 01 vaga 40 hs - Novas Tecnologias (Graduação em Comunicação Social com Mestrado em Comunicação ou áreas afins).

O edital completo está disponível aqui.

As datas limites para inscrições são: 25 de maio de 2010 para inscrições via Sedex e 28 de maio de 2010 para inscrições presenciais.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Internet: em dez anos, 60% da classe C terá banda larga, diz estudo

Do Teletime news

Em dez anos, 53% da população de classe C no Brasil terá acesso à internet, dos quais 60% será em banda larga, de acordo com estudo do Programa de Estudos do Futuro da Fundação Instituto de Administração (Profuturo/FIA). A projeção é que, em 2020, a internet atingirá 99% dos internautas de classe A, todos com conexão em banda larga, 90% de classe B, dos quais 90% terão banda larga, e 25% de classes D e E, com um quarto dos acessos em banda larga.
O estudo aponta ainda que, durante os dez anos estudados, 33% dos acessos à web serão feitos por meio de modem ou rede sem fio e 31% por meio da tecnologia WiMAX. As conexões em 4G e pela rede elétrica responderão por 17% e 11% dos acessos à internet em 2020, respectivamente.
O coordenador do Profuturo, o professor James Wright, diz que os principais responsáveis pelo crescimento do número de internautas no Brasil serão a redução do custo de acesso à internet em alta velocidade promovida pelo Plano Nacional de Banda Larga e o incentivo à compra de computadores pessoais e outros aparelhos com conexão à web.
Wright acredita também que a expansão da internet no país deve aumentar o PIB nacional, já que ampliará as oportunidades de negócios para as empresas, de trabalho para a população e promoverá o acesso à informação com cada vez menos restrições geográficas.

TV Brasil homenageia Brasilia com documentário

Do blog da EBC / TV Brasil

A TV Brasil estreia hoje, 19/4, uma série de cinco documentários sobre a história da transferência da capital para o Planalto Central, desde a assinatura do Tratado de Tordesilhas até os dias de hoje. A série se chama "Brasília, um sonho de três séculos" de Pedro Jorge de Castro, e vai até o dia 23. O programa vai ao ar de segunda a sexta às 22h.

MPB ganha novo programa na TV Brasil

Do blog da EBC / TV Brasil

Apresentar a música popular brasileira às novas gerações. Esta é a proposta de Musicograma , nova série musical da TV Brasil que resgata a história dessa arte, a partir da digitalização do acervo da emissora. O programa semanal, que estreia no dia 3 de maio, à 0h30, traz em cada episódio dois grandes nomes da MPB. São imagens únicas como o duo de Rafael Rabelo e Elizeth Cardoso em um show no Teatro João Caetano, no início dos anos 80. Outra preciosidade é o dueto de Lúcio Alves e Dick Farney cantando a música Tereza da Praia, de Tom Jobim e Billy Blanco , no episódio 'Precursores da Bossa Nova'.
A origem mineira de Clara Nunes e João Bosco; a autenticidade da música regional de Gonzagão que influenciou seu filho, Gonzaguinha; o amor pela escola de samba Mangueira, cantado por Cartola e por Beth Carvalho. Essas relações, que vão além da música, entre dois artistas são a base da linha narrativa do programa. Cada edição de 30 minutos possui um tema voltado para o viés regional, herança musical, escolas de samba, duos, instrumentos, entre outros. Além dos musicais, os episódios também exibem depoimentos e curiosidades revestidos com uma roupagem contemporânea.
Na estreia, o episódio ' As Minas Gerais de Clara Nunes e João Bosco' mostra cenas de um especial de fim de ano com Clara Nunes, em 1979, gravadas no Parque da Cidade, no Rio de Janeiro. No especial, a música Guerreira , de Clara Nunes, é filmada em um plano sequência que dura mais de 2 minutos sem cortes numa linguagem cinematográfica. A cena foi produzida pelo jornalista, compositor e radialista Fernando Lobo, e a fotografia é de José Guerra, o Guerrinha. No mesmo programa, imagens de João Bosco em uma roda de samba cantando Linha de Passe . E a primeira interpretação do músico de O Bêbado e o Equilibrista.
Segundo o diretor do programa, Luís Carlos Pires, cada musical guarda uma história por trás. São mais de 200.000 horas de material, que vem sendo recuperado desde 2006. As imagens passaram por um processo de digitalização realizado por uma equipe especializada da emissora. O áudio também recebeu uma atenção especial. Musicograma revela um precioso acervo audiovisual, momentos históricos da MPB de um tempo que já se passou, mas que nunca poderá ser esquecido!

domingo, 18 de abril de 2010

Projeto de lei cria o Prêmio Brasil de Comunicação Pública

A comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal aprovou na quinta, 15/4, por unanimidade pela Constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa o projeto de lei 4040/2008, do radialista e suplente de deputado, Ricardo Quirino (PR-DF), que “institui o prêmio Brasil de Comunicação Pública”. O projeto segue agora para o Senado Federal.

Trecho do Projeto.

Art. 1º Fica instituído o Prêmio Brasil de Comunicação Pública.
Parágrafo único - O Prêmio Brasil de Comunicação Pública é destinado a
premiar anualmente, por categorias, os órgãos e profissionais de comunicação
dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União e dos Estados, e dos
Poderes Executivos e Legislativos dos Municípios.

Caberá ao Ministério da Cultura gerenciá-lo, devendo divulgar anualmente até o dia 1º de março de cada ano, o regulamento e as categorias do prêmio. A premiação deverá ocorrer sempre na primeira semana de junho de cada ano.

Justificativa

Nos últimos anos, o Brasil tem despertado para um novo tipo de comunicação. Trata-se do sistema de comunicação, informação e mídia efetuado por rádios, televisões e sites de órgãos públicos. Hoje os brasileiros podem tomar conhecimento sobre os feitos do Executivo, do Legislativo e do Judiciário diretamente através do rádio, da TV e da internet, que oferecem ao cidadão a condição de conhecer e avaliar o trabalho dos diversos atores que compõem esses Poderes.
A TV Brasil, a TV Câmara, a TV Senado e a TV Justiça são grandes exemplos desses canais de comunicação. Também os poderes de muitos estados e municípios possuem emissoras próprias ou programas apresentados em outras emissoras públicas ou privadas que divulgam seus trabalhos, como as Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais.
Com características peculiares, esses órgãos de comunicação não se predispõem a concorrer com as televisões privadas. No entanto, contam com profissionais de alto nível, possui técnicas e aparelhagem de ponta e realizam programas de destaque, inclusive com reportagens externas.
Dessa forma, visando premiar esse segmento especial da comunicação brasileira é que propomos, através desse Projeto de Lei, instituir o Prêmio Brasil de Comunicação Pública, destinado a premiar anualmente, por categorias, os órgãos e profissionais de comunicação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União.

UFU seleciona professores de Jornalismo

Estão abertas até 30 de abril as inscrições para os concursos de seleção de professores para as áreas de radiojornalismo (titulação mínima doutor), telejornalismo (titulação mínima doutor) e Planejamento Gráfico (titulação mínima mestre) na Universidae Federal de Uberlândia.
O edital está disponível aqui.

.

Concursos: 20 órgãos oferecem 178 vagas em Jornalismo

Do Comunique-se

Órgãos públicos de todo o Brasil abriram 20 concursos públicos que oferecem ao todo 178 vagas para jornalistas e estudantes da área. Os salários variam entre R$ 420,00 (estagiários) e 6.722,85 (profissionais). Só para estagiários, são 150 vagas, e outras 28 para profissionais, além de 17 cadastros de reserva.

Dos 20 concursos, apenas dois aceitam a inscrição de candidatos que não possuem graduação em jornalismo. A Prefeitura de Cabedelo – PB, que oferece o salário mínimo, R$ 510,00 , para a atuação como assessor de imprensa, e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), que abre uma vaga e cinco cadastros reservas com a remuneração de R$ 4.243,82. O órgão federal aceita a inscrição de diplomados e não diplomados.

Veja a lista de vagas:

Nordeste
MA - SESC - Serviço Social do Comércio - inscrição até 18/04/2010, taxa: R$ 37,00. Informações: aqui – 1 vaga – 10 cadastros reserva - Remuneração: R$ 1.712,00

PE - Suape Complexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros - inscrição até 18/04/2010, taxa: R$ 60,00. Informações: aqui – 1 vaga

PB - Prefeitura de Cabedelo - inscrição até 16/04/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 16 de maio de 2010. Informações: aqui – – 2 vagas - Remuneração R$ 510

Norte
AM - Prefeitura Manaus - inscrição até 23/04/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 23 de maio de 2010. Informações: aqui – 3 vagas, e cadastro reserva – Remuneração R$ 2.075,00

AP - IFAP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 21/04/2010,taxa: R$ 90,00. Provas dia 09 de maio de 2010. Informações: aqui - 1 vaga - Remuneração R$ 2.307,85 – Macapá

PA - SEBRAE - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - inscrição até 23/04/2010, taxa: R$ 55,00. Informações: aqui – 2 vagas – Remuneração - R$ 2.232,51

RO - IFRO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 22/04/2010, taxa: R$ 60,00. Informações: aqui – 1 vaga – Remuneração R$ 2.611,85


Centro-Oeste
GO - SES - Secretaria de Estado de Saúde - inscrição até 29/04/2010, taxa: R$ 30,00. Informações: aqui - 1 vaga – Remuneração - R$ 2.500,00

MS - IFMS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 02/05/2010, taxa: R$ 32,00. Provas dia 23 de maio de 2010. Informações: aqui – 3 vagas – Remuneração R$ 2.307,85

Sul
RS - UFPEL - Universidade Federal de Pelotas - inscrição até 23/04/2010, taxa: R$ 160,00. Provas dia 21 de maio de 2010. Informações: aqui – 1 vaga – Remuneração R$ 6.722,85

SC - FCC - Fundação Catarinense de Cultura - inscrição até 23/04/2010, taxa: R$ 60,00. Informações: aqui – 1 vaga – Remuneração R$ 1634.12

Sudeste
SP - FUNDAP - Fundação do Desenvolvimento Administrativo - inscrição até 16/04/2010, taxa: R$ 15,00. Provas dia 23 de maio de 2010. Informações: aqui – 150 vagas de estágio de jornalismo para atuar na administração publica estadual - Remuneração - varia entre R$ 420,00 e R$ 630,00

SP - IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 20/04/2010, taxa: R$ 50,00. Provas dia 16 de maio de 2010. Informações: aqui – 1 vaga - Remuneração R$ 2.307,85

RJ - CDRJ - Companhia Docas do Rio de Janeiro - inscrição até 26/04/2010, taxa: R$ 280,00. Provas dia 09/05/2010. Informações: aqui – 1 vaga -Remuneração: R$ 3.885,50

RJ - IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - inscrição até 26/04/2010, taxa: R$ 60,00. Provas dia 06 de junho de 2010. Informações: aqui – 2 vagas – Remuneração R$ 2.307,85

ES - PRODEST - Inst de Tec. da Informação e Comunicação do Estado - inscrição até 23/04/2010, taxa: R$ 80,00. Informações: aqui – analista organizacional – com. Social/jornalismo – 1 vaga – Remuneração R$ 3.458,95

Federais
CFF - Conselho Federal de Farmácia - inscrição até 31/05/2010, taxa: R$ 30,00. Provas dia 13/06/10. Informações: aqui – 1 vaga e 5 cadastros reservas - Remuneração R$ 4.243,82

Defensoria Pública da União - inscrição até 25/04/2010, taxa: R$ 65,00. Provas dia 30 de maio de 2010. Informações: aqui - 2 vagas - Remuneração R$ 3.532,95

Marinha do Brasil - inscrição até 26/04/2010, taxa: R$ 62,00. Informações: aqui – 2 vagas – Remuneração não informada

SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados - inscrição até 19/04/2010, taxa: R$ 72,00. Provas dia 23 de maio de 2010. Informações: aqui - 1 - vaga e cadastro reserva – Remuneração R$ 4.374,89

TV é penalizada por afastar "gordinho" do vídeo

Do Comunique-se

A TV Centro América, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso, foi condenada a indenizar o apresentador Ranniery Queiroz em R$ 25 mil por assédio moral. Ele foi afastado do programa que apresentava sob alegação de estar “acima do peso”.
Para o juiz Aguimar Peixoto, relator do processo, não existe na legislação exigência de peso máximo para o exercício da profissão e o afastamento do apresentador por tal motivo se trata de “assédio moral, incompatível com a dignidade da pessoa e com a valorização e a função social do trabalho humano”.
A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho, que reformou sentença da 4ª Vara do Trabalho de Cuiabá, que havia negado o pedido do apresentador e o condenado a pagar os honorários advocatícios.

Blog: Comunicação & Crise

Enviado por João José Forni

O mundo realmente não se ajeita. Após a crise da maior montadora, a Toyota, até agora ainda não resolvida, e das tragédias envolvendo a natureza, junto com certa incompetência administrativa, como no Haiti, Chile, Rio de Janeiro e China, nas últimas semanas a mídia cobre duas grandes crises:
a da Igreja Católica, que se prolonga a cada declaração dos porta-vozes e novas revelações.
E, agora, a do maior apagão aéreo da história da aviação, com a erupção de vulcão na Islândia. No meio desse caos, Google e jornais se dividem sobre conteúdo on line. Para quem quiser acompanhar essas últimas crises, inclusive com links para outras matérias, aí vão os acessos do site:
Comunicação & Crise
e os dos artigos
Vulcão provoca o maior apagão aéreo da história

Denúncias testam habilidade da Igreja nas crises

Google e jornais se dividem quanto a conteúdo on line

Rádio laboratório do Ceará aborda poluição sonora

Enviada por Ismar Capistrano C. Filho

Quem se interessa pelo tema Poluição Sonora pode escutar ou baixar (clique na seta verde) o segundo programa Radiozine na Rádio 7. A produção é dos alunos da disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo Eletrônico do curso de Jornalismo da Faculdade 7 de Setembro do Ceará.
O programa mostra como a Poluição Sonora tira literalmente o sono de muita gente nas grandes e pequenas cidades. O programa traz entrevistas, reportagens e enquetes com quem gosta e quem odeia paredões de som além da "novelhina" Dramazine. Escute, critique, sugira!
O programa pode ser transmitido por rádios com compromisso social sem custo para ambas as partes.
O próximo programa deste projeto, já em produção, é sobre Cultura de Paz. Quem tiver alguma sugestão sobre o assunto, envie para o email: ismarcapistrano@yahoo.com.br.

sábado, 17 de abril de 2010

Comunicação Pública será tema de Congresso na região sul do país

O Congrecom – Congresso Sul – Brasileiro de Comunicação no Serviço Público é um evento inédito na região sul do país. Será realizado entre 12 e 14 de maio, em Joinville (SC), no hotel Bourbon.
O Congrecom vai abordar a comunicação na esfera governamental, de maneira detalhada e específica, tratando do jornalismo, do marketing, da publicidade e relações públicas. O congresso pretende apresentar um panorama de como a comunicação acontece em empresas e órgãos públicos, além de mostrar de que forma as ferramentas de Comunicação e Marketing
podem contribuir para a eficácia da comunicação com os cidadãos.
O Congrecom é realizado pela Criacom Comunicação Full Service e pela GBR Feiras e Eventos, com o apoio do Instituto Superior de Comunicação (ISCOM) e da Prefeitura de Joinville. O congresso espera receber mais de 400 participantes, entre profissionais, especialistas, técnicos,
gestores públicos e estudantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Conteúdo da programação:

Obter credibilidade com um público abrangente e diversificado, primando sempre pela transparência e objetividade.

A programação do Congrecom foi estruturada para atender essas necessidades e traz o conhecimento e a experiência de palestrantes de renome nacional. São profissionais com vasta experiência nas áreas de assessoria de imprensa e marketing de empresas e órgão públicos. As
palestras irão abordar temas como planejamento e gestão de comunicação, gerenciamento de crise, eventos, estratégias, media training. Além de abordar a comunicação pública digital, divulgação e marketing internacional e também as alterações na publicidade com a nova Legislação Eleitoral.
Para conferir a programação completa e obter mais informações, e ou, fazer a inscrição acesse: www.congrecom.com.br, ou pelo e-mail atendimento@congressopublicom.com.br e pelo telefone (47) 3028 5850.

Diploma: estados e municípios buscam garatir exigência em nível regional

De O Jornalista

O volume de cidades e Estados que estão definindo em leis regionais a exigência de diploma para o exercício da atividade jornalística no setor público é crescente. Natal é a segunda capital brasileira a instituir a obrigatoriedade do diploma de Jornalismo, para o exercício de cargos privativos de jornalistas no serviço público municipal. A prefeita de Natal, Micarla de Souza (PV), sancionou na última terça-feira (13/4) o projeto de lei do vereador Edivan Martins (PV), com a exigência. Pioneira, Maceió promulgou lei no mesmo sentido no Dia do Jornalista, 7 de abril.
Veja a seguir um levantamento das iniciativas já tomadas:

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa já aprovou projeto de lei do deputado estadual Pedro Teruel (PT) que prevê a exigência da formação superior específica para a contratação de jornalistas e assessores de imprensa nos Poderes Executivo e Legislativo estaduais.

Campo Grande

Também com objetivo de estabelecer a obrigatoriedade de Diploma de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo no âmbito do município de Campo Grande (MS), o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Siufi (PMDB), deu entrada no Projeto de Lei nº 6.821/2010.

Piracicaba

Em Piracicaba (SP), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT) protocolou projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de diploma de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, para o exercício da profissão de Jornalista ou Assessor de Imprensa em todo o setor público municipal.

Alagoas

A lei municipal de Maceió foi promulgada pela Câmara Municipal, pois a prefeitura preferiiu não se posicionar durante o período de 15 dias em que cabe ao mandatário municipal vetar ou sancionar novas leis.
Em termos estaduais, o deputado Judson Cabral (PT) anunciou no plenário da Assembléia Legislativa de Alagoas que vai apresentar um projeto de lei exigindo o diploma de jornalista nas contratações do Executivo e Legislativo.

Rio Grande do Sul

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade projeto de lei instituindo a obrigatoriedade do diploma no setor público. Na contramão dos representantes do povo gaúcho, a governadora Yeda Crusius (PSDB) vetou a proposta. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul repudiou a atitude e afirmou em Nota Oficial: "Ao usar os argumentos da suprema corte, a senhora governadora comete os mesmos erros e autoriza qualquer pessoa a ingressar em um cargo público sem as devidas qualificações, e até mesmo analfabeto". Os deputados gaúchos irão avaliar o veto e devem derrubá-lo.